4 conselhos para melhorar em subidas longas

Se as subidas curtas e inclinadas não são problema para ti, mas as longas são uma autêntica dor de cabeça, qual é a solução?
Yago Alcalde -
4 conselhos para melhorar em subidas longas
4 conselhos para melhorar em subidas longas

Se o teu ponto débil são as subidas longas, é óbvio que é precisamente isso que deves treinar mais.

  1. O primeiro conselho é que dediques dois dias por semana a fazer séries em subidas longas, entre 10 e 20 minutos. Podes começar com 3 séries de 10 minutos com 5 minutos de recuperação. A partir daí, aumenta 2 minutos por série em cada semana.
  1. A intensidade deve ser perto ou ligeiramente inferior às pulsações que costumas ter no teu limiar anaeróbico, ou seja, à volta das 85 a 90% da tua FC máxima. Uma forma mais prática de conhecer este dado é observar as tuas pulsações quando estiveres numa volta com um grupo e os melhores trepadores estiverem a imprimir um ritmo elevado que te deixe bastante ofegante numa subida longa. Essas pulsações estarão muito perto do limiar.
  1. Não realizes estes treinos em dias seguidos. Convém deixar um dia pelo meio em que pedales suavemente.
  1. Quanto já tiveres 6 semanas de treino podes substituir estas séries por outras de 3 a 5 minutos mais intensos e com menos recuperação para tolerar melhor o ritmo de competição ou enfrentar as subidas mais curtas com mais garantias.