As bebidas isotónicas são importantes porque...

Por vezes a água não é suficiente para recuperar os nutrientes perdidos e é necessário introduzir alguma energia extra.
Yago Alcalde e Carlos Pinto -
As bebidas isotónicas são importantes porque...
As bebidas isotónicas são importantes porque...

As bebidas denominadas isotónicas foram concebidas para combater a fadiga que aparece quando se praticam desportos com alguma duração. Por esse motivo, levam substâncias distintas que podem ajudar a diminuir ou a atrasar a fadiga. Estas substâncias basicamente são duas: hidratos de carbono (açúcares) e sais minerais. Ingerir açúcares enquanto andamos de bicicleta é a forma mais eficaz e fácil de atrasar a fadiga, já que é precisamente o combustível que os músculos exigem para a sua contração quando pedalamos. Convém recordar que a principal fadiga deve-se ao fim da "gasolina muscular" à medida que os quilómetros vão passando. Por isso, ingerir estas bebidas ajuda a que o músculo se canse menos.

Quando a volta de bicicleta é longa e, sobretudo, quando a quantidade de suor aumenta, além de água, também vamos perdendo alguns sais minerais, principalmente sódio. Este déficit de sais minerais também pode aumentar o nível de fadiga, e, por isso, esses sais estão incluídos nas bebidas desportivas. Alguns fabricantes também incluem vitaminas e/ou proteínas. Não está demonstrado que no decorrer de uma volta exigente de bicicleta seja necessário tomar algum suplemento vitamínico, pelo que não é importante que a bebida que escolhermos leve estes compostos. Quanto às proteínas, existe alguma controvérsia a este respeito. Aparentemente não supõem nenhuma vantagem durante a volta de bicicleta, mas podem ter um efeito benéfico na recuperação após o esforço, especialmente no dia seguinte se queres estar recuperado a 100%.

Para os treinos de duração inferior a 90 minutos, não é necessário levar nenhuma bebida desportiva. Se a partir dessa duração notas demasiada fadiga ao terminar, ingerir uma bebida destas pode ajudar-te, embora dependa muito da intensidade de pedalada durante a volta (ou do desnível acumulado), tendo em conta que quanto maior a intensidade, maior o gasto, portanto, mais indicadas estão estas bebidas. Além do mais, estas bebidas também estão recomendadas para recuperar após terminar os treinos, dado que ajudam a repôr as substâncias indicadas anteriormente.