comitium

Fim de semana preenchido na estrada, no BTT, no BMX e nas escolas

O ciclismo nacional continua com uma agenda fortíssima no próximo fim de semana, englobando provas de estrada, diferentes disciplinas de BTT, BMX e escolas.

José Carlos Gomes

Fim de semana preenchido na estrada, no BTT, no BMX e nas escolas
Fim de semana preenchido na estrada, no BTT, no BMX e nas escolas

Na estrada sobressaem o 41.º Grande Prémio ABIMOTA e a dose dupla de encerramento da Taça de Portugal de Juniores. O Grande Prémio ABIMOTA, uma das mais tradicionais provas por etapas do país, vai juntar o pelotão profissional e sub-23 para duas etapas, sábado e domingo.

Todos os detalhes desta prova, incluindo horários, equipas, etapas podem ser vistos aqui

Os juniores também competem no sábado e no domingo, disputando as duas últimas provas da Taça de Portugal. No sábado rumam ao Minho para o 18.º Circuito da Palmeira/Prémio Peixoto Alves. O Kartódromo de Braga é o epicentro da competição, que se inicia às 14h55 e que terá 92,6 quilómetros. A prova acaba, cerca das 17h25, à quarta passagem pela meta.

O Prémio Cidade de Penafiel, a disputar no domingo, coloca o ponto final na edição de 2021 da Taça de Portugal de Juniores. A partida (11h00) e a chegada (13h30) acontecem junto à sede da ADRAP, na freguesia penafidelense de Galegos. O percurso de 98,4 quilómetros é um autêntico rompe-pernas e o final será em subida.

No BTT o destaque vai para a segunda prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, marcada para domingo, em Cadafaz, Celorico da Beira. A prova terá três percursos especiais cronometrados, totalizando 8,1 quilómetros e um desnível acumulado negativo de 1055 metros. As quatro zonas de ligação somam 21,5 quilómetros e um desnível acumulado positivo de 1130 metros. Depois de um sábado dedicado aos treinos e procedimentos administrativos, a corrida arranca às 9h00 de domingo.

Ainda no BTT vai realizar-se a primeira edição da prova de BTT por etapas Aldeias do Xisto MTB Trophy. A competição arranca na sexta-feira, 4 de junho, com uma etapa de 55 quilómetros e um desnível positivo de 1750 metros, com partida e chegada em Oleiros. No sábado a partida e a chegada serão em Miranda do Corvo, numa etapa com a distância de 58 quilómetros e um acumulado de 1620 metros.

A terceira e última etapa tem partida e chegada em Oliveira do Hospital, um traçado de 55 quilómetros e um desnível de 1420 metros. A partida será, todos os dias, às 9h00.

A Taça de Portugal de BMX Race inicia-se neste fim de semana, com uma jornada dupla na pista do Parque da Juventude de Portimão. No sábado a pista abre para treinos às 14h30, estando o tiro de partida da competição marcado para as 16h20. No domingo os treinos arrancam ás 9h30 e as corridas às 11h00.

Os terrenos da Fábrica de Pólvora de Barcarena, Oeiras, recebem, no sábado, às 14h00, o Encontro Inter-Regional de Escolas da Zona B (centro/sul) na vertente de BTT.

Arquivado em:

João Almeida é o primeiro português a acabar o Giro duas vezes no Top-10

Relacionado

João Almeida é o primeiro português a acabar o Giro duas vezes no Top-10

UCI publica versão revista do calendário de estrada 2021

Relacionado

UCI publica versão revista do calendário de estrada 2021

Revista Ciclismo a fundo nº7 já nas bancas

Relacionado

Revista Ciclismo a fundo nº7 já nas bancas

Nelson Risso, em representação da Specialized, recebeu os prémios BIKE DO ANO 2021

Relacionado

Specialized já recebeu os prémios BIKE DO ANO 2021

Os melhores videos