Se analisarmos a gama da marca alemã Focus, vemos claramente que a JAM é, provavelmente, um dos modelos mais equilibrados. Trata-se de uma bicicleta destinada a All Mountain, ou seja, um modelo polivalente, que rola eficazmente e que se comporta muito acima da média nas descidas. Isto deve-se em grande medida ao comportamento proporcionado pelo sistema F.O.L.D. que se baseia numa interação entre um link principal e um secundário para obter um comportamento regressivo e sensível na primeira parte do curso e mais progressivo na segunda metade do curso. De qualquer modo, esta nova JAM com 150 mm de curso tem um funcionamento diferente que explicaremos mais adiante.
JAM CARBON
Este ano, a JAM foi remodelada, passando a estar em consonância com as exigências do mercado atual. Por isso, tem agora um novo quadro em fibra de carbono, mantendo em todas as versões o triângulo traseiro de alumínio, o que é uma boa opção, pois não afeta o rendimento final da bicicleta, mas auxilia a conter o preço, numa altura em que este é um tema bastante sensível.

Além da fibra de carbono, as alterações centraram-se na geometria da bicicleta, que agora passa a ser mais fácil de dominar nos trilhos, sendo também mais capaz nas descidas, mas sem perder as suas qualidades trepadoras, por ter um tubo de selim vertical.
Em termos gerais, a bicicleta é mais comprida no triângulo dianteiro, mais vertical no tubo de selim e mais lançada em termos de direção.

NÚMEROS EM DESTAQUE
Se nos centrarmos na análise das medidas da nova JAM Carbon, salta à vista um valor. O Reach é maior do que na versão anterior (10 mm a mais no tamanho S e 45 mm a mais no XL). Além disso, existem duas configurações geométricas distintas graças a um sistema Flip Chip que faz com que, por exemplo, no tamanho M o Reach passe de 450 para 455 mm, o ângulo de direção passe dos 65 para os 65,5º e o ângulo de selim varie dos 76 para os 76,5º.

Desta forma, ao variar o Flip Chip podemos passar de uma bicicleta mais agressiva nas descidas (com ângulos mais lançados e um Reach maior) para uma mais vertical e menos lançada, mais adequada para voltas menos técnicas e mais roladoras.

SISTEMA F.O.L.D. REDESENHADO
Como referimos, um dos baluartes técnicos das bicicletas de suspensão total da Focus é o sistema F.O.L.D.. Este conceito baseava-se até agora na utilização de dois links que conseguiam um comportamento em duas fases distintas ao longo do curso do amortecedor traseiro. Um comportamento mais sensível e regressivo no início e mais progressivo no final, neste caso para evitar esgotar a compressão.
Nesta nova versão da JAM a localização tanto do amortecedor como dos links foi redesenhada. Isto não só fez com que a bicicleta passe a ter o centro de gravidade um pouco mais baixo, o que favorece a condução, mas também permite mais espaço livre no triângulo dianteiro para colocar o bidão e possibilitar a colocação de uma nova (e inédita) bolsa de ferramentas. Mais importante do que isso, o sistema F.O.L.D. nesta nova bicicleta passa de ter duas fases diferentes no comportamento da absorção, para passar a ter somente uma totalmente progressiva desde o início do curso, fazendo com que a bicicleta seja ainda mais eficiente em termos de pedalada.

INTEGRAÇÃO
Outro dos aspetos melhorados nesta JAM é a integração. Por um lado, utiliza o avanço C.I.S. (Cockpit Integration Solution) que a marca alemã já tinha implementado em outros modelos recentes. Trata-se de um avanço com entrada na zona frontal para a cablagem que desde aí passa diretamente ao quadro através da direção.

O novo quadro JAM Carbon conta agora com um novo compartimento no tubo diagonal para poder levar um kit básico de ferramentas e antifuros. Esse kit fica devidamente protegido por uma bolsa para evitar que os elementos que o compõem se movam e produzam ruídos.

Este novo sistema, inédito até agora na Focus, conta com uma tampa de plástico que fica perfeitamente encaixada através de uma mola que ao ser acionada liberta o sistema para podermos aceder ao interior do compartimento.

No interior, existe uma bolsa de tecido que pode ser enrolada com o kit básico de ferramentas e com elementos básicos como a câmara de ar, desmontas e uma botija de CO2 com adaptador.

Esta bolsa envolve todo o interior do tubo diagonal. Desta forma, os elementos do kit permanecem seguros e perfeitamente distribuídos no interior do quadro, evitando qualquer tipo de movimento e ruídos devido às vibrações da bicicleta a rolar.

GAMA JAM CARBON
A nova Focus JAM estará disponível em duas versões com este novo quadro de carbono (sempre diferenciada pelo nome Série 8). A versão topo de gama, denominada 8.9, é a que está nas fotos deste artigo e vem montada com uma transmissão Shimano XT de 12 velocidades, suspensão Fox 36 Float Performance (150 mm de curso) e amortecedor Fox Float Performance. Custa 4.799 euros.
O modelo de entrada de gama é a versão JAM 8.8. A transmissão mescla o grupo SRAM GX e SX de 12 velocidades, os travões são os SRAM Guide T e a suspensão é uma RockShox Revelation RC 29 DebonAir. O amortecedor é um RockShox Deluxe Select +. Custa 3.799 euros.
Poderás saber mais em www.focus-bikes.com.