Após termos mostrado em exclusivo nacional as novidades da Mavic em termos de rodas com aro de carbono, e posteriormente as de alumínio, agora chegou a vez de darmos a conhecer a mais recente novidade: a gama de rodas e-Deemax especificamente desenhadas para bicicletas elétricas.
Temos obervado que nos últimos anos, à medida que cada vez mais bicicletas elétricas chegam ao mercado, as suas geometrias são mais agressivas, as suas suspensões são cada vez melhores e, portanto, é mais fácil fazer descidas técnicas cada vez mais rápido e em plena segurança. Nesse capítulo, as rodas desempenham um papel fundamental, pois são um dos componentes mais importantes, já que é necessário resistir ao peso superior desse tipo de bicicletas. E é precisamente neste ponto que os fabricantes estão a investir mais.
Marcas como a Mavic apostaram bastante neste segmento, produzindo não só rodas eficientes e resistentes, mas também menos propensas a furos e a danos no aro. O perfil das paredes da roda é mais largo e robusto, aumentando a superfície de contato entre o rebordo e o próprio aro. Um design apelidado de PFP (Pinch Flat Protection).
Mas não são só os furos que podem arruinar as nossas voltas de bicicleta. A fadiga do material pode provocar rachas no aro. Segundo a Mavic, nos testes de fadiga realizados às novas e-Deemax, estas resistiram a uma carga superior a 180 kg (bicicleta betetista), ou seja, 30 kg mais do que uma roda de Enduro/DH não específica para e-MTB.
Nos testes de impacto, a Mavic alega que estas novas rodas são mais absorventes (12%) do que o standard ASTM5, o que as converte numas das rodas mais resistentes do mercado. No total foram feitos mais de 35 testes de laboratório, para além da experiência adquirida ao longo dos anos em provas como a Enduro World Series.
A construção da roda inclui a tecnologia Fore que também está presente nas novas Crossmax SL e XL de alumínio. Sucintamente, isto significa que a parte superior do aro é uniforme, sem orifícios para os raios, o que permite reduzir o peso (30g em cada roda) e aumenta a durabilidade, segundo a Mavic. No caso da e-Deemax, o peso aumentou 17% comparativamente às rodas não específicas de e-MTB.
Também contam com o revestimento Black Shield, uma pintura negra de dupla camada que, em caso de raspão mantém a cor.
Quanto aos cubos, a Mavic adotou o cepo ID360, o qual tem um diâmetro maior, para maior resistência. Os rolamentos obviamente também são maiores e o resultado são umas rodas com uma grande rigidez lateral, algo crucial numas rodas que recebem uma tensão de corrente tão elevada.
As E-Deemax de 2021 têm 28 raios retos com uma montagem "contacteless", ou seja, os raios não se apoiam uns nos outros, para evitar ruídos. São oferecidos dois raios extra e respetivas cabeças.
Estarão à venda em duas versões, ambas com o mesmo preço: as E-Deemax S30 29 e as S35 27. Como é percetível pelo nome, têm 30 mm de largura interna na versão de 29 polegadas e 35 mm na versão de 27,5 polegadas. Podem ser compradas ao par ou individualmente, o que é uma excelente notícia.
Mavic E-Deemax S30 29
Largura interna de 30 mm, largura externa de 36 mm. Perfil do aro de 20 mm. Peso declarado pela marca: 2.070g. Preço: 650 euros.
Mavic E-Deemax S35 27
Largura interna de 35 mm e externa de 41 mm. Perfil do aro de 19 mm. Peso declarado pela marca de 2.030g. Preço: 650 euros.
Mais informações em www.mavic.com.