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TESTE: pneus Vittoria Peyote XC Race 2,25”

No ano passado, a marca Vittoria lançou no mercado o pneu Peyote na medida 2.4" e no início deste ano chegou a versão 2,25". Já testámos estes pneus e explicamos quais são as suas virtudes e defeitos e a quem se destinam. 

Miguel Lorenzo

2 minutos

Já testámos os novos pneus Vittoria Peyote XC Race 2,25

O Vittoria Peyote é o pneu ideal para solos duros e terreno solto, ou seja, o clima típico do Verão. Por isso, aproveitámos para testar estes pneus na medida mais reduzida - 2.25" - embora atualmente a mais usada seja 2.4". No entanto, ressalvamos que o que é o ideal para uns, pode não ser para outros e nem sempre ter pneus tão largos (2.4") é uma vantagem. Aliás, a Vittoria lançou esta nova medida 2.25" precisamente no Peyote e no Mezcal - um pneu mais polivalente, para terreno misto - devido a estas circunstâncias. 

O Peyote está disponível na versão XC Race estreada em 2024, a qual adota na sua fórmula o grafeno e sílica, para melhorar a aderência em piso molhado, bem como a flexibilidade e a adaptabilidade do pneu. A carcaça tem 60 TPI (fios por polegada), uma densidade que proporciona um bom compromisso entre leveza e resistência, sendo a solução ideal para Cross Country. 

Mas aquilo que mais destacamos neste pneu é o composto XC Race e a sua banda central, que mistura características de um semislick com um pneu mais clássico. Os tacos têm um padrão central homogéneo que permite rolar eficientemente e foi elaborado em parceria com as equipas Vittoria-Wilier e Decathlon-Ford.

Testámos estes pneus numas rodas com 30 mm de largura interna e com uma espuma. A medida do pneu e do aro é compatível, no entanto, reparámos que o pneu fica demasiado plano, portanto um aro de 25 mm seria a melhor opção tendo em conta esta medida de 2.25". No caso do pneu 2.4", aí sim, o aro de 30 mm faz mais sentido. 

No início do teste adotámos pressões a rondar 1.1/1.3 Bar e neste caso a grande adaptabilidade da carcaça, bem como o formato oval mais reduzido, fez com que optássemos por aumentar ligeiramente a pressão para 1.15/1.35 Bar. Lembramos que com a utilização de espuma/mousse, podemos usar pressões mais baixas.

O Peyote tem uma aderência maior do que aquilo que esperávamos e uma tração invejável. Mesmo em curva sentimos sempre segurança. Temos de confessar que embora seja um pneu 2.25", se medirmos com um paquímetro chega a 58 mm e a banda central é bastante larga, portanto a diferença face a um pneu mais largo como o 2.40" não é assim tanta e se tivessemos montado o Peyote num aro mais estreito conseguiríamos um equilíbrio maior entre capacidade a rolar e aderência. 

Quanto ao peso, este modelo acusou 725g na nossa balança. Não é um pneu super leve, mas tendo em conta as suas características e consistência, é uma boa opção em piso duro e seco. Em todo o caso, salientamos que tirarás mais proveito das suas características se tiveres rodas com 25 ou 27 mm, embora sejam compatíveis com aros de 30 mm. 

Aspetos positivos: Mais aderência do que seria expectável
Aspetos a melhorar: O seu preço é elevado

FICHA TÉCNICA

Características: Carcaça XC Race com grafeno e sílica. 60 tpi.
Opções: 2,25 ou 2,4”. Laterais pretas ou castanhas.
Peso: 725 g.
PVP: 77,95 €.
Poderás encontrar mais informações em: https://int.vittoria.com/

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