A marca alemã Focus apresentou a nova geração de uma das sua eBIKES mais famosas, a JAM2, uma biciccleta com 150 mm de curso destinada a Trail e que promete muita diversão nos trilhos graças a um grande equilíbrio entre geometria e comportamento das suspensões.
Juntamente com a revista BIKE tivemos a oportunidade de estar na apresentação internacional desta bicicleta, a qual decorreu na Alemanha, num local repleto de trilhos naturais, com muitos singletracks, raízes molhadas e pedra, o cenário ideal para testar a estabilidade desta JAM2. Desde logo ficámos com a impressão de que esta eBIKE está pronta para todo o tipo de terrenos, incluindo os mais exigentes.

Testámos a Focus JAM2 na versão topo de gama 7.0
FOCUS JAM2 2022 - MAIS INTEGRADA
A JAM2 continua a ser fabricada em alumínio, mas possui um nível de integração semelhante ao dos melhores modelos de carbono. Isso nota-se na bateria, mas também na capacidade de transporte e de conetividade.
Convém referir que o modelo anterior estava disponível com uma bateria interna de 625 Wh, embora existisse uma opção que chegava até aos 765 Wh através de uma bateria auxiliar. Nesta nova geração, não existem baterias externas e a Focus incorpora "somente" uma bateria de 720 Wh interna e extraível através de uma comporta na base do tubo diagonal.
Esta JAM2 tem uma fixação com dois parafusos na parte superior do tubo diagonal na qual é possível fixar uma nova bolsa semirígida destinada a transportar um kit básico antifuros ou ferramentas. Esta bolsa tem um fecho rápido que pode ser aberto/fechado inclusive com luvas, como comprovámos no terreno.

Uma das grandes mais-valias desta Focus é a existência de uma porta USB-C perto do botão de ligar/desligar, no tubo horizontal. Esta porta está totalmente integrada e protegida da sujidade através de uma tampa que sela o compartimento.

O quadro da JAM2 permite transportar um bidão, apesar de a curvatura do tubo diagonal só permitir usar um de 500 ml nos tamanhos pequenos e médios. Só a partir do tamanho L possibilita a utilização de um bidão de 750 ml.
A cablagem interna é outra das imagens de marca desta nova Focus, estando os cabos de mudanças, travão, motor e espigão inseridos diretamente na tampa frontal da caixa de direção C.I.S. exclusiva da Focus, embora também exista a possibilidade de prescindir deste avanço e usar um convencional. A bicicleta é compatível com cablagem externa.

COMPORTAMENTO EQUILIBRADO DAS SUSPENSÔES
Um dos problemas das bicicletas elétricas é a configuração da curva de compressão das suas suspensões. Existe um grande dilema no seio dos fabricantes quanto ao caminho a tomar, pois existem alguns que apostam num comportamento mais confortável e estável, com suspensões sensíveis, mas que podem esgotar o curso com facilidade (devido ao peso destas bicicletas) e os que optam por uma bicicleta mais reativa e eficiente em mudanças de ritmo, mas ao mesmo tempo com pouca estabilidade.

A marca optou por uma configuração da curva de compressão mais linear e progressiva. Isto faz com que as suspensões sejam sensíveis no início do curso, fazendo com que a bicicleta fique confortável em zonas técnicas. Contudo, quando está prestes a esgotar o curso disponível, fica mais dura para evitar danificar o sistema de compressão. Além disso, mantém uma certa reatividade, evitando que a bicicleta afunde com facilidade, permitindo a tração necessária e a agilidade em mudanças de ritmo ou a repartição de peso quando estamos em descidas rápidas.

A versão topo de gama inclui o amortecedor FOX Float X Evol, com um grande volume interno de ar
Por outro lado temos de destacar a proximidade do pivô principal do sistema de amortecimento do eixo traseiro. Isto permite reduzir ao máximo a contaminação do trabalho do amortecedor na pedalada, especialmente quando está em funcionamento. A bicicleta desce com desenvoltura, mas também mantém uma grande capacidade em subidas nas zonas técnicas.
FOCUS JAM2 - À PROVA DE BOMBA
Os responsáveis pelo desenvolvimento deste modelo apostaram todas as fichas na solidez e na fiabilidade. Por esse motivo, optaram por componentes sobredimensionados, como o diàmetro do espigão de 34,9 mm, barras da suspensão de 38 mm, tubo de direção de 45 mm na parte inferior...

Além dos raios, cabeças e reforços nas rodas. O resultado é uma bicicleta homologada que pode transportar 150 kg no total, incluindo a bicicleta e o utilizador.
GEOMETRIA - DUAS OPÇÕES PARA MAIS VERSATILIDADE
Uma novidade face à versão anterior é a geometria que faz com que esta bicicleta, no geral, seja agora mais lançada no tubo de direção e tenha um Reach maior. Isto torna a JAM2 mais estável e mais fácil de manobrar, mas, sobretudo, mais adaptável a qualquer utilizador. Isto é possível graças à incorporação de um Flip Chip no link com duas posições, HIGH e LOW, elevando ou baixando respetivamente o eixo pedaleiro face ao solo.
Dependendo da posição do chip, pode ficar um pouco mais alta e curta, para maior reatividade, ou, pelo contrário, um pouco mais baixa e comprida, perdendo agilidade, mas ganhando estabilidade e previsibilidade. Escolher o modo dependerá do utilizador e do tipo de terreno.
COMPORTAMENTO EM ANDAMENTO
Durante o nosso teste confirmámos que a nova JAM2 é uma bicicleta mais robusta e sólida. Não significa que a anterior não fosse, mas esta nova geração leva-nos a outro patamar. É rápida, fácil de domar quando já atingimos uma certa velocidade e com uma precisão incrível graças à sua geometria.
Obviamente esta robustez toda penaliza um pouco em termos de peso, por isso não é uma eBike leve e isso nota-se em zonas técnicas a baixa velocidade (a inércia ganha protagonismo). Em todo o caso, na maioria dos terrenos a Focus cumpre aquilo que promete. É exemplar a passar por cima de raízes e zonas técnicas e nas descidas proporciona muita confiança. O ângulo de direção de 65 ou 65,5º ajuda, bem como a sensibilidade inicial das suspensões e as rodas que parecem ser feitas à prova de bomba.

Gostámos da geometria e do seu guiador com 780 mm com um sweep atenuado, que permite adotar uma posição das mãos muito natural que não proporciona fadiga com a passagem dos quilómetros.
É uma bicicleta divertida, com uma condução suave, equipada com o motor Shimano EP8. Não se trata de um motor desenhado para entregas bruscas em termos de potência nem acelerações fulgurantes, mas em troca oferece uma das sensações mais naturais de pedalada assistida que conhecemos no mercado.

A autonomia, com uma bateria de 720 Wh é atualmente das maiores do seu segmento. É uma excelente opção para aqueles que querem percorrer longas distâncias.
GAMA FOCUS JAM2
Todas as JAM2 são fabricadas com quadro em alumínio e são comercializadas três versões com diferentes níveis de equipamento e preço.

Suspensão Rock Shox GOLD 35 / Amortecedor Rock Shox Deluxe / Grupo Shimano SLX / Travões Shimano MT520 / Peso: 25,0 kg / Preço estimado: 5.299 euros

Suspensão FOX 36 Float Rythm / Amortecedor FOX Float X Performance / Grupo Shimano Deore XT / Travões Shimano XT / Peso 24,8 kg / Preço estimado 5.999 euros

Suspensão Rock Shox ZEB / Amortecedor FOX Float X Performance / Grupo SRAM GX AXS Eagle / Travões SRAM Code RSC / Peso 25,50 kg / Preço estimado 7.899 euros