comitium

Dainese ganha ao sprint a 17ª etapa do Giro

Num final apertado ao sprint, em que uma vez mais foi preciso recorrer ao "foto finish", o italiano da DSM bateu Jonathan Milan e Michael Matthews, numa etapa sem grande história. Os favoritos, como já se esperava, guardaram as suas forças para as três etapas que, a partir de amanhã, vão decidir quem é o vencedor do Giro. 

FERNANDO BELDA E CARLOS PINTO. FOTOS: ROBERTO BETTINI / LUCA BETTINI (SPRINT CYCLING AGENCY)

Dainese ganha ao sprint a 17ª etapa do Giro
Dainese ganha ao sprint a 17ª etapa do Giro

A 17ª etapa da Volta a Itália foi uma jornada de transição. Depois de uma etapa duríssima com a subida ao Monte Bondone e nas vésperas de três etapas decisivas, o pelotão aproveitou para recuperar forças para os últimos dias da Volta a Itália. 

Já se sabia que hoje o grupo dos favoritos não iria fazer movimentações, por isso as fugas foram o prato do dia. O único sobrevivente da fuga principal, o belga Senne Leysen, foi apanhado a 5 km da meta, tendo a vitória sido decidida ao sprint. Dainese foi o vencedor e em seis fugas bem sucedidas, houve seis vencedores diferentes (Jonathan Milan ganhou em San Salvo, Michael Matthews em Melfi, Kaden Groves em Salerno, Mads Pedersen em Nápoles, Pascal Ackermann em Tortona e hoje foi a vez de Alberto Dainese (Team DSM), o qual conseguiu a sua quarta vitória como profissional e a segunda na prova italiana). 

Foi necessário recorrer ao foto finish para confirmar a vitória de Dainese. Milan ficou em segundo e Matthews em terceiro.

alberto dainese
Alberto Dainese

Quanto aos favoritos à vitória final, todos guardaram forças para as três etapas que faltam. Geraint Thomas conserva a camisola rosa e a vantagem de 18 segundos sobre João Almeida, enquanto Roglic está a 29 segundos. 

Val di Zoldo vai ser o palco da próxima batalha. Não é uma etapa muito longa (só tem 161 km, entre Oderzo e Val di Zoldo), mas será intensa, dado que o pelotão terá pela frente cinco subidas e o explosivo Col (5,8 km a 9,7% de média com rampas que chegam aos 19%) e Val di Zoldo (2,7 km a 6,4%). Antes os ciclistas terão de enfrentar as subidas de primeira categoria em Passo della Crosetta (11,6 km a 7,1%) e Forcella Cibiana (9,6 km a 7,8%). 

etapa 18
 

 

 

 

Geraint Thomas faz elogios a João Almeida

Relacionado

Geraint Thomas faz elogios a João Almeida

João Almeida dá bigode à concorrência

Relacionado

Giro: João Almeida "dá bigode" à concorrência

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023

Relacionado

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023

Einer Rubio ganha etapa trucidada em Crans Montana

Relacionado

Giro: Einer Rubio ganha etapa trucidada em Crans Montana