A corrida inaugura o calendário competitivo de 2026 e termina em Ovar, município que acolhe também, no mesmo dia, a apresentação das equipas e do calendário da nova temporada.
O pelotão nacional estreia-se assim na nova época com uma prova já emblemática do ciclismo português, num percurso que este ano liga Ílhavo a Ovar, ao longo de 160,7 km, atravessando os 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
A partida está marcada para as 11h45, no Jardim Henriqueta Maia (Avenida 25 de Abril), em Ílhavo, estando a chegada prevista para as 15h40, na Avenida da Régua, em Ovar. O traçado é maioritariamente plano, criando condições favoráveis aos sprinters, mas inclui vários momentos competitivos intermédios, com quatro Metas Particulares que prometem animar a corrida e proporcionar pódios específicos.
A primeira Meta Particular surge aos 27,7 km, na Junta de Freguesia de Aradas, seguindo-se a Meta Iberocar, aos 62,4 km, em Sangalhos. A principal dificuldade do dia aparece aos 96,7 km, com uma contagem de montanha de segunda categoria, em Talhadas.
A última Meta Particular está instalada ao quilómetro 135,6, na Junta de Freguesia de Salreu. A extensa reta final da Avenida da Régua antevê uma chegada ao sprint, colocando à prova os corredores mais rápidos do pelotão.
A corrida vai contar com a presença das nove equipas continentais portuguesas, equipas de formação e ainda três equipas de clube espanholas, reforçando a dimensão competitiva e internacional do evento. A ordem de passagem pelos municípios da CIRA será a seguinte: Ílhavo (11h45), Vagos (12h05), Aveiro (12h25), Anadia (13h10), Oliveira do Bairro (13h20), Águeda (13h40), Sever do Vouga (14h05), Albergaria-a-Velha (14h40), Estarreja (15h05), Murtosa (15h15) e Ovar (15h39).
Após a cerimónia protocolar da prova, realiza-se a apresentação oficial das equipas e do calendário da época de 2026, entre as 17h30 e as 19h30, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Ovar, num momento que assinala simbolicamente o arranque da nova temporada velocipédica.
O Velódromo Nacional de Sangalhos, Anadia, acolhe também no próximo sábado, dia 7, a segunda etapa da Taça de Portugal de Pista. O evento, integrado no Troféu Joaquim Cerca, reúne as categorias de juvenis, cadetes e juniores, masculinos e femininos. O programa desportivo inicia-se às 9h e prolonga-se até às 21h30, com a realização de provas de diversas disciplinas, entre as quais scratch, eliminação e corrida por pontos.












