Vais pedalar no Inverno? Bebe chá!

Beber enquanto andamos de bicicleta é imprescindível, e se o líquido que bebermos tiver sais minerais, melhor ainda. Neste artigo mostramos-te as alternativas que a natureza nos oferece para cumprir essa função.
Yolanda Mazariego e Carlos Pinto -
Vais pedalar no Inverno? Bebe chá!
Vais pedalar no Inverno? Bebe chá!

Mais importante do que o consumo energético é o consumo hídrico. Beber é um hábito de vida saudável e imprescindível no exercício físico, ajudando a evitar lesões. No BTT e no ciclismo as voltas de bicicleta costumam ser longas e é necessário levar líquidos e repôr os sais minerais. A melhor bebida é a água, mas em jornadas longas devemos adicionar sais ou vitaminas para evitar um decréscimo do rendimento e cãibras musculares. De entre as múltiplas opções, para além da água recomendamos:

CHÁ

  • Chá verde ou vermelho: Contém antioxidantes com cafeína
  • Chá Rooibos: Antioxidantes, sais e não contém cafeína
  • Café: O seu conteúdo (cafeína) proporciona energia
  • Infusões digestivas: Camomila com anis verde, regaliz com menta.

CHÁ ROOIBOS: ASPALTHUS LINEARIS:

Um alimento excecional Se não o conheces, não sabes o que estás a perder já que é um chá sem cafeína, com um sabor agradável, que não inibe a absorção de ferro (ao contrário de outros tipos de chá ou café), com efeito antialérgico, que contém fluor, é rico em antioxidantes, ajuda a adelgaçar e a eliminar toxinas, reduz o nível de açúcar no sangue, contém vitaminas e minerais, pelo que muitos desportistas procuram nele o efeito das bebidas isotónicas. É rico em flavonóides, atua como tranquilizante suave, digestivo e estimula a secreção de sucos gástricos.

FAZ A TUA PRÓPRIA SUPER BEBIDA

Prepara a tua super bebida e enche os teus bidons: * 1 litro de água ou chá verde. * 1 colher de mel de alecrim * 1 pitada de bicarbonato * 1 pitada de sal marinho * Sumo de 1 limão * Sumo de 1 laranja. Pais pedalar no Inverno? Bebe chá!

Deixa esfriar e guarda no bidon. Vais notar o seu efeito.
PODE SER DO TEU INTERESSE

A hidratação é crucial, por isso não deixes de beber durante as tuas voltas de bicicleta. Mas bebe de forma controlada… A seguir explicamos-te quais são os melhores truques para fazê-lo de forma justa e eficiente.