Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021

A nova Oiz estreia o OMX no seu triângulo dianteiro e um novo basculante traseiro.
Carlos Pinto
Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021
Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021

Os quadros OMX combinam fibras de carbono de alto módulo de até 588 GPa com uma resistência de 3800 MPa, o que permite à Orbea ajustar o peso e a rigidez de cada quadro.

Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021

Orbea Oiz de 2021 na sua versão montada com Shimano XTR.

As lãminas de carbono pré-impregnado são cortadas a laser na medida específica para cada tamanho de quadro, de forma a minimizar o excesso de materiais e sobreposições de camadas. A direção das fibras e a sua disposição é ajustada com base em diferentes testes em protótipos.

Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021

O pré-molde específico dura horas a ser feito por cada quadro, antes do aquecimento. Isso assegura que a resina e a fibra de carbono ficam bem unidos, usando a quantidade mínima de carbono. O objetivo é uma compressão suave e uniforme dos laminados. Para tal, a Orbea usa moldes completos de poliestireno expandido (EPS), bem como poliuretano e inserções de latex para eliminar rugas e imperfeições quando o quadro está a ser moldado.

Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021

Todos os tamanhos menos o S permitem o uso de dois porta-bidons.

O triângulo traseiro foi redesenhado e conta com escoras 5 mm mais curtas (agora têm 430 mm) e adota a fixação flat mount, o que faz com que o quadro OMX da Oiz pese 1.740g incluindo o amortecedor (tamanho M), segundo os dados fornecidos pelo fabricante. Isto supõe uma redução de 250g face ao quadro Orbea OMR. A Oiz tem três tipos de construção disponíveis: OMR, OMX e alumínio hidroformado com solda polida.

Na sua versão XC 2021, a nova Oiz tem um ângulo de direçáo de 69º, um ângulo de selim de 75º e um reach de 435 mm no tamanho M. As escoras da OMX medem 430 mm, enquanto as escoras do quadro OMR se mantêm nos 435 mm.

Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021

As versões TR oferecem 120 mm de curso enquanto a versão XC fica fiel aos tradicionais 100 mm. Todas as versões contam com modelos de fibra de carbono OMX, OMR e alumínio.

Os tamanhos vão do S ao XL e em todos menos no S podem ser montados dois porta-bidons. Os preços das novas Oiz devem começar nos 2.400 euros e vão até aos 8.600 euros.

Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021