comitium

Nova Monza: a Factor mais barata

Esta nova bicicleta da Factor tem o nome do famoso circuito italiano de velocidade e a sua concepção foi inspirada nas linhas aerodinâmicas da Ostro VAM, mas não se destina a ciclistas profissionais. 

José Gisbert

Nova Monza
Nova Monza

Romain Bardet ganhou uma etapa na Volta a França de 2017 a bordo de uma Factor 02. Nunca na história do ciclismo uma marca tão jovem -só tinha chegado ao mercado há dois anos - conseguiu um feito destes, embora contasse com um grupo de engenheiros com uma vasta experiência na utilização do carbono, tanto no setor automóvel, como do motociclismo e mesmo nas bicicletas. A partir dessa edição da Volta a França, a marca venceu em todo o tipo de corridas e atualmente é fornecedora da equipa UCI ProTeam Israel-Premier Tech. 

Cuadro y horquilla de la nueva Factor Monza

A nova Monza tem o mesmo nome do famoso circuito italiano de velocidade e conceptualmente é inspirada nas linhas aerodinâmicas da Ostro VAM, mas destina-se aos ciclistas amadores. Trata-se de uma bicicleta com genes de competição e um design aerodinâmico, onde a rigidez é elevada, mas possui detalhes úteis no dia a dia e, sobretudo, um preço mais acessível. O tipo de carbono é diferente dos modelos de topo, o que simplifica a produção do quadro e da forqueta. 

GEOMETRIA

Se compararmos esta bicicleta com a Ostro VAM e O2 VAM, vemos claramente que a Monza tem um stack um pouco maior - altura da direção face ao eixo pedaleiro - e menos reach - alcance da direção face ao eixo pedaleiro - para conseguir uma posição mais cómoda, mas sem comprometer o rendimento. A distância entre eixos é a mesma das suas "irmãs" mais elitistas, tal como as medidas do ângulo de direção, offset da forqueta e dimensão das escoras. 

Nueva Factor Monza

DETALHES

Uma das novidades principais é o tubo diagonal, que permite levar no seu interior ferramentas, kits antifuro ou outros objetos. Estes ficam protegidos por uma tampa. 

Compartimento en el tubo vertical.

As linhas do quadro são semelhantes às da Ostro, o modelo mais aerodinâmico da Factor, o que visualmente transmite velocidade, estabilidade e resistência. 

O tubo da direção é mais fino na parte central, mas não tanto como na Ostro e a zona de união entre a forqueta e o quadro não fica lateralmente tão integrada, de modo a ajudar a reduzir os custos de produção. 

As mangueiras do sistema de travagem seguem pelo interior do guiador integrado e por sua vez pela parte interna do quadro. Para ajudar neste processo, o rolamento superior é de 1,5" de diâmetro e o tubo de direção tem um design cilíndrico. 

Parte frontal y dirección de la nueva Factor Monza.

O guiador integrado HB04 - incluído de série em todas as montagens - tem um perfil aero na parte central e as suas medidas são mais contidas do que as dos guiadores puros de competição, sobressaindo as suas aptidões em termos de conforto (reach de 75 mm e drop de 115 mm, com sweep de 8º). 

O espigão de selim é aerodinâmico e o seu aperto está oculto. Também as escoras herdam características da Ostro, embora sejam mais volumosas e descrevam uma curva. 

Tirantes y cierre de la tija en la nueva Factor Monza.

O apoio do desviador abdica de um dropout (agora adota o sistema UDH Mini), embora de origem traga um adaptador de série integrado para desviadores convencionais de rosca. Além disso, permite usar pneus de até 34 mm de largura. 

El anclaje del cambio UDH Mini es compatible con el estándar UDH.

OPÇÕES E PREÇOS

A nova Monza está disponível em seis tamanhos - do 49 ao 61 - e três cores: Steel Green, Solar Blue e Pearl White+Spartan Blue.

Las tres opciones de color de la nueva Factor Monza.

O preço da montagem com grupo Shimano Ultegra Di2, guiador integrado HB04 e rodas Black Inc Forty Five é de 7.999 €; com grupo SRAM Force AXS (com medidor de potência), guiador integrado HB04 e rodas Black Inc Forty Five chega aos 8.299 €; e o kit composto pelo quadro e forqueta custa 4.699 €.

Poderás encontrar mais informações em factorbikes.com

Arquivado em:

Factor Ostro VAM

Relacionado

Já testámos a Factor Ostro VAM

Nova Factor O2 VAM pesa somente 6,2 kg

Relacionado

Nova Factor O2 VAM pesa somente 6,2 kg

Primeiras impressões da nova Scott Addict RC

Relacionado

Primeiras impressões da nova Scott Addict RC

Já estão em comercialização os novos quadros S Works Tarmac SL8 2025 World Tour

Relacionado

Já estão em comercialização os novos quadros S-Works Tarmac SL8 2025 World Tour

Eis a S Works Tarmac SL8 personalizada do piloto Carlos Sainz

Relacionado

Eis a S-Works Tarmac SL8 personalizada do piloto Carlos Sainz

Testámos a Trek Madone SLR 9 Red AXS Gen 8

Relacionado

Exclusivo: testámos a Trek Madone SLR 9 Red AXS Gen 8