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Novas versões da Merida eOne-Sixty e eOne-Forty com mais autonomia

A Merida atualizou as suas bicicletas elétricas de enduro e trail, dotando-as com o conceito eTrilogy e proporcionando mais autonomia.

Revista e-BIKE

Novas versões da Merida eOne Sixty e eOne Forty com mais autonomia
Novas versões da Merida eOne Sixty e eOne Forty com mais autonomia

Há quase dois anos a Merida introduziu um novo sistema de amortecimento nas One-Sixty e One-Forty convencionais, com uma nova localização do amortecedor e ausência de pivot e rolamentos entre as escoras superiores e inferiores. Agora é a vez das bicicletas elétricas adotarem este sistema, no denominado slogan eTrilogy, renovando a eOne-Sixty CF, a eOne Sixty Lite e a eOne Forty Lite. Os quadros destas três bicicletas têm em comum o uso de motores Shimano, a cinemática do sistema de amortecimento FAST, o conceito geométrico Agilometer e o uso de Flip Chip para podermos optar por um diâmetro de roda traseira diferente.

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O sistema de amortecimento FAST estabelece um amortecedor específico para cada tamanho de quadro, com um rácio de compressão que vai aumentando dos tamanhos mais pequenos para os maiores, com o objetivo de oferecer suavidade e aproveitamento do curso para os utilizadores mais leves e apoio para os mais pesados. Os rácios de compressão vão desde 2,4 até 3,2. 

Merida FAST

As três bicicletas incorporam um Flip Chip no basculante que pemite modificar o tamanho da roda traseira sem que a geometria seja afetada. Ao montar a roda traseira mais pequena de 27,5", o curso da roda traseira é 14 mm mais comprido do que com a roda de 29" e há ganhos em termos de agilidade face a uma 29", que é maior, mais estável e roladora. 

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O espigão de selim telescópico no caso das eOne Sixty tem curso ajustável, portanto podemos escolher o tamanho da bicicleta em função das preferências e não só da altura da pessoa. O esquema de tamanhos Agilometer permite escolher um quadro mais comprido para maior estabilidade ou um quadro mais curto para uma sensação de maior agilidade. Geometricamente, se compararmos com as versões anteriores, as três novas bicicletas têm um reach maior, são mais verticais em termos de ângulo de selim e possuem uma direção mais lançada, para um comportamento otimizado nas descidas e para uma pedalada mais eficaz. 

Merida GEO

eONE-SIXTY CF

A eOne-Sixty CF é uma versão de enduro totalmente fabricada em fibra de carbono, tem 170 mm de curso dianteiro e 174 mm de curso traseiro (com roda traseira de 27,5") e uma bateria totalmente integrada de 600Wh que pode ser ampliada até aos 960Wh ao adicionar um extender. 
 
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Destina-se a competição e como não possui uma abertura no quadro (tubo diagonal) para extrair a bateria, a rigidez é superior e o peso foi reduzido, se compararmos com a versão anterior. Além disso, o peso reduzido e a posição baixa da bateria oferecem uma manobrabilidade superior. 

Merida One Sixty CF accion

eONE-SIXTY LITE

Tem o mesmo curso do que a eOne-Sixty CF, é fabricada em alumínio e inclui uma bateria de 750 Wh que pode ser retirada, a qual pode ser ampliada até mais de 1.100Wh. A capacidade da bateria aumenta quase 80% se compararmos com a versão anterior de 630Wh, o que a converte numa bicicleta de enduro ideal para voltas longas e exigentes do ponto de vista físico e técnico. 

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Tal como na versão de carbono, também a suspensão tem mais curso - agora chega aos 170 mm - e o amortecedor tem 174 mm. Vem de origem na configuração mullet, para um desempenho mais ágil em terrenos técnicos. Através do Flip Chip, a configuração das rodas pode adaptar-se a 29" nas duas extremidades, o que reduz o curso da roda traseira para os 160 mm, mas não afeta a geometria. 

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eONE-FORTY LITE

A eOne-Forty Lite destina-se a quem procura a versatilidade de uma bicicleta de trail. O seu curso aumentou para os 150 mm na dianteira e para os 143 mm na traseira e embora de série venha com rodas de 29 polegadas, pode ser facilmente convertida numa mullet através do Flip Chip, e nesse caso o curso da roda traseira aumenta para os 151 mm. 

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A capacidade da bateria interna (que pode ser retirada) é de 750Wh, e pode ser ampliada em 360Wh. Se compararmos com a versão anterior de 630Wh, a capacidade total da bateria aumentou quase 80%. O quadro é em alumínio e oferece uma grande relação qualidade/preço, mantendo a rigidez e a durabilidade. 

 

 

A eOne-Forty prescinde do pivot flexível na parte traseira e confia num pivot de rolamento mais convencional na escora traseira, o que facilita a instalação de um guardalamas ou suporte para alforges, o que destaca ainda mais a sua versatilidade. Também vem equipada com amortecedores sem depósito extra (piggyback) e, em geral, tem especificações mais leves e versáteis. 

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Poderás obter mais informações em www.merida-bikes.com.

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