Não te apetece ir andar de bicicleta? Aprende a combater a preguiça

Se ultimamente a preguiça manda mais do que a tua vontade de andar de bicicleta, está na hora de fazer algo...
Yago Alcalde e Carlos Pinto -
Não te apetece ir andar de bicicleta? Aprende a combater a preguiça
Não te apetece ir andar de bicicleta? Aprende a combater a preguiça

Isto acontece com mais regularidade em pessoas que não têm muito tempo para treinar ou que não costumam andar de bicicleta com regularidade. Quando não existe uma certa continuidade, é normal perder-se o estado de forma. Quando isto acontece, as primeiras voltas costumam ser um pouco desmoralizantes, especialmente se saímos com amigos que não deixaram de treinar ou quando fazemos voltas mais duras. Por isso, é normal que os pensamentos negativos predominem na nossa cabeça e não desfrutemos muito de algo que em teoria serve para nos divertirmos. Aliás, alguns deixam de andar de bicicleta precisamente por causa disto: perdem a forma e quando regressam não se sentem enquadrados, com um nível de forma muito baixo. Para evitar que isto nos aconteça, devemos fazer o seguinte:

1. Procurar um objetivo nos próximos 4 a 6 meses. Pode ser participar num passeio ou numa prova por etapas. O importante é que deve haver uma data.

2. Organizar na nossa agenda dois dias da semana nos quais teremos tempo livre (cerca de 1 ou 2 horas) para treinar ou simplesmente para andar de bicicleta.

3. Se vivemos em família, devemos coordenar a nossa agenda tendo os nossos familiares em mente, para que não haja conflitos. Devemos explicar-lhes quão importante é para nós ter 3 ou 4 dias de atividade física por semana. E devemos demonstrá-lo com o bom humor e com a energia positiva que despendemos quando estamos fisicamente em forma.

4. Durante as primeiras 4 ou 4 voltas, o único objetivo deve ser desfrutar. Não é necessário fazer nenhuma subida dura, séries ou distâncias loucas. O importante nesta fase é divertires-te nos trilhos mais bonitos que conheças. Basta uma hora ou hora e meia.

5. Se não tens tempo para treinar durante o dia, não há problema. Um rolo com sistema virtual pode ser uma boa solução para treinares quando tiveres tempo e em casa.

6. Tenta arranjar um companheiro de treino que tenha um nível similar ao teu. É muito mais motivador.