Há uma nova ebike no catálogo da Merida, a ETMO. Trata-se do modelo mais barato, mas mesmo assim inclui características de modelos mais caros, como motor Bosch, para a máxima fiabilidade.
Trata-se de uma bicicleta elétrica de suspensão total com quadro em alumínio que é bastante versátil e robusta.

É inspirada na eOne Eighty, mas tem uma configuração mais polivalente:
- 160 mm de curso nas duas rodas (algumas versões têm 140 mm à frente e 143 mm atrás).
- Configuração mullet: roda dianteira de 29” para maior capacidade de absorção e traseira de 27,5” para ganhar agilidade.
- Ângulo de direção de 65º, para maior equilíbrio entre estabilidade e manobrabilidade.
- Ângulo de selim de 78,5º, para maximizar a tração em subidas técnicas.
- Escoras de 446 mm, que fornecem mais controlo e previsibilidade em subidas pronunciadas.
Quanto aos tamanhos disponíveis, a Merida mantém o seu conceito Agilometer que permite escolher consoante o alcance (reach) e o tipo de condução desejado. Além disso, os tubos de selim mais curtos e o seu standover facilitam a montagem e desmontagem, melhorando a confiança.

POTÊNCIA BOSCH: ATÉ 100 NM E 800 WH
Toda a gama ETMO incorpora tecnologia Bosch de última geração, com duas opções de motor:
- Bosch Performance Line CX: até 100 Nm de binário e 750 W de potência máxima.
- Bosch Performance Line PX: até 90 Nm e 700 W, mais focado nos passeios.

As baterias internas podem ser retiradas e estão disponíveis em 540 Wh, 600 Wh e 800 Wh, com a possibilidade de ampliar a autonomia através de um range extender Bosch PowerMore de 250 Wh.
Nos modelos mais caros, o sistema inclui um display Purion 400 e comando remoto sem fios, enquanto as versões mais baratas incluem o Purion 200, com conetividade Bluetooth e compatibilidade com a app Bosch Flow.

MODELOS PARA BTT E USO URBANO
A gama ETMO está estruturada em duas configurações, com variantes específicas:
- Modelos PRO, que incluem motor CX e bateria de 800 Wh.
- Modelos EQ, equipados com guarda-lamas, luzes e racks para alforges, para uma utilização urbana.

Uma das principais características que diferencia a ETMO das demais é o seu processo de produção. A Merida redesenhou algumas partes do quadro - como o suporte do motor e o tubo diagonal que agora são fabricados numa só peça - para reduzir processos e otimizar o alinhamento.

O quadro também adota standards universais como o SRAM UDH, eixos Boost e direção convencional, para facilitar a manutenção e reduzir os custos a longo prazo.
Além disso, tem pequenos pormenores que fazem uma grande diferença em andamento, como cranques curtos de 160 mm, proteções maiores nas escoras e no tubo diagonal, bem como uma ferramenta integrada debaixo do selim.
No fundo, a Merida pretende com esta ETMO democratizar o segmento das ebikes, com preços mais acessíveis. A versão mais barata - 500 Pro - custa 4.199 euros e a mais cara 5.099 euros.
Poderás encontrar mais informações em MERIDA BIKES.









