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Exclusivo: novas rodas Mavic Cosmic Ultimate 45 Disc

Testámos as novas rodas Cosmic Ultimate da Mavic, um modelo lendário da marca francesa e um dos mais evoluídos tecnologicamente.

MIGUEL ÁNGEL SÁEZ. FOTOS: MAVIC E GUILLE BRUNET

novas rodas Mavic Cosmic Ultimate 45 Disc
novas rodas Mavic Cosmic Ultimate 45 Disc

A revista Ciclismo a fundo teve a oportunidade de testar em exclusivo a nova versão das rodas Mavic Cosmic Ultimate. Um modelo lendário na marca francesa e um dos mais evoluídos tecnologicamente. 

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Mavic Cosmic Ultimate 45 Disc

Com estas novas Cosmic Ultimate, a Mavic volta a entrar no segmento das rodas topo de gama, um lugar que perdeu durante alguns anos. 

general mavic
 

Tivemos a oportunidade de visitar a nova sede da marca em Annecy (França), onde presenciámos ao vivo como são fabricadas estas rodas e durante várias semanas estivemos a testá-las em exclusivo. São de facto umas rodas excecionais e explicamos porquê já a seguir.

COSMIC ULTIMATE 2023

A denominação Ultimate das rodas Cosmic da Mavic não é nova. A marca francesa sempre a utilizou (há mais de 15 anos) para nomear alguns dos seus modelos mais sofisticados de rodas de estrada. 

A primeira geração destas rodas surgiu no final da primeira década de 2000, quando a Mavic surpreendeu o mercado ao apresentar um espetacular par de rodas fabricadas numa só peça: as Ultimate Carbone. 

cosmic carbone ultimate

Cosmic Carbone Ultimate, ano 2008

As Mavic Cosmic Carbone Ultimate eram superleves e tinham propriedades aerodinâmicas. Como não podia deixar de ser, foram amplamente utilizadas no pelotão profissional em equipas como a Silence Lotto e foi com estas rodas que Cadel Evans ganhou a camisola arco-íris em 2009. 

As novas Cosmic Ultimate Disc 45 que agora apresentamos, estão adaptadas às exigências atuais. A sua construção também consiste num monobloco de carbono, tal como a primeira versão lançada há 15 anos, mas o processo de construção foi otimizado. 

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Só estão disponíveis para travões de disco e são compatíveis com o sistema tubeless. O par de rodas pesa 1.255g, o que as coloca automaticamente no restrito lote de rodas superleves, embora com argumentos aerodinâmicos favoráveis a seu favor. 

UMA AUTÊNTICA OBRA DE ARTE

Estas rodas são fabricadas à mão na fábrica da marca em Annecy por 10 operários altamente qualificados na manipulação de carbono. Cada roda tem um processo restrito de produção que demora 8 horas, na qual são usadas 71 peças de carbono. 

O que salta à vista, obviamente, é a sua estrutura monobloco de fibra de carbono. 

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O primeiro passo na produção de um raio é enrolar fibras de carbono num fio de nylon

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Após algum tempo no forno, os raios ficam prontos para serem montados no aro.

radio completo

Aspeto de um dos revolucionários raios das Cosmic Ultimate, achatado no centro e muito rígido.

Cada raio (fabricado em carbono de alta qualidade) atravessa a roda de um lado ao outro, passando pelo cubo como único ponto de reforço. Parecem ser 20 raios por roda, mas na verdade são só 10, pois trata-se de uma única peça de carbono que atravessa a roda de uma extremidade à outra. Este sistema é denominado R2R (Rim to Rim). 

A fixação dos raios é feita através de uma peça metálica de alumínio CNC no interior do aro. Aliás, o aro em carbono é oco, para poupar peso. Este método assegura, segundo os testes de tensão da Mavic, que tem uma resistência muito elevada. 

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Quanto aos aros, são fabricados em carbono de alto módulo e são compatíveis com tubeless. Têm uma largura interna de 19 mm, um valor standard nas rodas atuais. Têm 45 mm de perfil. 

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Os cubos são fabricados internamente em alumíno 2014 T6, incluindo o eixo e o mecanismo, enquanto as zonas exteriores são fabricadas em carbono. A fixação para os discos é Center Lock. 

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TESTE

As Cosmic Ultimate são colocadas à venda com umas bolsas especiais semi-rígidas e diferentes das que a marca fornecia anteriormente. Além disso, dentro de cada caixa é colocado um cartão onde aparece o nome de cada um dos montadores responsáveis por estas rodas, o que por si só, é um sinal de exclusividade. 

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Durante o nosso teste, utilizámos estas rodas com uns pneus Vittoria Corda de 28c, uma medida perfeita para estas rodas e para os 19 mm de largura interna do aro. A marca recomenda a utilização de pneus 25c, mas estes de 28c demonstraram ser uma excelente opção. Em termos de pressão, a marca recomenda no máximo 6 bars. 

A primeira coisa que notamos em andamento é a sua elevada rigidez e reatividade. A estrutura monobloco em carbono, a tensão dos raios e o carbono unidirecional fazem com que sejam umas rodas mais reativas e sólidas do que outras rodas com pesos similares que já testámos. 

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Apesar de serem umas rodas excecionais, os cubos comportam-se de uma maneira mais tradicional, quer em termos de suavidade de rotação como de capacidades gerais. Onde mais notamos diferenças é na rigidez e na capacidade de aceleração. 

É o tipo de rodas que transmite uma sensação de avanço brutal por cada watt que aplicamos nos pedais. O seu peso e a rigidez também ajudam a tornar essa alteração de ritmo mais fácil, ganhando velocidade em acelerações com relativa facilidade. 

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Esta capacidade de acelerar e responder às mudanças de ritmo faz com que nas subidas estejam no seu habitat natural. É nesse terreno que se destacam e são das melhores que já testámos, embora não tenham um mau desempenho em plano, fruto dos seus 45 mm de perfil e do design aerodinâmico. 

São umas trepadoras puras, mas com um certo grau de versatilidade. 

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Nos dias mais ventosos o seu comportamento é aceitável, com uma resposta neutra em ventos cruzados. Foram testadas em túnel de vento pela marca, por isso é normal que o seu design inclua um aro mais arredondado, seguindo a tendência atual em termos de aerodinâmica. Quanto ao perfil - 45 mm - é uma medida bastante polivalente hoje em dia, o que significa que é ideal tanto para profissionais como para amadores na maioria das situações. 

Em termos aerodinâmicos comportam-se bastante bem e são estáveis perante rajadas de vento, o que proporciona confiança na condução. E a descer em alta velocidade proporcionam um comportamento previsível e suave, o que nem sempre acontece em rodas ultraleves como estas. 

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Os acabamentos e a estética são soberbos. O acabamento mate, o perfil dos raios e o logotipo no aro proporcionam um aspeto muito elegante, e demonstram o regresso da Mavic ao "campeonato" das rodas topo de gama. 

Como nota final, estas novas rodas já estão disponíveis no mercado e têm garantia vitalícia. 

FICHA TÉCNICA MAVIC COSMIC ULTIMATE

Aros: 100% carbono, perfil 45 mm, compatível com tubeless, 19 mm largura interna.

Raios: 10. Fabricados em carbono unidirecional. Produção manual com enraiamento cruzado. Conceito Rim to Rim (R2R).

Cubo: Corpo de carbono, eixo e estrutura interna como os rolamentos e pistas de alumínio 2014 T6. Disponível nas seguintes medidas: 12x100 ou 12x142.

Fixação para discos: Center Lock.

Peso: 1.255 g (o par)

Garantia: Vitalícia

Preço: 3.900 euros.

Mais informações: Mavic https://www.mavic.com/es-es/contact-form

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