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Novas suspensões Öhlins para XC chegaram ao mercado

A Öhlins fez uma parceria com a equipa BMC de modo a desenvolver uma nova coleção de suspensões e amortecedores específicos para Cross Country.

José Luis Arce

Novas suspensões Öhlins para XC chegaram ao mercado
Novas suspensões Öhlins para XC chegaram ao mercado

A Öhlins é uma marca de suspensões bastante conhecida no segmento automóvel e nos últimos anos ganhou projeção no segmento do BTT, nomeadamente no downhill, enduro e trail. 

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Nesta temporada, aproveitando a visibilidade mediática e as dificuldades técnicas impostas pelo Cross Country moderno, a Öhlins fez uma parceria com a equipa BMC comandada pelos franceses Jordan Sarrou (ex-campeão do mundo) e Titouan Carod (vencedor de provas da Taça do Mundo em 2022), com os quais a marca espera estar representada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

A nova gama de XC da Öhlins é composta por dois amortecedores (TXC1 Air e TXC2 Air) e duas suspensões (RXC34 m.1), que estarão disponíveis a partir do Outono. Estas suspensões e amortecedores foram desenvolvidos de acordo com as tendências modernas, ou seja, bicicletas com geometrias mais compridas e lançadas, 120 mm de curso e utilização de pneus 2.4". Ao mesmo tempo, cumprem as exigências dos atletas profissionais, nomeadamente têm uma maior capacidade de absorção, mas garantem uma pedalada eficaz. 
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Esta nova gama foi desenvolvida para trabalhar em conjunto (suspensão mais amortecedor) e com a mesma cinemática e possui um novo circuito hidráulico com três configurações pré-estabelecidas: aberto (máxima absorção), pedalada (com uma certa resistência à compressão) e bloqueado (retenção quase total do movimento das suspensões). 

Estas três posições estão ajustadas de igual modo tanto na suspensão como no amortecedor de modo a haver um equilíbrio entre a parte dianteira e a traseira, quer seja em descida, em subida ou a sprintar, em terreno firme ou mais abrupto. 

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No modo aberto (linha azul), tem um comportamento muito progressivo, com uma excecional sensibilidade inicial. 

Na posição de pedalada (laranja), as suspensões ficam menos progressivas e para começar a funcionar é preciso uma força inicial, favorecendo, deste modo, uma pedalada eficaz e oscilando menos no início do seu curso. 

No modo bloqueado (bordeaux), existe um ligeiro movimento para favorecer a tração, mas a forma de ativação é enorme, premanecendo praticamente rígidas. 

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A Öhlins baseou o comportamento dos seus amortecedores e suspensões para XC em várias novas tecnologias: câmara de ar negativa volumosa (proporciona sensibilidade inicial), recuperação R35 (oferece mais controlo em compressões lentas), e o conjunto de anilhas de compressão do amortecedor (proporciona firmeza de modo a favorecer a pedalada e favorece uma melhor transição ao impulsionar a bicicleta). 

SUSPENSÕES RXC34 M.1 AIR

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O seu chassis com barras de 34 mm de diâmetro pode oferecer um curso entre 100 e 120 mm. Aceita pneus de até 2.6", tem um avanço de 44 mm e inclui um eixo passante flutuante próprio da Öhlins que facilita o alinhamento. 

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Também incorpora o novo sistema hidráulico OTX14 (pistão de 14 mm) específico para Cross Country com três posições (aberto, pedalada e bloqueado), e uma renovada dupla câmara de ar, que permite incluir até cinco espaçadores na positiva (para aumentar a progressividade final), e sete na negativa (para graduar a sensibilidade inicial). Com ou sem o comando remoto, oferece doze posições para regular a compressão e doze para o controlo da recuperação. 

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Existem versões com coroa em carbono (1.476g na versão de 100 mm e 1.496g em 110-120 mm), ou alumínio (1.598g em 110-120 mm) e vai ainda surgir uma opção de 100 mm com coroa de alumínio. A suspensão RXC34 m.1 Carbon Air estará à venda por cerca de 1.700€ e a RXC34 m.1 Air por 1.500€. 

AMORTECEDORES TXC1 AIR E TXC2 AIR

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Incorporam a tecnologia Öhlins Twin Tube para XC. Em consonância com a suspensão, conta com um sistema hidráulico adaptado ao Cross Country com três modos (aberto, pedalada e bloqueado), através de comando remoto ou botões no próprio amortecedor. Oferece doze opções de recuperação, dezasseis de compressão a baixa velocidade e a possibilidade de introduzir espaçadores para modificar o seu comportamento. 

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O TXC1 Air é mais leve (pesa cerca de 245g), estreito e progressivo e está disponível em 165/190 x 37,5/40 mm ou 185/210 x 47,5/50 mm. Por sua vez, o TXC2 Air é mais volumoso e versátil (está disponível com e sem comando remoto), pesa cerca de 255g e está disponível em 165/190 x 37,5/40/42,5/45 mm ou 185/210 x 47,5/50/52,5/55 mm. O preço de ambos ronda os 700€. 

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COMANDO REMOTO

O comando remoto permite a personalização dos botões de modo a acionar a suspensão, o amortecedor ou o espigão telescópico. Ou seja, podemos escolher que botão queremos usar para acionar a suspensão/amortecedor ou o espigão. E existe um adaptador específico para os espigões telescópicos DT Swiss. 

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Poderás obter mais informações em www.ohlins.com.

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