1. Convém seres cauteloso e tenta realizar uma subida em progressão
Começa a pedalar com uma desmultiplicação mais leve do que aquela que costumas usar e à medida que te aproximes do topo coloca uma mudança mais pesada. Guarda alguma energia para o final, pois pode ser decisivo para não "explodir", para superar um topo imprevisto ou para lançar o ataque decisivo.
2. Marca pequenos objetivos
Em vez de pensares na totalidade da subida, pensa em chegar até um determinado ponto (uma rocha, uma árvore, uma curva...), e assim sucessivamente, para manter a tua motivação ativa.
3. Não olhes para cima
Em vez de olhares para o horizonte e de veres que a subida nunca mais acaba, olha para o solo (uns metros à frente, para assim poderes ultrapassar os obstáculos em segurança), mas mantém uma posição neutra e relaxada.
4. A parte superior do corpo deve estar relaxada.
O peito deve estar erguido para que o diafragma trabalhe eficazmente e as costas devem estar planas para que os músculos lombares, quadríceps e glúteos trabalhem eficientemente.
5. Agarra o guiador, mas não o apertes em demasia.
Não estrangules o guiador com as mãos, basta segurá-lo com firmeza. Há quem o aperte com força, gastando energia que deveria estar a ser reservada para as pernas.
6. Um selim ligeiramente mais adiantado e um guiador mais baixo ajudam muito.
Um guiador mais largo permitirá à caixa toráxica expandir-se. Para além disso, proporciona mais segurança nas descidas.
7. Tenta manter-te sentado no selim
E põe-te de pé em cima dos pedais apenas em momentos pontuais (para mudar de postura, acelerações, subidas desniveladas, etc).
8. Os joelhos devem permanecer perto do quadro para maximizar a potência dos quadríceps
Além do esterno, o joelho, o fémur e o metacarpo devem estar alinhados quando pedalamos.
9. Otimiza a tua transmissão
O ideal é adotares uma cadência de pedalada eficaz, ou seja, nem demasiado baixa, nem demasiado alta. Se ficares demasiado ofegante e não tiveres mudanças para tirar (ou seja, carretos mais leves), tens de ponderar alterar a desmultiplicação da cassete. No BTT o carreto maior deve ser de 50 dentes (ou até mais), se queres realmente subir confortavemente e sem desgastar muito os joelhos nem elevar em demasia a frequência cardíaca.
10. O peso da bicicleta é um fator determinante, mas não te equivoques...
Convém que também tu sejas leve.