Desenhados para melhorar a segurança dos ciclistas quando circulam na via pública, os pedais Arclight, do tipo plataforma, alojam dois módulos LED que mudam de cor. Cada módulo pode adotar a luz branca ou vermelha, dependendo do lado para o qual estão virados.
Desmontá-los é muito fácil - aliás, é necessário para carregar a bateria no adaptador para quatro módulos incluído, que permite carregá-los todos de uma só vez -, e são fixados através de um sistema magnético que os mantém no sítio, por mais vibrações e impactos que surjam no teu caminho. E se decidires ir fazer um BTT mais radical e deixar estes módulos em casa podes fazê-lo à vontade.

Os pedais são de alumínio, incluem rolamentos selados e pequenos pinos que proporcionam aderência no calçado. A aderência é perfeita e não chegámos a ter problemas durante todo o teste, inclusive com chuva. Em todo o caso, gostaríamos que estes pequenos pinos que são construídos de alumínio, fossem de aço, pudessem ser aparafusados e pudessem ser alterados como alguns pedais de plataforma, já que com o tempo a tendência é desgastarem-se.
ESCOLHE O MODO E O MÓDULO ESCOLHERÁ A COR POR TI
Um botão na extremidade do módulo permite ligar e apagar (bastando carregar durante algum tempo) ou mudar de modo (carregando ligeiramente), entre o flash intenso, o flash moderado (ou Eco, para poupar a bateria) e um modo fixo. A visibilidade dos pedais é muito alta, sobretudo em andamento e chama bastante a atenção dos veículos.
Na parte frontal do pedal é emitida uma luz branca e atrás uma vermelha. E a verdade é que o sistema funciona muito bem.

A autonomia das luzes é de 36 horas no modo Eco, 11 horas no intermitente intenso e 3 horas no modo contínuo. As baterias podem ser carregadas a 100% em duas horas, aproximadamente.
Quando o acelerómetro não se move durante meio minuto as luzes entram no modo standby e apagam-se. Mas isto só acontece se não nos mexermos, por exemplo quando paramos num semáforo. No entanto, se nos movermos minimamente, o acelerómetro deteta e mantem as luzes ligadas, por isso não precisamos de ficar preocupados quando elas se apagam durante uma paragem minimamente prolongada.

PODES USAR SEM SER NOS PEDAIS
Além disso, também podes levar um módulo de luz Redshift montado no espigão de selim ou no guiador da tua bicicleta, como se fosse uma luz independente. A colocação é fácil, com um suporte de borracha e, tal como no caso dos pedais, também emite duas cores (branco e vermelho), dependendo da orientação para onde estiverem virados: na posição vertical fica vermelho e na horizontal, se estiver no guiador, fica branco. Montar e desmontar demora um segundo.

OK:
- Enorme visibilidade.
- Elevada autonomia.
- Desenho integrado e discreto.
- Leveza dos módulos.
KO:
- Peso do pedal um pouco elevado (700 gramas)
- Pinos dos pedais não podem ser substituídos.
Preço aproximado: 160 € (pedais com quatro módulos e carregador) / 45 € (módulo adicional + suporte de espigão/guiador)
Poderás saber mais informações em https://redshiftsports.com/products/arclight-pedals.