A Factor é uma marca britânica que não só desenha e produz bicicletas, mas também tem um longo historial - e experiência - no setor da aviação e no automobilismo de competição. Ao contrário de outras marcas, a Factor não subcontrata outras empresas para a produção dos seus quadros ou outros componentes de carbono, já que tem uma fábrica própria em Taiwan - mais concretamente em Taichung - onde também está sedeado o departamento de Investigação e Desenvolvimento, para desta forma otimizar o controlo da produção e encurtar os prazos entre os protótipos e o produto final.
Em 2022, foi lançada a primeira versão da Ostro e agora chegou ao mercado a segunda. O design da parte frontal do quadro e da forqueta merecem nota de destaque, dado que foram usadas ferramentas de simulação dinâmica para alcançar o design ideal em cada secção.
Em comparação com a versão anterior, a nova Ostro permite poupar 7 Watts à mesma velocidade. Além disso, o conjunto formado pelo quadro, forqueta, guiador, espigão e rodas é 268g mais leve, totalizando a montagem completa 6,8 kg, ou seja, o mínimo permitido pela UCI em competição. Embora nas fotos não estejam montados, os novos porta-bidons Black Inc Ostro VAM Sprint são oferecidos na compra da bicicleta e foram desenhados especificamente para a Ostro com o objetivo de proporcionar a menor resistência ao vento.
A nova Ostro VAM não é só uma bicicleta com uma estética espetacular e um peso muito baixo, também conta com um design aerodinâmico estudado que foi aperfeiçoado. Também conta com componentes aerodinâmicos como o espigão de selim ou o guiador integrado, mas também inclui outros detalhes como rolamentos cerâmicos que reduzem as perdas de velocidade por atrito.
TESTE EXCLUSIVO
O modelo que recebemos para testar pesou na nossa balança 7,06 kg (no tamanho 54, sem pedais), um valor realmente baixo e inferior a bicicletas de marcas rivais que estáo catalogadas como trepadoras. As rodas Black Inc - a marca de componentes da Factor - ajudam a manter o peso baixo, bem como a estética da Ostro. O resultado é uma das bicicletas que mais deu nas vistas na nossa redação, e uma das que mais gostámos de testar devido ao seu comportamento geral.
Para além da estética e dos acabamentos de elevada qualidade, a rigidez e o conforto geral são pontos que estão lado a lado com a aerodinâmica, resultando num comportamento equilibrado.
RODAS BLACK INC 48|58
O modelo mais indicado para subidas da Factor, a O2 VAM, inclui as levíssimas rodas Black Inc 28//33 com 28 mm de perfil na roda dianteira e 33 mm na traseira, as quais pesam somente 1.124g o par. As 48/58 montadas na bicicleta que testámos pesam 1.270g, um valor igualmente impressionante, tendo em conta o seu perfil.
Estas rodas são fabricadas em carbono T700, T800 e T1100, com um acabamento que deixa à vista a fibra. Têm 23 mm de largura interna e 29 mm de largura externa, os raios são de carbono e os cubos têm rolamentos cerâmicos (da Ceramic Speed). São fabricadas à mão e são compatíveis com pneus tubeless ou câmara de ar (a Factor recomenda pneus com 28 mm de largura). Custam 3.374 euros o par e podem ser compradas à parte ou incluídas num kit composto pelo quadro e forqueta Ostro VAM, com espigão de selim e cockpit Black Inc. As rodas foram desenvolvidas juntamente com a Ostro VAM, formando um complemento perfeito, ao reduzir o peso e melhorar a aerodinâmica do conjunto.
Embora não batam o recorde em termos de rigidez lateral, notamos que mesmo com vento lateral comportam-se muito bem, evitando movimentos indesejados do guiador e absorvem bastante bem as irregularidades do asfalto. Mas o principal destaque é a sua facilidade em atingir velocidades altas, sobretudo quando queremos acelerar após uma curva ou atacar numa subida. É nestes momentos que nos apercebemos da real qualidade.
Como curiosidade, salientamos o som produzido por estas rodas quando rolamos a alta velocidade ou quando oscilamos a bicicleta ao pedalar em pé. É literalmente viciante.