Fundada em 1946 por cinco visionários em Águeda (Manuel Caetano Henriques, Aníbal Rodrigues da Graça, Miguel de Almeida e Silva, Samuel de Oliveira Caetano e Samuel de Oliveira Fernandes), a Sociedade Comercial do Vouga é uma distribuidora nacional de referência nos setores do ciclismo, motociclismo e jardinagem. A empresa associa o know-how técnico a um profundo envolvimento, pautando a sua atuação pela qualidade, confiança e inovação. Além disso, escreveu uma história única no setor das duas rodas em Portugal, crescendo sem nunca perder a sua essência familiar e comunitária.
Embora distribua marcas de renome internacional, está profundamente enraizada na comunidade local, assumindo um papel ativo e responsável no seu desenvolvimento. Este compromisso versátil materializa-se no incentivo ao desporto, e no apoio a projetos de inclusão social que fortalecem o tecido comunitário. A empresa afirma ainda o seu apoio ao cenário cultural local, contribuindo para a diversidade das expressões artísticas na região.
Atualmente, a empresa opera a partir de dois edifícios em Águeda, simbolizando a sua evolução e especialização. Na sede, são geridas as áreas de motociclismo e jardinagem, enquanto no novo armazém, são geridas as marcas de ciclismo (Shimano, PRO, Lazer, Elite, Michelin, Hutchinson, Pirelli, Peaty´s, IGPSPORT, Knog, Born e Ezoord).
Com uma equipa dedicada, profissional e apaixonada de mais de 40 colaboradores, a empresa representa mais de 30 marcas de prestígio, assegurando que a excelência e a inovação chegam a profissionais e entusiastas em todo o país.
“Estes 80 anos fortalecem a nossa convicção de que o futuro se constrói a capacitar pessoas e a adaptar-se com audácia. A nossa visão vai além da distribuição: queremos inspirar, inovar e desafiar o status quo no nosso setor, colocando a experiência humana no centro de cada solução que criamos.”, menciona João Graça, gerente da S.C. Vouga.
“Celebramos mais do que um negócio; celebramos uma família alargada de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. O legado que herdámos é um compromisso com a comunidade e com a qualidade. Honramos o passado, vivemos o presente com gratidão e abraçamos o futuro com a responsabilidade de quem quer deixar uma marca positiva.”, partilha Paulo Silva, também gerente.
A celebração deste aniversário é um testemunho de resiliência, visão e do poder das relações humanas. A S.C. Vouga segue o seu caminho com a determinação de quem sabe de onde veio e a clareza de quem sabe onde quer chegar: continuar a servir Portugal sobre duas rodas, com a mesma paixão de 1946 e a energia de 2026.
