Tadej Pogacar, António Morgado, Juan Ayuso, Isaac del Toro,... e agora João Almeida. A UAE Team Emirates-XRG somou mais uma vitória nesta temporada. O português venceu esta importante prova de uma semana (Volta ao País Basco) de forma indiscutível. Nesta última jornada, marcada pela chuva e por algumas quedas, o luso manteve a cabeça fria, teve cautela nas descidas e, com a cooperação dos seus colegas de equipa, poupou energias para a parte final onde conseguiu vencer e assegurar a vitória na geral.
O ciclista das Caldas da Rainha teve a companhia na parte final do espanhol Enric Mas, mas no duelo da reta da meta, o luso não deu hipóteses.
O "FILME" DA JORNADA
Nesta última etapa de 153,4 km com partida e chegada em Élbar, as subidas constantes não deram tréguas e deixaram vários ciclistas em dificuldades. Uma fuga com vários ciclistas conhecidos tentou a sua sorte (Daniel Felipe Martínez (Red Bull - Bora - Hansgrohe), Ben Healy (EF Education - EasyPost) e Marc Hirschi (Tudor), mas não vingou.
O pelotão nunca deixou esta fuga ganhar uma vantagem muito grande e a sensivelmente 43 km da meta, Ben Healey atacou e o único que conseguiu responder foi Daniel Felipe Martínez. Face ao que se estava a passar, João Almeida exigiu um ritmo mais elevado dos seus colegas.
𝗘𝗻𝗿𝗶𝗰 𝗠𝗮𝘀 𝘀𝗲 𝗮𝗿𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝘃𝗮𝗹𝗼𝗿 𝗲𝗻 𝗘𝗶𝗯𝗮𝗿 🛡️
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) April 12, 2025
El corredor español asalta el podio a lo grande... pero Almeida no le regala la victoria y remata así la general.
🚴♂️ Lo has visto en @Eurosport_ES y @StreamMaxES. #Itzulia2025 pic.twitter.com/EtWsAB8li9
Pouco depois, o próprio luso decidiu atacar e Enric Mas seguiu na sua roda. Ambos foram no encalce dos fugitivos e pouco a pouco foram neutralizando cada um deles. Healy, um dos mais inconformados, foi apanhado na subida de Trabakua, mas conseguiu seguir durante algum tempo o duo. Também o jovem Isaac del Toro, colega de equipa do português, se juntou ao grupo, tentando apoiar o seu líder.
Perante este cenário de inferioridade, Enric Mas teve de tentar atacar na subida de Éibar, com o objetivo de tentar ganhar a etapa. Mas João Almeida não estava para brincadeiras e apanhou o espanhol, seguindo ambos até à reta da meta, onde - como referimos anteriormente - o luso foi o mais forte no sprint final vencendo com categoria a Volta ao País Basco.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com