Notícias

Rockrider lança edição exclusiva Race 900 Team Edition XX1 AXS

A Decathlon lançou no mercado, através de pré-encomenda, uma edição exclusiva e limitada de 400 unidades da bicicleta usada este ano pela equipa profissional de BTT.

Carlos Pinto

2 minutos

Rockrider lança edição exclusiva Race 900 Team Edition XX1 AXS

Há pouco tempo a Decathon anunciou a formação de uma equipa profissional de BTT que irá estar presente em algumas das principais provas em França e prevê participar também na Taça do Mundo de XCO. 

Agora, a marca de retalho francesa criou uma edição limitada de 400 unidades que no fundo é uma réplica da versão utilizada pela equipa. A Rockrider Race 900 Team Edition XX1 AXS está disponível exclusivamente em pré-encomenda no site da marca (clica AQUI para acederes), do tamanho S ao XL e inclui pormenores de luxo.

 

O quadro é fabricado em carbono com fibras de alto módulo (pesa 1030 gramas no tamanho M), os tubos têm dimensões diferenciadas para proporcionar mais rigidez ou absorção consoante as necessidades, as escoras traseiras são baixas e curtas, para otimizar a condução em zonas técnicas, a cablagem é interna e existem dois detalhes funcionais. O primeiro é uma reentrância na parte inferior do tubo diagonal que permite alojar uma câmara de ar. O segundo é, no fundo, uma marca no tubo horizontal. Esta marca - que está protegida por uma película de proteção - está localizada numa zona sensível aos impactos em caso de queda e que é geralmente alvo de toques durante o transporte. 

 

Apesar de vir de origem com um espigão de selim rígido, este quadro pode adotar um espigão telescópico e para facilitar a sua instalação, debaixo do eixo pedaleiro possui uma reentrância protegida com uma tampa para acedermos facilmente ao interior. 

 

Quanto à montagem, é de luxo e destina-se a alta competição. Por exemplo, inclui uma transmissão eletrónica e sem fios SRAM XX1 Eagle AXS. Os periféricos em carbono abundam, como o espigão de selim (31,6 mm), o guiador ProTaper de 760 mm, as rodas Reynolds de 29 polegadas (com garantia vitalícia), as manetes de travão Reynolds e o próprio pedaleiro SRAM Eagle XX1 (com canques de 170 mm nos tamanhos S e M e 175 mm no L e XL), o qual traz de origem um prato de 34 dentes. 

 

Os travões são os Hayes Dominion T2 com discos de 160 mm e quanto à desmultiplicação proporcionada, inclui uma cassete 10-52. A suspensão é uma RockShox SID SL Ultimate de 100 mm de curso, com pernas de 32 mm. O bloqueio fornecido é o Combolock (de duas posições), desenhado e produzido pela própria Decathlon. 

 

E se estás na dúvida quanto ao peso, podemos desde já adiantar que, no tamanho S, pesa 9,4 kg, no M sobe para os 9,6 kg, no L chega aos 9,7 e no XL, segundo a Decathon, não chega aos 10, ficando nos 9,8 kg. E o preço? 4.250 euros. 

 

Geometricamente é uma bicicleta relativamente compacta, com escoras de 435 mm, ângulo de direção de 68º, avanço curto e reach mais longo (seguindo a tendência atual). Inclui eixos passantes, como não podia deixar de ser e é BOOST. O quadro pode levar dois bidons e quanto ao avanço é em alumínio (da própria Rockrider com um ângulo negativo de 20 graus e com comprimentos diferenciados consoante o tamanho do quadro (de 60 a 90 mm). O selim escolhido é o Fizik Argo Vento com carris em carbono. Por sua vez, os pneus são os Hutchinson Kraken Racing Lab Hardskin 29x2.30 Tubeless Ready.

 

 

Etiquetas:

Relacionados