comitium

TESTE: pedais Shimano M8120

Quem procura uns pedais de plataforma com encaixe SPD encontra nestes Deore XT uma opção muito válida.

Pedais Shimano M8120
Pedais Shimano M8120

Os anos passam, mas a marca que mais tem cimentado a sua posição em termos de pedais, quer pela sua fiabilidade, quer pela longevidade dos seus produtos, é a Shimano.

Desta vez testámos o modelo Deore XT, uma versão de plataforma com encaixe SPD dos dois lados que é extremamente polivalente. Ou seja, do nosso ponto de vista, são ideais tanto para quem se está a iniciar na utilização de pedais de encaixe e que neste modelo procura uma plataforma maior que facilite a colocação do pé e o respetivo encaixe, como para aqueles que praticam Trail, Enduro ou All Mountain e precisam mesmo deste tipo de pedais. 

pedais 3
 

Também aconselhamos aos que são mais receosos nas descidas e costumam desencaixar o pé do encaixe, levando o pé apenas apoiado no pedal. Como essa manobra é perigosa em pedais SPD tradicionais, ou seja, com a plataforma pequena, com estes esse perigo é minimizado pois a plataforma é maior.

Gostámos particularmente da generosa abertura da plaforma, para escoamento de lama ou detritos, da robustez geral e da facilidade de regulação da tensão da mola

O sistema é selado, para manter o interior livre de oxidações e o eixo é em cromoly para uma durabilidade acrescida. O peso está dentro daquilo que se espera neste tipo de pedais (440 gramas o par) e, como é tradição na marca, os cleats (neste caso os SH51) são oferecidos

O encaixe dos pedais no cranque deve ser feito com uma chave sextavada de 8 mm e a rosca é em material de boa qualidade. Há pedais à venda na internet de outras marcas com eixos de baixa qualidade, sendo normal as roscas (com material mais poroso) se desgastarem com facilidade. Neste caso, isso não acontece. 

pedais shimano 2
 

Outro ponto positivo nestes pedais é a plataforma de altura reduzida. Não só porque torna mais homogénio e intuitivo a colocação do pé e o respetivo encaixe, como também - e este é um ponto importante - não altera a altura livre (topo do selim/pedal). Alguns pedais com uma plataforma mais elevada requerem um pequeno ajuste da altura do selim, o que é incomodativo. Nestes, tal não acontece.

No cômputo geral, gostámos do seu comportamento. O sistema SPD é do nosso ponto de vista imbatível e com esta plataforma, abre-se um leque de oportunidades e tipos de utilizador, desde o iniciante até ao mais acérrimo fã do Enduro. 

O melhor: Fiabilidade, polivalência, ajuste personalizado.

A melhorar: O preço, apesar de justo, é um pouco elevado para a carteira dos portugueses.

FICHA TÉCNICA:

Preço: 94,90€

Peso: 440g

Inclui: cleats

Importador: Sociedade Comercial do Vouga (www.scvouga.pt)

Site: https://bike.shimano.com/pt-PT/product/component/deore-xt-m8100/PD-M8120.html

 

 

 

 

Arquivado em:

Shimano Deore 12v e SRAM XX1 Eagle ganham a categoria Inovação do Ano 2021 em Portugal

Relacionado

Shimano Deore 12v e SRAM XX1 Eagle ganham a categoria Inovação do Ano 2021 em Portugal

TESTE: selim Specialized S-Works Power Mirror

Relacionado

TESTE: selim Specialized S-Works Power Mirror

TESTE: Kit anti furos Tubeless Zefal Z Bar Plugs

Relacionado

TESTE: Kit anti furos Tubeless Zefal Z Bar Plugs

Como examinar uma bicicleta em segunda mão

Relacionado

Estás a pensar comprar uma bicicleta em segunda mão? Primeiro lê este artigo

Os melhores videos