comitium

Wies Terryn, a única mecânica no WorldTour

Apesar de ser um desporto em que os homens ocupam a maior parte dos lugares de relevo, já existem algumas mulheres no WorldTour, sobretudo massagistas, soigneurs, fisioterapeutas, comissárias e jornalistas, mas mecânicas há só uma.

Wies Terryn, a única mecânica no WorldTour
Wies Terryn, a única mecânica no WorldTour

Quem não se lembra dos carros amarelos da Mavic que faziam o apoio neutro nas provas mais importantes do mundo? E ainda por cima, havia um português num desses carros, que percorreu largos milhares de quilómetros. Agora, a Shimano assegura o apoio neutro na maior parte das competições e existe um motivo extra para estares atento a esses carros. Num deles, encontrarás uma mulher, a Wies Terryn.

Desde miúda que sempre quis ser mecânica de bicicletas, tendo o seu pai encorajado a consertar as suas próprias bicicletas. Começou com coisas básicas, como mudar um pneu, substituir uma corrente e mais tarde já conseguia, sozinha, desmontar e voltar a voltar todas as peças de uma bicicleta. E se alguma coisa estava avariada, ela consertava, mesmo as peças que já não tinham conserto. 

O seu sonho passou imediatamente a ser ter a sua própria loja de bicicletas. Durante a sua infância e adolescência, sempre que alguma corrida decorria perto de sua casa, ía ver com os seus pais. Mais tarde, chegou a ir de bicicleta ver a Volta a França quando esta passou na Bélgica. 

Os anos foram passados e paralelamente foi conciliando o seu gosto pela mecânica com o atletismo. Chegou a ser uma das melhores belgas nos 800 metros e nos 1500 metros. Contudo, uma doença impediu-a de continuar a competir na pista e este forte revés fez com que se dedicasse de corpo e alma aos estudos, com o objetivo de ser professora. 

Concretizou esse objetivo e durante sete anos deu aulas, mas faltava-lhe algo... A paixão pela mecânica de bicicletas continuava lá e quando teve a oportunidade de trabalhar numa loja local (Ghislain Cycles), nem hesitou. Abandonou a carreira de professora e enveredou pela mecânica. 

Os primeiros tempos não foram fáceis, confessa, até porque os clientes tinham receio de lhe fazer perguntas. Além disso, os outros mecânicos não acreditavam que ela era capaz de fazer o mesmo trabalho técnico que eles. 

shimano service car
 

Não foi fácil, mas ela provou que tinha todas as capacidades para fazer o mesmo ou melhor do que eles. 

Alguns anos mais tarde foi contatada por uma equipa (SEG Racing Academy) e aceitou de imediato. Era a oportunidade perfeita de aliar o seu gosto pela mecânica com a paixao pelo ciclismo profissional. 

Quando abandonou a loja, passou também a trabalhar durante a semana no serviço técnico da Ridley, assim tinha tempo ao fim de semana para ir às corridas. Para além disso, à noite dava aulas em mecânica de bicicletas. 

Agora, trabalha no apoio neutro da Shimano, depois de ter sido convidada e ter passado com distinção um teste. Ela gosta da pressão e de trabalhar nas provas mais duras do mundo. É a única mecânica no WorldTour e isso provoca uma certa frustração. E durante as aulas que dá à noite, não há uma única rapariga. 

Aqui fica o conselho da Wies caso tenhas o mesmo sonho dela: "Não penses, experimenta, arrisca. Mesmo que seja um desporto de homens, vai em frente. Tens de ir!"

Já foram apresentados os novos sapatos de ciclismo da Shimano

Relacionado

Já foram apresentados os novos sapatos de ciclismo da Shimano

Sapatos Shimano RX8 para gravel agora com duas novas versões

Relacionado

Sapatos Shimano RX8 para gravel agora com duas novas versões

A imponente logística de uma equipa World Tour para uma grande Volta

Relacionado

A imponente logística de uma equipa World Tour para uma grande Volta

Maior parte do pelotão WorldTour prepara a temporada em Espanha

Relacionado

Maior parte do pelotão WorldTour prepara a temporada em Espanha

A nova imagem do pelotão em 2022

Relacionado

A nova imagem do pelotão em 2022