Como será a Taça do Mundo UCI em 2021?

Após um ano em que a temporada foi reduzida a alguns fins de semana, para 2021, a União Ciclista Internacional já trabalha num calendário com seis provas em cada especialidade, e uma nova Taça do Mundo de Maratonas. Estas são as datas e locais.
Martin Bravo e Carlos Pinto / Fotos: Scott-Sram, Frabanvisuals e Arquivo Bike -
Como será a Taça do Mundo UCI em 2021?
Como será a Taça do Mundo UCI em 2021?

As datas da Taça do Mundo de 2021 de BTT já estão definidas, e tudo parece indicar que em abril de 2021 poderemos estar numa situação sanitária que permita de novo a celebração de provas desportivas como a Taça do Mundo UCI Mercedes Benz, embora, como seria de esperar, com medidas de segurança sanitária.

Como será a Taça do Mundo UCI em 2021?

As duas corridas de Nove Mesto foram as únicas provas da Taça do Mundo em 2020.

Todos os locais que fazem parte do calendário em 2021 nas especialidades de XC e DH têm muitos anos de experiência a organizar provas a este nível. A UCI deu prioridade a lugares conhecidos onde os níveis exigidos a nível organizativo são cumpridos na íntegra.

Como será a Taça do Mundo UCI em 2021?

As datas da Taça do Mundo UCI 2021 são estas:

  • 24 e 25 de abril, Maribor (Eslovénia) DHI 1
  • 8 e 9 de maio, Albstadt (Alemanha) XCO 1
  • 15 e 16 de maio, Nove Mesto (República Checa) XCO 2
  • 22 e 23 de maio, Fort William (Grã Bretanha) DHI 2
  • 12 e 13 de junho, Leogang (Áustria), DHI 3, XCO 3
  • 3 e 4 de julho, Les Gets (França) DHI 4, XCO 4
  • 4 e 5 de setembro, Lenzerheide (Suíça) DHI 5, XCO 5
  • 18 e 19 de setembro, Snowshoe (EUA) DHI 6, XCO 6

Além disso, 2021 será protagonista dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Este evento será encaixado antes das duas últimas provas da Taça do Mundo que se vão disputar na Suíça e nos Estados Unidos. O circuito dos Jogos Olímpicos não sofreu alterações e, apesar de ter sido adiado um ano, joga a favor das novas gerações, que este ano demonstraram estar com um ritmo muito elevado.

Como será a Taça do Mundo UCI em 2021?

O dinamarquês Simon Andreassen já ganhou este ano uma Taça do Mundo UCI e poderá ser um dos protagonistas da temporada de 2021.

Uma das incógnitas dos Jogos Olímpicos será a presença de Mathieu Van der Poel, um dos favoritos às medalhas. Há pouco tempo confessou numa entrevista que os seus objetivos são os Jogos Olímpicos e o Tour: "Neste preciso momento não estamos centrados num plano único para julho de 2021, em primeiro lugar porque ainda falta muito tempo e com a situação atual depende de muitos fatores alheios. Se tudo correr bem, o meu objetivo é estar na linha de partida da Volta a França e na prova de BTT dos Jogos Olímpicos de Tóquio".

Como será a Taça do Mundo UCI em 2021?

A prova feminina será no dia 26 de Julho, e não nos devemos esquecer que na prova pré-olímpica várias atletas de topo sofreram quedas em algumas partes técnicas do percurso, o que não foi do agrado dos dirigentes do Comité Olímpico, que não desejam que a transmissão televisiva para centenas de países mostre uma prova que se pode tornar demasiado perigosa, pelo que não estão descartadas modificações futuras ao percurso. No dia 27 de Julho será a vez da prova masculina e dela sairá o sexto Campeão Olímpico da história do BTT.

Em 2021 será estreada a Taça do Mundo de Maratonas. O calendário será composto por oito provas no total, duas delas por etapas, e as restantes seis serão provas de um dia, todas elas conhecidas do calendário internacional.

Como será a Taça do Mundo UCI em 2021?

A UCI criou uma classificação geral própria, bem como uma categoria de equipas UCI específicas para Maratonas. As UCI Marathon Series terão 8 provas no total e as duas por etapas serão a sul-africana Absa Cape Epic e a Andalucia Bike Race, em Espanha.

Com este novo circuito de provas pretende-se reunir os melhores especialistas da modalidade num calendário mais ordenado, pelo que será expectável que algumas equipas aumentem a sua presença nesta disciplina.

Este é o calendário da UCI Marathon Series 2021:

  • 21 a 28 de março: Absa Cape Epic (África do Sul)
  • 20 a 25 de abril: Andalucía Bike Race (Espanha)
  • 2 de maio: Bike Marathon Jelenia Gora (Polónia)
  • 12 de junho: Sella Ronda Hero Südtirol Dolomites (Itália)
  • 31 de julho e 1 de agosto: Sakarya (Turquia)
  • 21 de agosto: Grand Raid BCVS (Suíça)
  • 12 de setembro: La Forestiere (França)
  • 8 de outubro: Roc d´Azur Festival (França)

Como será a Taça do Mundo UCI em 2021?