comitium

Focus apresenta a Atlas, a sua primeira bicicleta de gravel

A marca alemã lançou um modelo versátil - com um amplo espaço para as rodas - para desfrutar das aventuras e das viagens de bicicleta.

Focus apresenta a Atlas, a sua primeira bicicleta de gravel
Focus apresenta a Atlas, a sua primeira bicicleta de gravel

A Focus acabou de entrar no mundo do gravel ao lançar a Atlas, o seu primeiro modelo específico para esta modalidade do ciclismo. Não se trata de um modelo que visa a velocidade, mas sim permitir todo o tipo de aventuras na natureza.

Aliás, a própria marca diz isso: "não é uma bicicleta feita para ganhar provas, para bater recordes ou para ganhar o que quer que seja. Foi feita para perder; perder preocupações, perder a noção do tempo, perderes-te a ti próprio. É para sair em direção à natureza, viver aventuras, conhecer pessoas e, simplesmente, desfrutar".

Graças ao design do seu quadro (com um amplo espaço para as rodas, o que permite usar pneus até 47 mm de largura), os ciclistas poderão usar praticamente os pneus que quiserem. Além disso, podem ser usadas rodas 27,5". Trata-se de uma bicicleta versátil que pode ser equipada como uma bicicleta tradicional de gravel ou como uma bicicleta apta para o bikepacking, com alforges, para aventuras na natureza.

Focus apresenta a Atlas, a sua primeira bicicleta de gravel

 

Fiel ao espírito do gravel, a geometria da Focus Atlas visa acima de tudo o conforto. Isso é conseguido através de um tubo horizontal longo, mas com um avanço curto, para que a bicicleta se comporte de modo suave e ofereça ao ciclista confiança nas descidas. Além disso, tem escoras curtas (425 mm) que permitem manobrar melhor a bicicleta nos singletracks.

Focus apresenta a Atlas, a sua primeira bicicleta de gravel

 

O seu quadro é leve e robusto, fabricado em alumínio, e a forqueta é de carbono. Traz de origem um grupo Shimano GRX, para comutação de mudanças fiável e consistente em qualquer terreno. Uma das novidades desta Focus Atlas está presente no wishbone inteligente, uma pequena peça que orienta os cabos traseiros (cablagem interna), facilitando o espaço livre para os pneus.

Este modelo está preparado para levar todo o tipo de alforges e bolsas para viagens em bikepacking, com inúmeros pontos de fixação. Algumas destas bolsas estão incluídas nos modelos de topo da gama Atlas.

Focus apresenta a Atlas, a sua primeira bicicleta de gravel

 

A Focus Atlas para gravel está disponível em quatro modelos, com preços que vão dos 1.649 euros da Focus Atlas 6.7 (a versão mais barata) até aos 2.599 euros da topo de gama, a Focus Atlas 6.9, que incorpora rodas DT Swiss com sistema Gravel Road Boost, grupo Shimano GRX 810 1x11 com ergonomia especial para gravel, sendo a mais leve de todas (10.5 kg). Entre ambas, estão a Atlas 6.7 EQP, equipada com guardalamas (1.849 euros) e a Atlas 6.8 (2.099 euros).

Poderás conhecer melhor toda a gama em https://www.focus-bikes.com/int/bikes/road-gravel/atlas

Arquivado em: