Para além da nova eOne Sixty, a Merida apresentou a eOne Eighty, a primeira eBike da marca com o novo motor Bosch 2025, o 384Y de quinta geração.
Esta ebike está disponível unicamente com quadro de alumínio hidroformado. Este processo de produção é bastante peculiar: os tubos de alumínio ganham o formato desejado através de pressão hidráulica a partir do interior, até atingir as extremidades do molde, tal como acontece nos quadros de carbono, fazendo com que seja possível moldar os tubos e obter resultados espetaculares.
Convém relembrar que a Merida é o segundo maior fabricante de bicicleta do mundo, só atrás da Giant e que das suas fábricas saem todos os anos milhares de bicicletas não só da sua marca, mas também de outras, dado que são sub-contratados por várias empresas de topo.
Voltando ao processo de construção do mercado, após a obtenção do formato dos tubos, um robot faz a soldadura e posteriormente é feito um processo manual de controlo de qualidade nas instalações em Taiwan.
Tanto na parte dianteira como traseira, tem 180 mm de curso e na versão que usámos, vinha equipada com uma RockShox ZEB e com um amortecedor RockShox Vivid, ambos Ultimate.
Graças à tampa inferior em plástico no tubo diagonal, é possível retirar facilmente a bateria para a carregar.
Na parte frontal, a eOne Eighty vem de origem com uma direção 1 1/8", mas pode ser montada uma de 1 1/5". O quadro também é compatível com suspensões de dupla coroa, dado que estamos a falar de um modelo focado no conceito Gravity.
Na direção está montado um sistema de bloqueio de rotação Block Lock que evita danos no tubo superior do quadro, e também uma entrada dos cabos, batizado Wire Port. Além disso, as quatro versões disponíveis desta Merida incorporam de série uma luz dianteira Lezyne.
A eOne Eighty tem uma geometria com um ângulo de direção de 64,5º e um ângulo do tubo de selim de 78,5º, muito vertical, ajudando a controlar a bicicleta em subidas complicadas e a manter a tração.
A geometria adota o conceito Agilometer, baseado numa medida do tubo de selim muito curta (e espigões de selim telescópicos de longo curso). Por outro lado, o quadro é muito compacto, para grande agilidade. Há 5 tamanhos, do XS ao XL.
A eOne Eighty vem montada com roda 29 à frente e 27,5 atrás. Embora não seja leve (27 kg), é fácil de manobrar e tem 5 anos de garantia.
Quanto aos travões, o dianteiro tem 220 mm de diâmetro e o traseiro 203 mm.
O sistema de amortecimento traseiro é uma nova versão do FAST que já conhecemos na eOne Sixty e na sua versão não motorizada, com pontos de rotação nas escoras.
Na eOne Sixty SL o extensor do amortecedor na parte inferior não existe, para maior rigidez lateral e para evitar as torções laterais do amortecedor.
Esta é a primeira e-MTB da Merida que utiliza o novo Bosch Performance Line CX, com 85 Nm e algumas melhorias a nível de funcionamento como a redução de peso e de ruído, bem como outras novidades. O novo modo eMTB foi aperfeiçoado e ajuda mais de uma forma muito natural. Tem 6 acelerómetros que medem diferentes variáveis para perceber quais são as nossas necessidades em função da orografia.
O novo Walk Assist está mais intuitivo e adapta-se melhor ao terreno, ajustando consoante a inclinação. Também possui um novo sistema de arranque em subidas com uma gestão otimizada da assistência. A autonomia é enorme, graças à nova bateria de 800 W (mais leve do que a de 750 h), além de ser possível usar a bateria externa PowerMore da Bosch que adiciona mais 250 Wh.
No triângulo principal há espaço para um bidon grande, com sistema magnético FidLock, ou podemos colocar o extender PowerMore de 250 Wh que referimos.
Poderás encontrar mais informações aqui.