Desenvolvida em cooperação com a equipa UCI ProTeam Israel-Premier Tech, a nova versão do modelo Factor foi estreada nesta Volta a França e todos os upgrades foram feitos a pedido dos ciclistas profissionais desta equipa, tornando-a uma bicicleta ainda mais competitiva para as etapas de montanha, aliás como se viu ontem na vitória de Michael Woods. Esta bicicleta pesa menos de 7 kg já com o transponder, pedais e grades de bidon. Além disso, é mais rígida e rápida do que a versão anterior.
O primeiro protótipo foi testado em Maio por Chris Froome e Dylan Teuns durante um estágio em Andorra e os resultados foram bastante satisfatórios. O novo modelo tem a mesma rigidez que a Ostro VAM e uma resistência ao vento melhorada, poupando, segundo as análises feitas no túnel de vento, 12 watts a cerca de 48 km/h. A marca alega que em subidas com 8% de desnível, à velocidade média a que os ciclistas profissionais sobem, o ganho em termos de aerodinâmica ainda é visível e que este modelo continua a ser muito rápido.

TECNOLOGIA
No design do quadro estão claramente visível secções aerodinâmicas em forma de D, adaptando-se às novas normas da UCI que são mais permissivas. Isso nota-se principalmente no tubo frontal e no diagonal. A Factor adotou novas técnicas de produção e tecnologias inovadoras, como a FEA - Finite Element Analysis - e a Cloud Based CFD - dinâmica de fluidos - tendo sido incluídas as rodas com diferentes tipos de raios em movimento e em vez de se usar um dummy, na análise esteve sempre presente um ciclista a pedalar, simulando diferentes cenários e com ângulos diferentes em termos de vento e velocidade. Na fase final foram testados no túnel de vento diversas versões de protótipos de quadros e forquetas. A Factor assegura que a nova O2 VAM não só é a mais rápida da sua categoria como também é a mais rápida do segmento a seguir, ou seja, das bicicletas aerodinâmicas bastante mais pesadas.
A absorção é superior graças à utilização de um espigão externo - que fica alojado na continuação do tubo vertical - e de um tubo horizontal muito fino, com somente 10 mm na zona de união do tubo vertical, o que permite uma flexão controlada para absorver impactos ou outras irregularidades do terreno.

NOVA FÁBRICA
Este modelo é fabricado na nova fábrica em Taichung (Taiwan), a qual segue os mais altos standards da indústria, possuindo um centro de investigação e desenvolvimento que permite encurtar os prazos entre a fase de protótipo e modelo final, bem como controlar toda a fase de produção. É utilizado o carbono T1000, M60J Pitch e TeXtreme e no caso do espigão de selim é utilizado boro.
A geometria é idêntica à da Ostro VAM, com medidas que se destinam claramente a competição, embora o stack tenha sido elevado 10 mm para reduzir o uso de espaçadores na direção. Este modelo também foi otimizado para usar pneus de 28 mm, embora possam ser montados até 32 mm.
O peso total sem pedais e no tamanho 54 é de 6,2 kg com grupo Shimano Dura Ace Di2 e 6,8 kg pronta a andar (com pedais, dois porta-bidons, suporte para o ciclocomputador, transponder e dorsal). O quadro no tamanho 54 pesa 730g.



NOVAS RODAS BLACK INC 28//33
Esta rodas pesam somente 1.124g - verificámos na nossa balança da redação - e são o aliado perfeito para as características trepadoras da O2 VAM. A largura interna dos aros é de uns generosos 22 mm, e a externa é de 29 mm. O perfil é baixo - só 28 mm na roda dianteira e 33 mm na traseira -. São fabricadas em carbono e têm um design aerodinâmico, com 24 raios em cada roda, o que contribui para o peso final. A união entre a roda e o pneu situa-se num ponto intermédio entre o que é oferecido pelas rodas hookless e as convencionais, com o objetivo de reduzir a resistência ao vento. O par de rodas custa 3.385€, embora sejam vendidas em separado.

TESTE NO TERRENO
Tivemos a oportunidade de testar a nova O2 VAM uns dias antes do lançamento oficial. A bicicleta veio equipada com o grupo topo de gama SRAM Red eTap AXS, mas sem o potenciómetro Quarq, e com as novas rodas Black Inc 28//33 e com o cockpit integrado, também Black Inc. A pintura é a versão Storm Grey, que deixa o carbono à vista no quadro e na forqueta.
No tamanho 54 e sem pedais, pesou na nossa balança 6.52 kg. Após montarmos os pedais, dois porta-bidons e o suporte de ciclocomputador, o peso subiu para 6.85 kg, um valor excelente. Este valor pode ser ainda mais baixo se substituirmos as câmaras de ar convencionais por umas de TPU ou o disco traseiro de 160 mm por um de 140 mm e eliminar o adaptador.
Após as primeiras saídas para acumular quilómetros, as primeiras sensações confirmaram aquilo que a marca refere. É extremamente leve, direta e confortável. Vamos testá-la mais algum tempo e somar alguns milhares de quilómetros antes de escrever o teste final na revista Ciclismo a fundo com todos os detalhes.

Poderás obter mais detalhes em factorbikes.com / blackinc.cc.