Nos últimos dias foi divulgada a informação de que o espanhol Juan Ayuso estava convocado para a Volta a Espanha, e que isso poderia de certa forma prejudicar a liderança do luso, tendo em conta o facto de o mesmo estar a recuperar de uma lesão, podendo não chegar à Vuelta na sua melhor forma.
Hoje a equipa confirmou que o luso será mesmo o líder da equipa na prova que começa no dia 23 de Agosto em Torino e Juan Ayuso será co-líder. Isto significa que João Almeida terá toda a ajuda da equipa e Ayuso terá o papel de estar perto do luso e receber algum apoio, passando unicamente a liderar se o português perder muito tempo ou abandonar.
Além disso, isto é um sinal claro de que a recuperação de João Almeida - que renovou contrato até 2028 - está bem encaminhada e de que os treinos estão a correr bem. Lembramos que o português abandonou a Volta a França após uma queda que provocou uma fratura numa costela.
Além disso, o luso é, a par de Tadej Pogacar, um dos ciclistas mais influentes na equipa, dado que este ano venceu a Volta ao País Basco, a Volta à Suíça e a Volta à Normandia.
Juan Ayuso é um ciclista de grande qualidade, mas tem uma personalidade muito própria. Em todo o caso, poderá ser uma arma estratégica na alta montanha, possibilitando várias opções (um pouco como fez Florian Lipowitz da Red Bull-Bora-Hansgrohe).
João Almeida e Juan Ayuso estarão acompanhados por Ivo Oliveira, Mikkel Bjerg, Felix Großschartner, Domen Novak, Marc Soler e Jay Vine.
"É uma sensação especial começar a Volta a Espanha como líder, especialmente com a forma que tenho mostrado esta época. A recuperação da queda que sofri na Volta a França foi tranquila e as minhas sensações nos treinos têm sido boas. Temos um grupo forte ao nosso redor e acredito que podemos sonhar alto", disse João Almeida.
"A Volta a Espanha é uma prova muito especial para mim, é a minha corrida. Tenho estado a aumentar o volume de treino, tenho-me sentido bem e estou cem por cento focado em fazer uma boa corrida para a equipa. É sempre um privilégio competir nas estradas que conheço bem e vou dar tudo para merecer a pena. A Espanha faz sempre com que eu consiga dar mais de mim", referiu Ayuso.
O diretor da equipa, Matxin Fernández, alega que os dois ciclistas se complementam. A ideia original era levar Tadej Pogacar à Vuelta, mas a temporada tem sido muito longa para o esloveno e vai dar uma oportunidade ao Campeão do Mundo e vencedor da Volta a França de descansar. Depois voltará para se focar na parte final da temporada.
Pogacar vai competir no Grand Prix Cycliste de Québec e no Grand Prix Cycliste de Montréal em Setembro.