comitium

Nova Merida eOne Eighty com Bosch 2025

A eOne Eighty, como o próprio nome indica, tem 180 mm de curso e vem de origem com o novo motor Bosch 2025.

Julio Vicioso

Nova Merida eOne Eighty com Bosch 2025
Nova Merida eOne Eighty com Bosch 2025

Para além da nova eOne Sixty, a Merida apresentou a eOne Eighty, a primeira eBike da marca com o novo motor Bosch 2025, o 384Y de quinta geração. 

Esta ebike está disponível unicamente com quadro de alumínio hidroformado. Este processo de produção é bastante peculiar: os tubos de alumínio ganham o formato desejado através de pressão hidráulica a partir do interior, até atingir as extremidades do molde, tal como acontece nos quadros de carbono, fazendo com que seja possível moldar os tubos e obter resultados espetaculares.

Merida eOne Eighty WEB 8

Convém relembrar que a Merida é o segundo maior fabricante de bicicleta do mundo, só atrás da Giant e que das suas fábricas saem todos os anos milhares de bicicletas não só da sua marca, mas também de outras, dado que são sub-contratados por várias empresas de topo. 

Merida eOne Eighty WEB 27

Voltando ao processo de construção do mercado, após a obtenção do formato dos tubos, um robot faz a soldadura e posteriormente é feito um processo manual de controlo de qualidade nas instalações em Taiwan. 

Merida eOne Eighty WEB 12

Tanto na parte dianteira como traseira, tem 180 mm de curso e na versão que usámos, vinha equipada com uma RockShox ZEB e com um amortecedor RockShox Vivid, ambos Ultimate.

Merida eOne Eighty WEB 9

Graças à tampa inferior em plástico no tubo diagonal, é possível retirar facilmente a bateria para a carregar.

Merida eOne Eighty WEB 6

Na parte frontal, a eOne Eighty vem de origem com uma direção 1 1/8", mas pode ser montada uma de 1 1/5". O quadro também é compatível com suspensões de dupla coroa, dado que estamos a falar de um modelo focado no conceito Gravity.

Merida eOne Eighty WEB 17

Na direção está montado um sistema de bloqueio de rotação Block Lock que evita danos no tubo superior do quadro, e também uma entrada dos cabos, batizado Wire Port. Além disso, as quatro versões disponíveis desta Merida incorporam de série uma luz dianteira Lezyne.

Merida eOne Eighty WEB 5

A eOne Eighty tem uma geometria com um ângulo de direção de 64,5º e um ângulo do tubo de selim de 78,5º, muito vertical, ajudando a controlar a bicicleta em subidas complicadas e a manter a tração. 

Merida eOne Eighty WEB 25

A geometria adota o conceito Agilometer, baseado numa medida do tubo de selim muito curta (e espigões de selim telescópicos de longo curso). Por outro lado, o quadro é muito compacto, para grande agilidade. Há 5 tamanhos, do XS ao XL. 

Merida eOne Eighty WEB 13

A eOne Eighty vem montada com roda 29 à frente e 27,5 atrás. Embora não seja leve (27 kg), é fácil de manobrar e tem 5 anos de garantia.

Merida eOne Eighty WEB 24

Quanto aos travões, o dianteiro tem 220 mm de diâmetro e o traseiro 203 mm.

Merida eOne Eighty WEB 14

O sistema de amortecimento traseiro é uma nova versão do FAST que já conhecemos na eOne Sixty e na sua versão não motorizada, com pontos de rotação nas escoras.

Merida eOne Eighty WEB 28

Na eOne Sixty SL o extensor do amortecedor na parte inferior não existe, para maior rigidez lateral e para evitar as torções laterais do amortecedor. 

Merida eOne Eighty WEB 18

Esta é a primeira e-MTB da Merida que utiliza o novo Bosch Performance Line CX, com 85 Nm e algumas melhorias a nível de funcionamento como a redução de peso e de ruído, bem como outras novidades. O novo modo eMTB foi aperfeiçoado e ajuda mais de uma forma muito natural. Tem 6 acelerómetros que medem diferentes variáveis para perceber quais são as nossas necessidades em função da orografia. 

Merida eOne Eighty WEB 8

O novo Walk Assist está mais intuitivo e adapta-se melhor ao terreno, ajustando consoante a inclinação. Também possui um novo sistema de arranque em subidas com uma gestão otimizada da assistência. A autonomia é enorme, graças à nova bateria de 800 W (mais leve do que a de 750 h), além de ser possível usar a bateria externa PowerMore da Bosch que adiciona mais 250 Wh.

Merida eOne Eighty WEB 10

No triângulo principal há espaço para um bidon grande, com sistema magnético FidLock, ou podemos colocar o extender PowerMore de 250 Wh que referimos. 

Merida eOne Eighty WEB 15

Merida eOne Eighty WEB 23

Merida eOne Eighty WEB 21

Merida eOne Eighty WEB 22

Merida eOne Eighty WEB 19

Poderás encontrar mais informações aqui.

 

Arquivado em:

Novas versões da Merida eOne Sixty e eOne Forty com mais autonomia

Relacionado

Novas versões da Merida eOne-Sixty e eOne-Forty com mais autonomia

Teste capacete Merida Pector ME 1

Relacionado

Teste capacete Merida Pector ME-1

Merida eOne Sixty 2021, com o motor Shimano EP8

Relacionado

Merida eOne Sixty 2021, com o motor Shimano EP8

Todos os segredos da Merida Silex, a bicicleta do Campeão do Mundo de gravel

Relacionado

Todos os segredos da Merida Silex, a bicicleta do Campeão do Mundo de gravel

Merida acaba de apresentar a nova versão da Scultura Team

Relacionado

Merida acaba de apresentar a nova versão da Scultura Team

Merida lança nova One Twenty focada no Trail

Relacionado

Merida lança nova One Twenty focada no Trail

Merida apresenta a renovada Time Warp TT

Relacionado

Merida apresenta a renovada Time Warp TT

Merida apresenta o novo capacete Mitro

Relacionado

Merida apresenta o novo capacete Mitro