Tadej Pocacar colocou os pontos nos "i" na primeira grande etapa de montanha da Volta a França, deixando a geral quase sentenciada. Embora tenha caído ontem, hoje não mostrou qualquer debilidade e no primeiro grande embate nos Pireneus mostrou que é o mais forte.
Quando chegou o momento crítico da etapa, a UAE Team Emirates-XRG mostrou ser mais sólida do que a Visma-Lease a Bike e nem Jorgenson nem Simon Yates estiveram ao nível esperado. Depois, foi o próprio Tadej Pogacar a passar ao ataque no Hautacam, uma subida de 13,5 km a 7,8%, enquanto os restantes rivais sofriam devido ao calor sufocante e ao desgaste dos últimos dias.
POGACAR ES 𝐈𝐍𝐃𝐄𝐒𝐓𝐑𝐔𝐂𝐓𝐈𝐁𝐋𝐄 🦾
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) July 17, 2025
El campeón del mundo asesta un golpe determinante al Tour de Francia y gana en Hautacam con más de dos minutos de ventaja sobre Vingegaard.
🚴♂️ Lo has visto en @Eurosport_ES y @StreamMaxES. #TDF2025 pic.twitter.com/5DDUOHoVgR
Jhonatan Narváez, gregário de Pogacar, fez um trabalho fantástico, substituindo nesse papel João Almeida, que teve de abandonar. Por sua vez, Jonas Vingegaard tentou seguir na roda do esloveno, mas foi incapaz de acompanhar a cadência, perdendo tempo.
Sacando toda la rabia.
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) July 17, 2025
Sacudiéndose del Visma.
Dejando atrás a Vingegaard.
EL ATAQUE DE POGACAR EN HAUTACAM 💣#TDF2025 pic.twitter.com/gLkJIlXO9x
Na luta pelo pódio, o alemão Florian Lipowitz confirmou que é a melhor opção da Red Bull-Bora, já que o teórico líder da equipa, Primoz Roglic, perdeu muito tempo na parte final.
Remco Evenepoel fez uma recuperação brutal após ter perdido tempo na primeira grande subida do dia, mostrando ter uma força mental muito acima da média. O belga da Soudal agarrou o terceiro posto da geral após ter terminado esta jornada em sétimo.
Pogacar ganhou a etapa com 2m10 de vantagem sobre Vingegaard, 2m23 sobre Lipowitz e 3m sobre Johannessen e Onley. Vauquelin cortou a meta a 3m32, Evenepoel a 3m35, Gall a 4m02, Roglic a 4m08, Jorgenson a mais de 10m e Ben Healy a 13m38.
Foi literalmente uma demonstração de grande força física e mental. Feitas as contas, Pogacar é novamente o líder da classificação geral com 3m31 de vantagem sobre Jonas Vingegaard e 4m45 sobre Evenepoel. Lipowitz é quarto a 5m34 e Vauquelin é quinto a 5m40.
Ainda falta muita montanha, mas agora a Visma e a Soudal só têm uma tática possível: atacar! Amanhã será a dura cronoescalada de Peyragudes, com uma subida de 8 km a 7,9% de pendente média.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com