Tim Merlier (Soudal-Quick Step) voltou a estar em grande evidência nesta Volta a França. A sua velocidade e astúcia fizeram com que fosse o vencedor da nona etapa em Châteauroux, batendo ao sprint toda a concorrência, numa jornada que terminou com uma média de 50 km/h, um valor histórico. Tadej Pogacar (UAE Emirates-XRG) continua a liderar a classificação geral, mas sofreu um grande revés, dado que João Almeida (seu gregário de luxo), abandonou a prova, ainda combalido da queda sofrida há alguns dias (lembramos que o luso tem várias feridas, queimaduras e hematomas, além de uma costela partida).
O FILME DA JORNADA
Nesta nona jornada (174,1 km entre Chinon e Châteauroux), o perfil era plano e sem grandes dificuldades montanhosas. Logo após o tiro de partida surgiu uma fuga, dado que o pelotão tinha recebido informações de vento lateral, o que poderia originar cortes. Dois elementos da Alpecin Deceuninck (incluindo Mathieu van der Poel) conseguiram ganhar vantagem, sempre bem revezados.
💪 Big boys sprinting!
— Tour de France™ (@LeTour) July 13, 2025
💪 Un sprint de costauds !#TDF2025 pic.twitter.com/lElEdI1saT
Durante a jornada, surgiram algumas quedas e, como já se antecipava, o vento lateral. A 6 km da meta, Jonas Rickaert (companheiro de fuga de Van der Poel) claudicou, e nessa altura as equipas dos sprinters começaram a preparar o ataque final. Nos quilómetros finais, embora Van der Poel seguisse a grande velocidade, a perseguição era feita a um ritmo infernal e a vantagem do neerlandês foi diminuindo.
O ritmo diabólico do pelotão e a fadiga acumulada exterminaram a aventura de Van der Poel, que acabou por ser absorvido pelo pelotão (a 700 metros da meta). O grande beneficiado disto tudo foi Tim Merlier que, bem colocado e na roda dos seus colegas, aproveitou a altura ideal para impôr a sua explosividade e potência, fazendo um sprint vigoroso que não teve resposta à altura de ninguém. Foi a sua segunda vitória neste Tour e a 12ª da temporada. O segundo classificado foi Jonathan Milan (Lidl-Trek).
Na classificação geral, não há grandes alterações. Pogacar lidera com 54 segundos de vantagem sobre Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) e a 1m17 está Tadej Pogacar (Visma-Lease a Bike).
Neste dia 14 - Dia Nacional de França - começa a grande batalha nas montanhas. Os ciclistas vão entrar no Maciço Central e na 10ª etapa a meta estará situada no alto de Le Mont-Dore Puy de Sancy. Esta jornada terá 165 km e 4.300 metros de desnível positivo. Será um dia para os trepadores atacarem.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com