A suspensão Fox 34 é, para nós, uma das melhores suspensões fabricadas até hoje para o segmento de XC, Downcountry e Trail leve. No entanto, a Fox continua a inovar os seus produtos, ciente de que a evolução do BTT requer novas capacidades, por isso acabou de apresentar uma nova suspensão, a 34 SL, que visa responder com eficácia aos circuitos mais técnicos da Taça do Mundo de XCO e para as exigências do Downcountry, com os seus 130 mm de curso máximo e chassis de 34 mm. É ligeiramente mais pesada do que a anterior 34 Step Cast mas, em compensação, é mais rígida e suave.

Como já deves ter reparado, praticamente nenhum atleta usa 100 ou 110 mm de curso atualmente, excepto em percursos muito rolantes, o que já não é a norma na Taça do Mundo. Além disso, mesmo o segmento amador prefere cursos de 120 ou 130 mm, sobretudo devido à maior polivalência proporcionada (é preferível ter um ligeiro curso excedentário do que esgotá-lo, correndo o risco de danificar a suspensão num drop, salto ou aterragem mal efetuada). Além disso, os engenheiros da marca conhecem o chassis de 34 mm como poucos e sabem quais são as suas potencialidades, portanto eliminaram as pernas inferiores com formato Step Cast, sendo agora o chassis integralmente de 34 mm, o que permitiu adotar uma câmara de ar com mais volume, possibilitando os tais 130 mm de curso total.

ALTERAÇÕES NO ARCO E NA COROA
A nova 34 SL tem um novo arco mais estilizado que envolve as pernas e aumenta a rigidez torsional 17% se compararmos com a anterior Fox 34 SC. O seu design sui generis possibilita reduzir ligeiramente o peso sem comprometer estruturalmente. Além disso, a coroa em alumínio 7000 também contribui para essa rigidez torsional, com perfurações internas maiores, para reduzir ao máximo o peso geral. Outro pormenor importante, embora discreto, é a utilização de um acabamento anodizado preto, que é mais leve do que a tinta.

O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO
Já vimos que esteticamente a nova Fox 34 SL tem alterações importantes, mas é na parte interna e nos detalhes que encontramos mais novidades. Por exemplo, A 34 SL tem uma distância 20% maior entre os casquilhos, se compararmos com a 34 SC, proporcionando um comportamento mais suave. Na prática, sentiremos mais sensibilidade, especialmente a velocidades mais altas, quando as cargas de flexão na suspensão são mais intensas.

Além disso, uma maior distância entre casquilhos reduz o atrito entre as bainhas e o monocoque ao longo de todo o curso. Como não podia deixar de ser, esta Fox tem canais de lubrificação que ajudam a controlar o aumento da pressão, melhorando a sensibilidade a pequenos impactos, além de recircularem o óleo do monocoque para lubrificar os casquilhos e os retentores. Ao deslocar os canais de lubrificação da parte traseira da suspensão para o lado interno, estes deixam de estar alinhados com as cargas longitudinais, reduzindo ainda mais o atrito.

Outro pormenor importante é a adoção do cartucho GRIP SL que, para além de mais leve, é mais eficiente em todas as condições de competição.
Esta suspensão pesa 1.475g (na versão de 29 polegadas com 130 mm de curso e cartucho Grip SL) e é 40g mais leve do que as concorrentes mais diretas.

Traz de origem o eixo Kabolt Sl que é 12g mais leve do que a versão standard e permite, ao contrário das versões Step Cast que vão ser descontinuadas, a utilização de pneus 2.5 e discos de travão de 203 mm. Quanto ao preço, a Fox 34 SL F-S 29" Grip SL custa 1.575€ (o manipulo não está incluído).
Tamanho de roda | 29" |
Curso | 110, 120 e 130 mm |
Offset | 44 mm |
Eixo | Kabolt e Kabolt SL |
Versões | Performance Series, Factory Series e Performance Series Elite |
Tamanho de disco | 180-203 mm |
Air spring | Float Evol |
Tubo de direção | 1.5 Taper |
Peso | a partir de 1.475g |
MANÍPULO TWIN STICK
Para além da nova suspensão, a Fox apresentou o novo manípulo Twin Stick que combina a gestão do espigão telescópico com o bloqueio da suspensão. Este manípulo tem um design discreto e é baseado no conhecido manípulo Transfer, sendo o seu sistema de acionamento mecânico muito suave e fiável. É compatível com sistemas de bloqueio de suspensão de 2 posições (Aberto, Firme) ou 3 posições (Aberto, Médio, Firme), e pode ser configurado para atuar apenas na forqueta, somente no amortecedor ou em ambos simultaneamente. Pesa 76g com a braçadeira e custa 202€.

Lembramos que a Fox é distribuída na Península Ibérica pela empresa Bicimax. Poderás encontrar mais detalhes em www.bicimax.com.