comitium

TESTE: roldanas Tripeak AOPW

Testámos as roldanas AOPW (Asymmetric Oversize Pulley Wheel) da marca taiwanesa Tripeak, que não requerem a substituição da gaiola graças ao sistema de fixação assimétrico da roldana inferior. 

José Gisbert

Testámos as roldanas Tripeak AOPW
Testámos as roldanas Tripeak AOPW

Substituir as roldanas do desviador por umas com mais dentes reduz o atrito e prolonga a vida da corrente, mas também convém substituir as gaiolas que conetam essas roldanas ao desviador traseiro. Já testámos vários kits de roldanas sobredimensionadas (vê este exemplo) - aliás, continuamos a usar alguns desses kits com as respetivas gaiolas - e comprovamos que também têm os seus inconvenientes, como necessitar de conhecimentos de mecânica para a sua instalação no desviador, além de ser necessário substituir a corrente por uma maior. 

Felizmente, há marcas inovadoras como a taiwanesa Tripeak que oferecem uma solução que não tem as desvantagens que referimos no parágrafo anterior. Graças às suas roldanas AOPW (Asymmetric Oversize Pulley Wheel) não temos de substituir a gaiola do desviador graças a um sistema de fixação assimétrico da roldana inferior. 

Roldanas Tripeak (3).JPG

Face às roldanas de origem que tínhamos instaladas no nosso desviador (ambas de 11 dentes), estas têm 18 e 12 dentes, o que implica menos atrito. Além disso, estas roldanas têm rolamentos cerâmicos de alta qualidade com uma rotação quase eterna, e a sua instalação é muito simples, não sendo necessário desmontar o desviador nem a corrente. E só em alguns casos é que é preciso aumentar um elo completo na corrente. Quanto ao peso, aumentou 12g (face ao kit que tínhamos de origem). 

Os dentes são fabricados em compósito, portanto duram mais do que os metálicos, e a sua dentição tem um formato "estreito-largo", para reter melhor a corrente. Além disso, a marca oferece um lubrificante especial para rolamentos cerâmicos, que podemos aplicar sem ter de desmontar os retentores, embora seja recomendado fazê-lo. 

A suavidade deste produto é notável e após uma pequena afinação, as mudanças funcionaram tal como acontecia com as roldanas originais. Mas se nos perguntares se notámos um aumento no nosso rendimento, sinceramente não notámos grande diferença.

TRIPEAK AOPW

Preço: 199,95 € (225,95 € SRAM Red XPLR AXS 12v)
Peso: 38 g (para Shimano Dura-Ace Di2 12v)
Opções: Shimano 105, Ultegra, Dura-Ace e GRX; SRAM Rival, Force e Red.
Cores: Negro, azul claro, azul escuro, dourado, prateado, verde, laranja, rosa, roxo, vermelho.
Inclui: Lubrificante e dois autocolantes.
Distribuidor: Version Bike, info@versionbike.com
Sitetripeakbearing.com

Arquivado em:

Rolamentos para bicicletas

Relacionado

Rolamentos para bicicletas: tipos, cuidados a ter e como escolher

Vantagens dos casquilhos face aos rolamentos de esferas

Relacionado

Vantagens dos casquilhos face aos rolamentos de esferas

Já ouviste falar dos rolamentos ISB?

Relacionado

Já ouviste falar dos rolamentos ISB?

Já testámos a patilha de desviador com rolamentos cerâmicos Split Second CPC

Relacionado

Já testámos a patilha de desviador com rolamentos cerâmicos Split Second CPC