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Nova BMC Roadmachine 01 AMP X prestes a chegar ao mercado

O mercado das bicicletas elétricas de estrada está a crescer, dado que permite a cada vez mais pessoas, independentemente da idade ou condição física, chegar mais longe e aproveitar todas as facetas do ciclismo. A BMC ampliou a sua coleção de bicicletas elétricas (AMP) com esta polivalente Roadmachine 01 AMP X.

José Luis Arce

2 minutos

Nova BMC Roadmachine 01 AMP X prestes a chegar ao mercado

Descrita como uma bicicleta todo o terreno, a nova BMC Roadmachine 01 AMP X vem complementar a já existente Roadmachine AMP. 

X indica que é um modelo válido para todo o tipo de pisos.

Trata-se de um modelo com características de granfondo, que permite rolar no asfalto, mas também pode ser usada em caminhos de terra que possuam boa aderência, bem como em calçadas irregulares (pavé), dado que o quadro possui a tecnologia TCC (Tuned Compliance Concept) e pneus de até 38 mm de largura (enquanto a versão Roadmachine AMP só admite pneus até 28 mm). 

 

Incorpora um pequeno motor elétrico TQ-HPR50 que pesa somente 1.85 kg e tem um torque máximo de 50Nm, 300 w de potência e uma bateria de 360 wh (que também pesa 1.85 kg), cuja capacidade pode ser aumentada em mais 160 wh, oferecendo uma assistência muito natural e silenciosa. O seu sistema de engrenagem tem mais dentes e possui uma superfície maior para transferir toda a sua potência progressivamente, chegando rapidamente aos 25 km/h permitidos na Europa. 

 

“O kit TQ-HPR50 é o mais leve da sua categoria e pesa somente 3.900 gramas”

O TQ-HPR50 inclui um ecrã de duas polegadas integrado no tubo superior que pode ser personalizado através da aplicação do telemóvel, permitindo mostrar informação como o estado da bateria, a potência exercida pelo motor e pelo ciclista, a cadência, a autonomia, etc. Além disso, pode ser emparelhado com um ciclocomputador. 

 

A geometria tem uma configuração que privilegia o conforto e a relação entre o Stack e o Reach é de 1,49 m no tamanho médio, ou seja, um valor perfeitamente dentro desta filosofia. 

 

O conceito TCC implica que a disposição da fibra de carbono, a flexão do espigão de selim e o volume dos pneus, atuem em conjunto amortecendo as irregularidades do terreno. Outro elemento que ajuda neste aspeto é o seu avanço com sistema ICS MTT X Redshift, o qual possui um elastómero interno. O "Integrated Cockpit System", ou ICS, guia as mangueiras do travão internamente, o que, para além de tornar a parte frontal da bicicleta mais limpa, permite substituir o avanço sem interferir. Também incorpora dois suportes integrados no guiador para o ciclocomputador e para uma luz frontal. 

 

Neste modelo é utilizada a melhor fibra de carbono (denominada 01) e só é compatível com transmissões eletrónicas sem fios. A BMC optou por uma transmissão monoprato (1x12), com discos de travão de 180 mm de diâmetro nas duas rodas, para uma maior potência de travagem. Esta versão pesa 13 kg e permite a instalação de guardalamas, convertendo-a numa grande opção para este Inverno. 

No espigão está integrada uma luz traseira conetada à bateria principal.

Estão disponíveis dois modelos, One e Two, equipados com grupos SRAM Force eTap AXS e SRAM Rival eTap AXS, respetivamente. Quanto aos tamanhos, estão disponíveis seis opções (47, 51, 54, 56, 58, 61) e os preços são os seguintes: One (8.499€) e Two (7.499€). 

Poderás saber mais informações em www.bmc-switzerland.com.

 

 

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