A Orbea deu um passo gigante em termos de evolução tecnológica, sobretudo no segmento de ligação entre o ciclista e a bicicleta. O sistema RS, que foi estreado em 2020 quando a Orbea personalizou o firmware do motor Shimano, evoluiu e agora é mais funcional, leve e fácil de usar.
Basicamente, o novo pack RS Control System combina um comando remoto para a eBike, com a gestão inteligente do espigão telescópico e informação das deslocações. Tudo num único comando eletrónico que é compacto e intuitivo, alimentado pela bateria da bicicleta. O sistema é composto por dois elementos chave, o comando RS HMI e o espigão telescópico OC MC10 RS.
A gestão energética de todos os componentes - comando, espigão inteligente, motor, display, manete de mudanças e desviador eletrónico - fica centralizada, portanto só é necessário carregar uma bateria
COMANDO RS HMI
Este comando eletrónico é ergonómico e controla o motor, o espigão telescópico e o display. O design permite várias opções de montagem e caracteriza-se pela incorporação de funções inteligentes para o motor e espigão.
Controlo do Motor: os botões têm uma resposta tátil otimizada. As funções inteligentes incluem a mudança de perfil, que permite uma comutação rápida entre os modos de assistência RS e RS+, e o Super Boost, que entrega a máxima assistência por um tempo pré-determinado.
Controlo do Espigão: oferece uma ativação eletrónica com a sensação de um comando mecânico tradicional. As funções inteligentes permitem ao ciclista ativar o Partial Drop (parar o espigão num ponto intermédio) ou usar o modo Ready-to-Drop (preparar a descida do espigão para uma ativação posterior).
Display: um painel de 6 LEDs mostra a informação essencial (nível da bateria, nível de assistência).
ESPIGÃO TELESCÓPICO OC MC10 RS
O espigão inteligente é controlado eletronicamente e destaca-se pela sua relação peso/curso (pesa 548g e tem 240 mm de curso). Possui um dos valores de stack mais baixo do mercado, o que maximiza a profundidade de inserção. O seu curso é ajustável em incrementos de 5 mm, sem ser necessário usar ferramentas especiais, oferecendo uma personalização precisa da geometria.
Funções inteligentes: graças a este comando eletrónico, é possível usar o espigão inteligente tal como se fosse um espigão convencional, mas um sistema de sensores próprios abre a porta para aquilo que a Orbea denomina funções inteligentes. Graças a elas, o ciclista pode fixar o espigão num ponto intermédio do curso, ou ativá-lo e baixá-lo mais adiante.
O espigão não possui um controlo básico, tipo On/Off. Em vez disso, o controlo inteligente possui sensores e permite funções mais avançadas.
APLICAÇÃO RS
Obviamente para personalizar e atualizar o firmware, a Orbea desenvolveu uma app denominada RS App. Além disso, a RS Toolbox (que pode ser usada com o Garmin IQ), mostra métricas detalhadas das nossas voltas (cadência, binário, estado da bateria) sem a necessidade de sensores adicionais. Esta integração facilita a experiência do utilizador, quer para aqueles que procuram um cockpit minimalista, quer para aqueles que exigem uma análise detalhada dos dados.
Alguns modelos da Rise - Rise SL M-LTD e M10, bem como Rise LT M-Team e M10 - já foram atualizados e incluem o novo RS Control System, que incorpora o RS HMI, o espigão inteligente MC10 RS e o desviador eletrónico Shimano.
Orbea Rise SL M10
Orbea Rise SL M-LTD
Orbea Rise LT M10
Orbea Rise LT M-Team
Poderás encontrar mais informações em www.orbea.com.