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Novidade: 12 velocidades chegam à gama Deore

O grupo Deore da Shimano continua a ser dos mais polivalentes da marca, tendo opções de 10, 11 e 12 velocidades.

Novidade: 12 velocidades chegam à gama Deore
Novidade: 12 velocidades chegam à gama Deore

A Shimano acabou de anunciar o seu mais recente grupo de BTT com 12 velocidades, o Deore M6100. Simultaneamente, a marca japonesa coloca à disposição um novo grupo Deore de 11 velocidades (o M5100) e um de 10 velocidades, o M4100, permitindo a aquisição de tecnologia de topo a mais pessoas e por menos dinheiro.

A gama M6100 tem o mesmo ADN dos grupos XTR, Deore XT e SLX, sendo os seus componentes totalmente compatíveis com os restantes grupos, e isso permite combinar diferentes componentes e escolher a montagem de acordo com as nossas necessidades, estilo de pedalada ou tamanho da carteira. As versões de 10 e 11 velocidades do novo grupo Deore destacam-se por apresentar algumas das tecnologias utilizadas nos topos de gama, como a comutação HG Hyperglide, o sistema de libertação de mudanças 2 Way Release, o desviador traseiro com Shadow RD e os manípulos com o sistema de apoio I-Spec EV, para maior versatilidade.

SHIMANO DEORE M6100 (12 velocidades)

Novidade: 12 velocidades chegam à gama Deore

 

O pedaleiro Shimano Deore 12V (FC-M6100) tem um acabamento metálico lustroso e chega ao mercado na configuração (1x12). Traz integrado a tecnologia Dynamic Chain Engagement utilizada nos grupos de alta gama (XTR, XT e SLX). Um inovador perfil de construção nos dentes das cremalheiras garante mais suavidade, menos ruído e uma excelente retenção da corrente. O cranque está equipado com um sistema de montagem direto, simplificando a substituição das rodas pedaleiras.

Existem opções de 170 e 175 mm para o comprimento dos cranques. Quanto às rodas pedaleiras, a Shimano tem disponível com 30 e 32 dentes (no entanto são compatíveis com as rodas pedaleiras dos grupos SLX, XT e XTR) e existe a possibilidade de escolher um de três Factores-Q (ou seja, a medida interna entre cranques),172 mm (para 142/148 mm), 178 mm (para 148 mm) ou 181 mm (para 157 mm). Vão ser disponibilizadas duas alternativas de cranques sem série associadas ao nível da gama Deore: o FC-MT511-1 (30D, 32D) e o FC-MT510-1 (30D, 32D, 34D).

Novidade: 12 velocidades chegam à gama Deore

 

A cassete Deore de 12V com Microspline (CS-M6100) é fabricada com 12 carretos de aço num rácio de 10-51D. Complementado com a qualidade de comutação Hyperglide permite fazer passagens em carga tanto para mudanças altas como baixas, proporcionando a comutação mais suave até hoje desenvolvida.
A corrente de 12V HG (CN-M6100) oferece uma transmissão suave com uma elevada retenção, isto porque o design dos elos interiores combina na perfeição com o perfil dos dentes das rodas pedaleiras que incorporam a tecnologia Dynamic Chain Engagement e com as cassetes com tecnologia Hyperglide .

Novidade: 12 velocidades chegam à gama Deore

 

Por sua vez, o desviador traseiro de 12V Deore (RD-M6100-SGS) permite uma passagem precisa e rápida mesmo com 10-51D. As roldanas com 13 dentes e a tecnologia Shadow RD reduzem os ressaltos da corrente, melhorando a retenção. O manípulo direito (SL-M6100-IR) beneficia das mesmas tecnologias utilizadas no XTR, Deore XT e SLX. Ou seja, contempla o I-Spec EV que permite obter um ajuste ergonómico soberbo, uma deslocação lateral de 14 mm e 10º de movimento rotacional. Combinando a velocidade de comutação Rapidfire Plus com a velocidade de libertação 2-Way Release, podemos efetuar passagens de mudanças na cassete mais rápido que nunca.

Os travões Deore M6100 estão disponíveis numa versão para XC com uma pinça de 2 pistões ou com 4 pistões uma variante para Trail e Enduro, ambos com uma manete de travão redesenhada (BL-M6100) que confere uma maior rigidez e potência de travagem. As manetes de travão estão equipadas com a tecnologia Servo Wave que permite uma ação mais rápida entre pastilha/ disco, melhorando a potência. Ambas as pinças podem ser utilizadas com pastilhas de resina ou metal em combinação com os discos SM-RT64 ou SM-RT54.

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Para completar o cockpit, será disponibilizado no mercado como opção um manípulo do espigão de selim, o SL-MT500. O utilizador pode ajustar com rapidez o seu espigão de selim sem compremeter a posição da mão no punho. Este manípulo está disponível em duas opções de montagem, portanto o consumidor pode optar por uma versão de abraçadeira ou uma versão I-Spec EV que permite um ajuste ainda mais detalhado.

SHIMANO DEORE M5100 (11 velocidades) e M4100 (10 velocidades)

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A permanência de um grupo de 10 velocidades e a adição de um grupo de 11 velocidades na gama Shimano Deore permite ter uma série de componentes que pode abraçar um amplo espectro de diferentes utilizadores, preferências e orçamentos. Ao contrário da versão de 12 velocidades, ambas as séries de 11V e 10V vão ter como opção um sistema de transmissão duplo (2x11 ou 2x10), mas existirá uma opção para monoprato (1x11 ou 1x10).

Ausentes estarão algumas das avançadas tecnologias de comutação das 12V, contudo, os consumidores podem obter uma performance de comutação de grande nível com as cassetes e correntes HG, com os manipulos esquerdos equipados com tecnologias Rapidfire Plus Mono e 2-Way Release. Os consumidores que escolherem os cranques de 11V vão ter a opção de uma cassete de 11-51D e pedaleiros simples com 30D ou 32D (1x11), ou duplos (2x11) na medida standart (FC-M5100-2) ou na medida ‘boost’ (FC-M5100-B2) com rodas pedaleiras 36-26D e cassetes de aço de 11-42D HG (CS-M5100).

Por seu lado, os consumidores com 10V podem complementar o pedaleiro simples (1x10) e rodas pedaleiras (30D ou 32D) com uma cassete HG 11-46D ou, o duplo 2x10 (36-26D) com a cassete HG 11-42D (CS-M4100). Os desviadores traseiros são específicos de acordo com a escolha de transmissão. Por exemplo, o desviador Shadow RD RD-M5100-SGS é específico para uma utilização com linhas de corrente 1X11. É de baixo perfil de modo a ficar mais protegido de impactos de pedras e inclui estabilizador de corrente para evitar ressaltos ou saídas de corrente indesejadas. Está desenhado para acomodar o carreto 51D na cassete de 11 Vel.

Já o RD-M5120-SGS foi desenvolvido com tecnologia Shadow RD de baixo perfil e traz estabilizador de corrente, suportando carretos de 42D (2x11/10) ou 46D (1x10). Existirá uma versão mais económica, a RD-M4120-SGS Shadow RD que estará disponível para 2x11ou 2x10 sem estabilizador de corrente. A Shimano tem também desviadores dianteiros (FD-M5100/M4100) com uma ação mais leve e suave de comutação com uma distância ao pneu otimizada (aros mais largos, pneus até 2.30). Ambas as opções têm múltiplas opções de montagem ao quadro (tipos; D, E ou M). Caso se escolha um sistema de transmissão simples ou duplo, os manipulos Deore 10 e 11V. (SL-M5100-IL/IR) vêm com I-Spec EV, o que permite o reajustamento e uma montagem mais simplificada das manetes e do manípulo de espigão de selim, o que permite ao utilizador ter um guiador mais ‘limpo’ (a montagem com abraçadeiras estará disponível).

No lado esquerdo do guiador, os manípulos Rapidfire Plus Mono permitem ao utilizador operar o desviador dianteiro apenas recorrendo a um manípulo simples que responde instantaneamente às passagens de mudança. O manípulo direito integra um visor óptico que permite rapidamente visualizar a posição da mudança com a tecnologia Rapidfire Plus, permitindo a comutação de três carretos de uma só vez, enquanto que a tecnologia 2-Way Release é uma ótima ajuda quando nos aproximamos de uma subida pois permite rapidamente libertar mudanças.

Nas 10 e 11V existe apenas uma manete de travão para funcionar com as 2 versões de pinça (2 pistões ou 4 pistões). A manete BL-M4100 é compatível com os designs de 2 e 4 pistões e tem um ponto de contacto adicional no guiador para aumentar a rigidez, incluindo uma abraçadeira de abertura rápida e ajuste ‘free stroke’. As pinças BR-MT420 de 4 pistões estão preparadas para funcionar com pastilhas de resina ou metal. As pinças BR-MT410 de 2 pistões mais leves apenas são compatíveis com pastilhas de resina.

Estes produtos chegam ao mercado no Verão, através da Sociedade Comercial do Vouga (www.scvouga.pt). Consulta a tua loja habitual para saber a disponibilidade.

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