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Nova Orbea Rise: menos peso, mais integração e autonomia

A Rise inclui o novo motor Shimano EP801 RS e tem mais opções em termos de bateria (360 ou 540 Wh).

Hector Ruiz

Eis a nova Orbea Rise
Eis a nova Orbea Rise

A Orbea apresentou a Rise em 2020, precisamente numa altura em que a categoria das ebikes leves começava a dar os primeiros passos. Este modelo foi um dos primeiros a permitir que aqueles que gostam daquela sensação natural de pedalar se mantenha, mas com uma pequena ajuda de um motor. O mercado dividiu-se entre aqueles que aceitaram este conceito e aqueles que pura e simplesmente querem motores mais potentes e baterias com mais capacidade.

No entanto, o mercado das ebikes leves continua a crescer, tanto em termos de utilizadores, como de ofertas no mercado. A nova Rise inclui as virtudes do motor Shimano EP8, o qual sofreu alterações específicas para esta Orbea, naquilo que a marca denominou como Rider Sinergy.

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Esta Rise Carbon que vemos na imagem é a primeira a incluir esta tecnologia. No entanto, podes ficar descansado, pois os modelos Rise Hydro de alumínio continuam a existir. 

MENOS DE 16 KG

O conceito inicial da Rise permanece o mesmo, ou seja, a marca procurou manter a máxima leveza possível nesta bike de Trail e para tal estreia um novo quadro que mantém o mesmo design da versão anterior, mas que é mais leve e possui um triângulo dianteiro ainda mais rígido. 

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A sua geometria também é a mesma, e o curso da suspensão e do amortecedor também (140 mm atrás e 140/150 mm na suspensão, dependendo da montagem).

Quanto ao peso do quadro - sem motor e sem a cablagem - é agora de 2,2 kg no tamanho M. Não se trata apenas de uma redução de peso, mas sim de uma melhoria geral, principalmente na mudança de localização do conetor da bateria que agora está mais baixo e integrado, características que fazem com que a Rise melhore ainda mais a sua agilidade.

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Esta alteração tem outro objetivo adicional, que é otimizar o comprimento da cablagem, por isso agora é mais curta e consegue uma pequena redução de peso. 

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O quadro é mais leve principalmente devido à mudança do layup do carbono (quantidade e disposição das camadas), mas também da reconfiguração do link, que agora tem um design mais limpo e em sintonia com o restante quadro.

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Agora os parafusos que o unem à peça que prolonga o amortecedor estão ocultos, com um acesso a partir da zona interna e no seu eixo principal podemos instalar uma multiferramenta FLP no interior. Os rolamentos também são de qualidade superior, para proteger esta zona da lama e água. Além disso, a nível estético esta zona é pintada da mesma cor do quadro. 

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Esta integração tem mais protagonismo no triângulo dianteiro onde encontramos o SIC System, ou seja, agora os cabos e mangueiras são introduzidos no interior do quadro através da direção, o que permite um aspeto mais limpo e atrativo, evitando ter de furar o quadro e reforçá-lo nessa zona. Aliás, conhecemos este sistema no lançamento oficial da nova Oiz e conta com um rolamento superior de alta qualidade, além de um sistema muito bem vedado que protege o interior da entrada da água ou de detritos. 

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Esta direção inclui o sistema Spin Block que limita a rotação do guiador, evitando que em caso de queda o mesmo bata bruscamente no quadro, danificando-o.

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O conjunto avanço/guiador é o mesmo utilizado na nova Wild, com um avanço desenhado juntamente com o sistema de bloqueio da rotação (se o substituirmos perdemos esta função) e que, em conjunto com o guiador, permite introduzir os cabos pelo seu interior, tornando-os ocultos. 

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O quadro agora prescinde do botão On/Off no tubo de selim - o qual era, por vezes, difícil de alcançar - e esse botão passa a estar localizado no comando remoto.

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Quanto ao peso total, fica abaixo dos 16 kg na montagem mais elitista, a M-LTD que pesa 15,94 kg (no tamanho M e sem pedais). 

RIDER SINERGY

A Orbea aposta na Shimano em termos de motorizações, tendo escolhido o novo EP801 que tem uma configuração personalizada denominada Rider Sinergy e que na prática consiste num comportamento mais natural em termos de potência.

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Quanto à capacidade, tem um torque máximo de 60 Nm e essa entrega de potência é otimizada quando se adota uma cadência entre 75 e 90 pedaladas por minuto. Esta entrega de potência é personalizável e contínua, recorrendo a dois perfis diferentes do utilizador, consoante as voltas e as situações. 

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Uma das alterações principais está no comando remoto do motor Shimano, que agora passa a ser o EN600-L, que é um pouco mais completo do que o usado anteriormente. Para além do botão On/off, também possui LEDs que nos informam do estado da bateria e da assistência usada, de maneira a prescindirmos da pequena barra de LEDs que a Rise anterior possuía junto à mangueira do travão. 

Continua a ser compatível com a aplicação RS Garmin IQ que nos mostra os parâmetros do motor (bateria e assistência) num dispositivo Garmin sem ter de recorrer a um display no quadro ou no guiador. 

MAIS CAPACIDADE E OPÇÕES DE BATERIA 

Uma das principais características da Rise (tal como da maioria das ebikes leves de BTT) é o uso de uma bateria limitada em tamanho, peso e autonomia, precisamente para manter o carácter mais natural, "humano" e menos elétrico. A versão anterior usava uma bateria de 360 Wh, mas esta nova passa também a ter disponível uma nova de 540 Wh para aqueles que preferem uma autonomia superior sem ter de recorrer ao Range Extender de 252 Wh - embora permaneça disponível -. É precisamente a mesma capacidade de bateria que a Orbea estreou na Rise Hydro de alumínio. 

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A bateria é completamente nova e foi um dos aspetos tecnológicos onde a Orbea mais se envolveu. O tamanho da mesma é bastante compacto e o peso é inferior a 2 kg (pesa 1.898g, ou seja, 300g a menos do que a bateria anterior de 540 Wh da Rise Hydro).

range
 

Portanto, agora as opções em termos de autonomia são várias, com 360 e 540 Wh, além do Range Extender de 252 Wh. Isto significa que temos uma autonomia de até 2.400 metros de desnível positivo com a bateria mais pequena e de até 3.600 metros com a maior, aos quais temos de adicionar mais 1.400 metros se usarmos o Range Extender. 

A Rise de carbono inclui de série a bateria de 360 Wh, que pode ser substituída pela de 540 Wh na altura da compra, enquanto a Rise Hydro traz de série a opção de 540 Wh.

charging time
 

O carregador de série também é o 4A que oferece um carregamento mais rápido (80% em somente duas horas na bateria de 360 Wh e três horas na de 540 Wh), enquanto para o Range Extender continua a ser o 2A.

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MODELOS E PREÇOS

A gama Rise tem no total 7 modelos, 4 de carbono e 3 de alumínio. Além das opções de bateria é possível configurar diferentes medidas de componentes, rodas ou suspensões e podemos personalizar a cor nos modelos de carbono. Este modelo deverá começar a chegar às lojas em Portugal a partir de Janeiro de 2023.

rise m ltd

Rise M LTD - 10.999 €

rise m team
Rise M-Team - 9.999 €
rise m10
Rise M10 - 8.599 €
rise m20
Rise M20 - 6.999 €
rise h10 3 565x325
Rise H10 - 6.599 €
rise h20
Rise H20 - 5.799 €
rise h30
Rise H30 - 5.299 €

Poderás saber mais informações em www.orbea.com.

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