Romain Bardet ganhou uma etapa na Volta a França de 2017 a bordo de uma Factor 02. Nunca na história do ciclismo uma marca tão jovem -só tinha chegado ao mercado há dois anos - conseguiu um feito destes, embora contasse com um grupo de engenheiros com uma vasta experiência na utilização do carbono, tanto no setor automóvel, como do motociclismo e mesmo nas bicicletas. A partir dessa edição da Volta a França, a marca venceu em todo o tipo de corridas e atualmente é fornecedora da equipa UCI ProTeam Israel-Premier Tech.

A nova Monza tem o mesmo nome do famoso circuito italiano de velocidade e conceptualmente é inspirada nas linhas aerodinâmicas da Ostro VAM, mas destina-se aos ciclistas amadores. Trata-se de uma bicicleta com genes de competição e um design aerodinâmico, onde a rigidez é elevada, mas possui detalhes úteis no dia a dia e, sobretudo, um preço mais acessível. O tipo de carbono é diferente dos modelos de topo, o que simplifica a produção do quadro e da forqueta.
GEOMETRIA
Se compararmos esta bicicleta com a Ostro VAM e O2 VAM, vemos claramente que a Monza tem um stack um pouco maior - altura da direção face ao eixo pedaleiro - e menos reach - alcance da direção face ao eixo pedaleiro - para conseguir uma posição mais cómoda, mas sem comprometer o rendimento. A distância entre eixos é a mesma das suas "irmãs" mais elitistas, tal como as medidas do ângulo de direção, offset da forqueta e dimensão das escoras.

DETALHES
Uma das novidades principais é o tubo diagonal, que permite levar no seu interior ferramentas, kits antifuro ou outros objetos. Estes ficam protegidos por uma tampa.

As linhas do quadro são semelhantes às da Ostro, o modelo mais aerodinâmico da Factor, o que visualmente transmite velocidade, estabilidade e resistência.
O tubo da direção é mais fino na parte central, mas não tanto como na Ostro e a zona de união entre a forqueta e o quadro não fica lateralmente tão integrada, de modo a ajudar a reduzir os custos de produção.
As mangueiras do sistema de travagem seguem pelo interior do guiador integrado e por sua vez pela parte interna do quadro. Para ajudar neste processo, o rolamento superior é de 1,5" de diâmetro e o tubo de direção tem um design cilíndrico.

O guiador integrado HB04 - incluído de série em todas as montagens - tem um perfil aero na parte central e as suas medidas são mais contidas do que as dos guiadores puros de competição, sobressaindo as suas aptidões em termos de conforto (reach de 75 mm e drop de 115 mm, com sweep de 8º).
O espigão de selim é aerodinâmico e o seu aperto está oculto. Também as escoras herdam características da Ostro, embora sejam mais volumosas e descrevam uma curva.

O apoio do desviador abdica de um dropout (agora adota o sistema UDH Mini), embora de origem traga um adaptador de série integrado para desviadores convencionais de rosca. Além disso, permite usar pneus de até 34 mm de largura.

OPÇÕES E PREÇOS
A nova Monza está disponível em seis tamanhos - do 49 ao 61 - e três cores: Steel Green, Solar Blue e Pearl White+Spartan Blue.

O preço da montagem com grupo Shimano Ultegra Di2, guiador integrado HB04 e rodas Black Inc Forty Five é de 7.999 €; com grupo SRAM Force AXS (com medidor de potência), guiador integrado HB04 e rodas Black Inc Forty Five chega aos 8.299 €; e o kit composto pelo quadro e forqueta custa 4.699 €.
Poderás encontrar mais informações em factorbikes.com.










