comitium

Giro: João Almeida "dá bigode" à concorrência

O luso ganhou a duríssima 16ª etapa da Volta a Itália e na geral sobe ao segundo posto. A prova é agora comandada por Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), segundo nesta jornada.

João Almeida dá bigode à concorrência
João Almeida dá bigode à concorrência

Finalmente a Volta a Itália teve ataques no grupo dos favoritos e o primeiro a demonstrar vontade de alterar o rumo da corrida foi precisamente o ciclista português da UAE Team Emirates.

A etapa de hoje foi demolidora, com cerca de 5.000 metros de acumulado de subida, e com quatro subidas duras que antecederam o Monte Bondone. Mais de 200 km, com um ritmo duro desde o início.

Apesar de haver uma fuga com vários ciclistas, os olhares estavam no pelotão onde estavam os favoritos e que se foi fragmentando rapidamente à medida que o ritmo crescia, bem como a altimetria. A Jumbo, a INEOS e a UAE tinham claros interesses e nunca atacaram, tendo como objetivo prioritário deixar para trás o camisola rosa, Bruno Armirail (Groupama-FDJ), algo que inevitavelmente aconteceu, apesar de tentar a todo o custo manter-se na cauda do grupo principal.

Aos poucos, os gregários de luxo iam perdendo o contacto, até que a certa altura, Jay Vine, o último dos gregários de João Almeida encostou e foi aí que o luso decidiu atacar, impondo o seu próprio ritmo. Poucos ciclistas conseguiram aguentar a roda do luso: Geraint Thomas, Primoz Roglic, Kuss, entre outros. 

Quando Geraint Thomas se apercebeu que Roglic estava em sofrimento, atacou e só João Almeida seguiu no seu encalce. Kuss continuou a fazer o seu trabalho, rebocando Roglic até ao limite das suas possibilidades. Nos últimos três quilómetros, Thomas e Almeida foram revezando a liderança, enquanto atrás o caos dominava, com Roglic a tentar não perder muito tempo. 

almeida
João Almeida concretizou um dos seus sonhos

Nos 400 metros finais. Thomas parecia encaminhado para uma vitória, mas nos metros finais João Almeida sprintou, ganhando a etapa, seguido do britânico, que passa a liderar a classificação geral. Foi a primeira vitória de João Almeida numa grande volta e a sétima vitória de etapa de um português no Giro, após cinco triunfos de Acácio da Silva (em 1985 e 1989) e Rúben Guerreiro em 2020. 

Geraint Thomas
Geraint Thomas é o novo líder da classificação geral

No final da etapa e atrás do camião do pódio, ambos se abraçaram, como sinal de grande desportivismo. Na classificação geral, Geraint lidera, seguido de João Almeida a 18 segundos, Roglic a 29 segundos e Damiano Caruso a 2m50. Se nada acontecer, o pódio será disputado entre Thomas, Almeida e Roglic. 

"Esta vitória foi especial, foi um sonho concretizado. Senti-me bem e toda a equipa fez um trabalho extraordinário. No final tanto eu como o Thomas trabalhámos com o objetivo de distanciar o Roglic, mas depois o meu objetivo era ganhar a etapa. Tento melhorar dia a dia para evoluir cada vez mais", disse João Almeida na conferência de imprensa.  

"Foi uma etapa muito difícil, com muitas subidas e estou muito contente com o resultado final. Fiquei na frente com o João Almeida e ele foi melhor do que eu no sprint. Não estou surpreendido com ele, é um ciclista muito forte e um forte candidato à camisola rosa", salientou Geraint Thomas. 

Lembramos que João Almeida também lidera a classificação da juventude. Por sua vez, a camisola Ciclamino (classificação dos pontos) está na posse de Jonathan Milan (Bahrain Victorious) e a Azzurra (classificação da montanha) é liderada por Ben Healy (EF Education - EasyPost).

João Almeida cai na terceira etapa, mas nada está perdido

Relacionado

Giro: João Almeida cai na terceira etapa, mas nada está perdido

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023

Relacionado

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023

Einer Rubio ganha etapa trucidada em Crans Montana

Relacionado

Giro: Einer Rubio ganha etapa trucidada em Crans Montana

Ackermann ganhou 11ª etapa do Giro e Geoghegan Hart sofreu queda grave

Relacionado

Ackermann ganhou 11ª etapa do Giro e Geoghegan Hart sofreu queda grave

Giro entra na segunda semana e terá etapa potencialmente decisiva

Relacionado

Giro entra na segunda semana e terá etapa potencialmente decisiva