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Shimano repudia veemente a adulteração dos motores

A Shimano está contra qualquer tipo de manipulação dos motores das e-bikes e faz questão de salientar as consequências legais que podem surgir em caso de acidente.

Shimano repudia veemente a adulteração dos motores
Shimano repudia veemente a adulteração dos motores

A tentação de, por exemplo, aumentar a velocidade máxima permitida na assistência à pedalada numa bicicleta supõe infringir deliberadamente a normativa que nos permite a todos utilizar as ebikes. A Shimano tem uma posição firme contra estas práticas. A circulação de e-bikes modificadas na via pública, não só pode provocar problemas técnicos, mas também graves consequências legais.

Além disso, os kits que alteram o limite de velocidade (entre outros sistemas) podem danificar o sistema de transmissão, bem como a própria bicicleta. Existe ainda outro risco acrescido: quem tiver este tipo de bicicletas adulteradas arrisca-se a perder a garantia e a perder todos os direitos a ela associada. Em caso de acidente com uma e-bike adulterada, para além de elevados custos de responsabilidade civil, pode incorrer em processos penais. 

Por esse motivo, a Shimano solicita sempre aos fabricantes de bicicletas que incluem uma transmissão da marca, que cumpram as normativas nacionais e regionais e garantam um certo nível de qualidade. 

postura da shimano
 

A própria Shimano desenvolveu medidas para evitar a adulteração dos seus motores. A manipulação do sistema, pode gerar danos bastante caros de reparar, e obviamente terá de ser o utilizador a pagar esses custos. Segundo a marca japonesa, em alguns casos pode ser impossível reparar os danos causados por esse tipo de "tunning". 

Os sistemas Shimano STEPS possuem um sensor que pode detetar a manipulação, mostrando um código de erro. O motor fica bloqueado e entra em modo segurança. A Shimano está constantemente a avaliar as normativas existentes, de modo a comprovar se continuam adequadas no que diz respeito às medidas anti-fraude (manipulação de motores), e trabalha continuamente no desenvolvimento de sistemas de transmissão para e-bikes de modo a dificultar a sua modificação. 

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