Após o confinamento e os efeitos psicológicos provocados pela restrição da liberdade, uma das consequências foi o surgimento de um grande número de novos praticantes de BTT e de ciclismo. Por isso, um dos segmentos que mais cresceu foi sem dúvida o das bicicletas de entrada de gama. Estas bicicletas atualmente já possuem algumas das características de modelos de gama superior, mas a um preço mais reduzido e, sejamos realistas, já são suficientemente atraentes para servir os propósitos não só de iniciantes, mas também de alguém que já praticou BTT durante muitos anos e se afastou por algum motivo, mas que agora pretende regressar à modalidade. Neste segmento, a Orbea destaca-se com a nova Onna, que substitui o modelo MX.
Há quem não saiba, mas a história da Orbea é muito antiga e nem sempre esteve ligada a bicicletas. Aliás, o nome Onna remonta a um período em que a Orbea produzia revólveres (em 1890), mas atualmente é o nome de um modelo que pretende bater todos os recordes de vendas.
EFICIÊNCIA E DIVERSÃO
A principal característica que influencia o comportamento da Onna é a sua geometria e aí notam-se medidas presentes na sua irmã mais velha, a Alma, mas com modificações que a tornam mais divertida. É mais curta em termos de Reach e o tubo superior é mais reduzido. A suspensão tem 100 mm de curso e a nível geral, é uma bicicleta eficiente e suficientemente rápida para podermos sentir segurança nos trilhos, mesmo quando experimentamos zonas mais técnicas. Tem um ângulo de direção com 68,5º, um valor muito equilibrado e em linha com a filosofia desta bicicleta.
Todos os tamanhos incluem avanços com 70 mm de comprimento e guiadores com 720 mm.
Outro detalhe que nos chamou a atenção é o facto de o seu quadro ser compatível com espigões telescópicos, podendo equipar um com cablagem interna, algo que não é habitual neste tipo de bicicletas e nesta gama de preços.
A cablagem é totalmente interna na zona do triângulo dianteiro, não só por uma questão estética, mas também para evitar ruídos parasitas. O quadro é fabricado em alumínio através de técnicas muito avançadas e saltam à vista detalhes pensados para aumentar a sua polivalência como as roscas para porta-cargas (alforges) e descanso, podendo ser usada em todo o tipo de aventuras, inclusive viagens de vários dias ou deslocações para o trabalho/escola.
Inclui de série um pedaleiro de rosca BSA e quanto aos eixos, a marca optou pelo standard nesta gama de preços, com um eixo traseiro de aperto rápido convencional (9x135 mm) que assegura a compatibilidade com a maioria das rodas de entrada de gama. As suspensões utilizadas em todos os modelos também incluem eixos de 9x100 mm.
TAMANHOS EXISTENTES
Este modelo está à venda em cinco tamanhos, do XS ao XL. Os tamanhos mais pequenos (XS e S) trazem rodas 27,5" enquanto os restantes (do M ao XL) trazem 29", de modo a que a experiência de utilização seja similar, independentemente do tamanho de roda. Contudo, quem comprar o tamanho S pode optar entre rodas 27,5" ou 29". Isto alarga o espectro de utilizadores e é como se existissem na realidade seis tamanhos.
De facto, no catálogo encontramos todos os modelos Onna na sua versão Junior, pensada para crianças com uma altura específica (entre 1,50 e 1,60m) e que está à venda unicamente no tamanho XS com rodas 27.5", sendo a montagem muito similar à das versões para adulto.
DESDE 629 ATÉ 1.099 €
Todos os modelos adotam o mesmo quadro, só difere a montagem de componentes. Também inclui travões de disco hidráulicos em toda a gama, pneus 2.35" e quanto às transmissões, há versões monoprato nas três versões superiores e de 2x10, 2x9 e 2x8 nos modelos mais baratos.
A Orbea oferece gratuitamente a primeira revisão ao comprador além de uma assinatura anual do Wikiloc, um detalhe pensado para atrair cada vez mais quem quer descobrir novos trilhos.
Onna 10. 1.099 €
Onna 20. 999 €
Onna 30. 849 €
Onna 40. 749 €
Onna 50. 629 €
Poderás saber mais informações em experience.orbea.com/es/onna.