O motor EP801 da Shimano tem novas (e interessantes) funcionalidades, além de mais opções de personalização graças à última atualização do firmware. Estas atualizações foram desenvolvidas em cooperação com a equipa Yeti/Shimano EP Racing Team que venceu a Taça do Mundo de e-Enduro, mas também pela Rotwild Schwalbe e OOLab da Orbea. Basicamente o modo Boost tem um nível de assistência ainda mais elevado, o corte de velocidade máxima é mais progressivo e pode ser personalizado e passa a existir uma assistência de atrito ainda mais ampliada, quando deixamos de pedalar.
Se tens um motor EP801 podes atualizar o teu firmware facilmente. Além disso, todas as bicicletas fabricadas após o lanamento deste firmware também já possuem estas valências.
MAIOR ASSISTÊNCIA NO MODO BOOST
Graças à nova atualização do firmware do Shimano EP801, o nível de assistência máxima do motor é ainda maior, alcançando 400% com facilidade. Isto traduz-se numa resposta mais rápida quando estamos a pedalar.
Esta atualização já foi testada nas Power Stages da Taça do Mundo EDR-E e, segundo os atletas, este novo nível é determinante em competição. Além disso, melhora o comportamento nas subidas técnicas.
CORTE DE VELOCIDADE MÁXIMA PERSONALIZÁVEL
Agora já é possível personalizar a forma como o sistema EP801 corta a potência quando alcança a velocidade máxima de assistência. Tanto podes escolher uma redução mais natural para um corte suave, como potenciar ao máximo a assistência até chegar ao corte.
FORNECIMENTO ININTERRUPTO DA POTÊNCIA
A característica mais interessante da nova atualização é prolongar a assistência quando deixamos de pedalar. Trata-se de uma vantagem muito importante em competição, que permite deixar de pedalar (por exemplo, numa zona muito técnica) enquanto o motor continua a empurrar-nos para frente.
A duração deste modo de assistência prolongada pode ser personalizada entre curta, média e longa, para poder ser ajustada em função do terreno ou das necessidades específicas da prova.
Também podemos usar esta funcionalidade em terrenos muito acidentados (subidas muito empinadas e técnicas), sendo muito fácil cancelar este modo. O sistema desativa automaticamente a assistência prolongada quando pedalamos para trás.
SHIMANO AUTO SHIFT ATUALIZADO
O Auto Shift também sofreu melhorias significativas, graças à preciosa contribuição de Mick Hannah da Yeti/Shimano EP Racing, que utiliza esta função nas etapas da EDR-E. Esta atualizaçáo permite uma condução mais agressiva com uma passagem de mudanças mais rápida, inclusive em travagem ou aceleração. Além disso, o Auto Shift deixa de funcionar quando o utilizador substituir o modo de mudanças automáticas pelo modo manual durante uma descida. Isto é crucial para enfrentar situações mais complicadas, como travagens mais bruscas em curvas apertadas.
DISPONIBILIDADE DO NOVO FIRMWARE
O novo firmware está disponível para todos os proprietários do EP801. Basta irem à loja Shimano Service Center mais próxima para ser feita a atualização. Em todo o caso, sugerimos contatar a Sociedade Comercial do Vouga (scvouga.pt) se tiveres alguma dúvida. Todas as bicicletas novas equipadas com o motor EP801 (depois de 25 de Junho de 2024) estão pré-instaladas com este novo firmware.
Este Outono será lançada uma atualização da aplicação para smartphone E-Tube Project que permitirá realizar esta atualização de firmware e personalizar a configuração sem ser preciso ir a uma loja. Até essa altura, recomendamos ires a uma loja autorizada pela Sociedade Comercial do Vouga, distribuidor da Shimano em Portugal.
Por seu lado, o motor EP600 também recebeu a atualização do firmware para o corte de velocidade máxima e a atualização do Auto Shift.
Consulta também o site bike.shimano.com/pt-PT/home.html para detalhes adicionais.