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Mission, a nova bicicleta de gravel da Merida

A nova Mission é a bicicleta de competição da Merida para o segmento de gravel. Esta bicicleta foi estreada no Campeonato do Mundo da especialidade por Matej Mohoric, o qual ganhou a medalha de bronze. 

Miguel Ángel Sáez

Mission, a nova bicicleta de gravel da Merida
Mission, a nova bicicleta de gravel da Merida

Há 7 anos surgiu no mercado a primeira bicicleta de gravel da Merida, a Silex. Agora, o fabricante asiático lançou no mercado a Mission, o primeiro modelo específico para competição. Este nome não foi escolhido ao acaso. Lembramos que a Merida tem há alguns anos um modelo de ciclocrosse denominado Mission CX. Esta versão de gravel destina-se a todos aqueles que querem andar rápido e não abdicam de uma geometria competitiva. 

Merida Silex23 10 SILEX Angel 2 copia

Esta é a Merida Silex de 2023 que Matej Mohoric usou quando ganhou os Mundiais de gravel. 

 MG 9727

Na imagem poderás ver a Merida Mission de 2025, na versão 10k, específica para competição

Lembramos que a Silex - até agora o único modelo de gravel da marca - tem uma geometria versátil, tentando abranger as necessidades da maioria dos praticantes da modalidade. Trata-se de uma bicicleta que pode levar alforges e bolsas, sendo ideal para viagens. Mas também tem capacidade para chegar ao lugar mais alto do pódio como vimos nos Mundiais de gravel de 2023. Nessa prova, Matej Mohoric - ciclista da Bahrain Victorious - fez algo inacreditável. Mas a marca apercebeu-se de que o gravel estava a mudar e que era necessário evoluir, aumentando o número de modelos disponíveis com geometrias diferentes. 

Merida Mission accion 5

Testámos a nova Merida Mission com José Antonio Hermida, outro dos embaixadores da marca.

Do ponto de vista tecnológico, o quadro da nova Mission tem tudo o que precisa para alcançar o máximo rendimento. É fabricado em carbono de nível CF4 (o mais elevado da Merida é o CF5, o qual está reservado para as bicicletas mais leves de estrada). Curiosamente o quadro é exatamente o mesmo em todas as versões da Mission, desde o 10k até ao mais barato (Mission 4000). Isto significa que, independentemente do orçamento, o cliente final terá sempre o quadro topo de gama. 

Merida Mission geo 2

A geometria combina valores da Scultura Endurance (a bicicleta de granfondos da Merida) e da Silex. Ou seja, tem medidas mais agressivas do que até agora era oferecido pelo modelo Silex. Por exemplo, as escoras são curtas (têm somente 419 mm), o ângulo de direção tem 72º e o reach é de 391 mm (no tamanho M), fazendo com que a Mission seja uma bicicleta rápida, ágil, mas ao mesmo tempo controlável. O stack também é diferente, sendo agora 20 mm mais curto (a Mission tem um centro de gravidade mais baixo do que a Silex). Assim, o comportamento em alta velocidade foi melhorado. 

Merida Mission Geo

OPÇÕES DISPONÍVEIS

A Mission permite instalar qualquer tipo de transmissão. Quanto às montagens disponíveis, o modelo topo de gama - 10k - vem equipado com transmissão XPLR de 13 velocidades da SRAM (monoprato), mas também há versões com transmissões de prato duplo e 12 velocidades - incluindo Shimano GRX na versão Di2 -. 

Merida Mission mas detalle

Durante a apresentação oficial vimos bicicletas da equipa Bahrain Victorious montadas com transmissões de estrada Shimano Dura Ace. Os ciclistas da equipa disseram-nos que usam a versão compacta 50-34 ou a semi-compacta 52-36, dependendo dos percursos. 

Merida detalle 9

A linha de corrente é mais estreita, o que condiciona ligeiramente o espaço para a roda traseira, sobretudo no triângulo traseiro. Oficialmente, é compatível com pneus de até 40 mm, embora alguns atletas da equipa tenham confessado que conseguiram montar versões de 45 mm. 

Merida Mission detalle 5

Este modelo vem equipado com um cockpit Team SL GR1 que a Merida já usa nos modelos de estrada Reacto e Scultura Endurance. Este guiador é mais largo e tem um flare otimizado para gravel. 

Merida Mission detalle 1

O quadro tem roscas no tubo horizontal que permite instalar bolsas compactas, sobretudo para quem participa em provas de 300, 400 ou 500 km, permitindo transportar alimentação, hidratação e kit anti-furos. 

Mission Merida detalle 3

Também destacamos a presença de uma zona de armazenamento no porta-bidon principal. Permite transportar no interior do quadro ferramentas, uma câmara de ar, etc. 

Merida Mission detalle 2

TODOS OS MODELOS E PREÇOS EM PORTUGAL

A gama da Mission é bastante equilibrada, incluindo montagens mais avançadas e exclusivas, bem como versões mais baratas, mas com o mesmo quadro em carbono da versão de topo. 

MISSION 10K

  • 7.599€
  • Quadro: Mission CF4 II
  • Grupo: SRAM Red XPLR AXS T-Type 13v
  • Rodas: Zipp 303 XPLR SW

Merida Mission 10K bluslv MY26

MISSION 9000

  • 4.849€
  • Quadro: Mission CF4 II
  • Grupo: SRAM Force XPLR AXS T-Type 13v
  • Rodas: Zipp 303 XPLR S

Merida Mission 9000 409

MISSION 7000

  • 4.299€
  • Quadro: Mission CF4 II
  • Grupo: Shimano GRX 825 Di2 12v
  • Rodas: Reynolds ATR TSS CL

Merida Mission 7000 523

MISSION 6000

  • 3.099€
  • Quadro: Mission CF4 II
  • Grupo: SRAM Rival AXS 13v
  • Rodas: DT Swiss G1800 Spline CL

Merida Mission 6000 487

MISSION 4000

  • 1.949€
  • Quadro: Mission CF4 II
  • Grupo: Shimano GRX 400 12v
  • Rodas: Shimano WH-RX180

Merida Mission 4000 556

COMPORTAMENTO NO TERRENO

Embora só tenhamos testado esta bicicleta durante a apresentação em Girona (Espanha), deu para ter a noção de que se trata de um modelo de gravel bastante rápido. Aliás, o seu comportamento assemelha-se mais a uma bicicleta de estrada do que de BTT. É o tipo de bicicleta que está no seu habitat ideal em terrenos fáceis e compactos, mas perde alguma da sua eficácia em zonas mais técnicas ou terreno solto - zonas onde uma gravel mais versátil mostra as suas mais-valias -. 

merida accion 6

O espaço de armazenamento no tubo diagonal é bastante prático e é uma boa aposta, permitindo transportar alguns bens essenciais. A rigidez do conjunto é excelente, e nos modelos topo de gama esse contributo também é dado pelas rodas e pelo cockpit integrado. 

Merida Mission accion 1

Quanto à geometria, destina-se realmente a atingir velocidades elevadas. Gostaríamos de ter tido a oportunidade de testar esta Mission com pneus mais largos para analisar as suas capacidades em terrenos mais degradados, mas tirando isso, é uma excelente bicicleta. E se olharmos para os preços da gama e os compararmos com as marcas da concorrência, vemos claramente que a Merida está bastante competitiva. E ainda por cima os acabamentos são de excelente qualidade. 

Poderás encontrar mais detalhes em Merida Bikes

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