comitium

BMC Fourstroke AMP LT, a eMTB leve mais premium

Após ter apresentado a nova verão da Fourstroke, a BMC deu agora a conhecer a versão elétrica desta bicicleta. Trata-se de um modelo leve com motor TQ e 120 mm de curso.

Miguel Sáez

BMC Fourstroke AMP LT, a eMTB leve mais premium
BMC Fourstroke AMP LT, a eMTB leve mais premium

Após o recente lançamento da nova geração da Fourstroke, a BMC apresentou a versão elétrica desta mesma bicicleta. Trata-se de uma ebike leve e que se destina claramente ao downcountry. 

bmc verbier d2 0131 copia 7 1200x690
 

Como é óbvio, inclui de certa forma o ADN competitivo da Fourstroke original, uma bicicleta que nos últimos anos esteve em destaque na Taça do Mundo de XCO e nos Jogos Olímpicos.

fourstroke lt one sideview 7 1200x690

Esta é a versão não elétrica da Fourstroke LT. É praticamente idêntica à versão com motor. 

Em todo o caso, esta versão com pedalada assistida é um pouco mais versátil e tem 120 mm de curso. Aliás, esta Fourstroke AMP LT converte-se numa opção não muito comum no mercado português no seu segmento, uma eBike com ADN de competição e com reações rápidas e mais reativas do que a maioria da concorrência (cujos cursos rondam os 140 mm). 

Como referimos antes, esta bicicleta destina-se a Downcountry, uma tendência onde a relação entre o peso, a eficiência de pedalada e o controlo nas descidas é importante. 

fourstroke accion 2 7 1200x690

Estivemos a testar a nova Fourstroke AMP LT perto de Nice (França). 

É uma bicicleta rápida, com um comportamento excelente no sistema de amortecimento traseiro (com pivô virtual) e que permite uma certa margem de segurança nas descidas, o que é ideal sobretudo para aqueles que não têm uma técnica muito apurada. 

A sua geometria também é um dos seus pontos fortes. Aliás, as medidas são praticamente idênticas às da versão não elétrica, excetuando, obviamente, o comprimento das escoras e a altura do eixo pedaleiro (devido à instalação do motor). 

Ou seja, o quadro da nova Fourstroke AMP SL tem um ângulo de direção com 66,5 graus, um ângulo de selim de 77º, um comprimento de escoras de 435 mm e uma distância do eixo pedaleiro ao solo de 40 mm. 

UM QUADRO EXCECIONAL

O quadro da nova eBike da BMC inclui o novo sistema APS (Advanced Pivot System) que também foi estreado nas novas gerações da Foustroke 01 e Fourstroke LT. 

O quadro é construído integralmente em fibra de carbono (incluindo o triângulo traseiro), no entanto o link superior é de alumínio. A nível funcional conta o sistema de pivô virtual, com o amortecedor numa posição horizontal. O display está localizado no tubo horizontal, tal como a maioria das marcas. Isto não só melhora a integração, mas também a visualização dos dados relacionados com os modos de potência e estado da bateria. 

fourstroke amp lt one detail 10 7 1200x690
 

Em andamento (só conseguimos testá-la alguns dias em França) notámos que se comporta de modo quase idêntico à Fourstroke não elétrica, sobretudo ao nível do amortecimento, pois é praticamente impossível esgotar o curso. Além disso, não há interferências da travagem no trabalho do amortecedor e, sobretudo, destaca-se a grande sensibilidade perante pequenas irregularidades do terreno. 

bmc fourstroke amp109246 copia 7 1200x690
 

Todas as versões (são 4, por enquanto) da Fourstroke AMP LT trazem espigão de selim telescópico. Neste caso, e ao contrário do que acontece na versão sem motor topo de gama, o espigão telescópico não é integrado. Isto facilita bastante a compatibilidade desta bicicleta com todos os fabricantes de espigões e permite ao utilizador montar a bicicleta com o seu espigão favorito ou com o que se adapte mais às suas necessidades. Em qualquer caso, os espigões compatíveis com este quadro devem ter 31.6 mm de diâmetro. 

fourstroke amp accion 1 7 1200x690
A Fourstroke AMP LT é muito fácil de domar.

É muito fácil de conduzir e pesa - dependendo da montagem, obviamente - entre 15,8 e 16,6 kg, o que, juntamente com a sua geometria, faz com que seja uma das bicicletas mais dinâmicas na sua categoria. 

O CORAÇÃO DA FOURSTROKE AMP LT

Toda a gama da nova Fourstroke vem equipada com um dos motores mais cobiçados na gama "light", ou seja, o TQ-HPR50

eb 06224 copia 7 1200x690
 

O motor da marca alemã destaca-se pela suavidade de funcionamento e pela ausência de ruído. Para além disso, é leve e pequeno, permitindo uma integração quase perfeita com o quadro, passando despercebido. 

Tem um torque máximo de 50 Nm, uma potência máxima de 300 W e pesa 1,85 kg. A bateria (integrada) pesa 1,8 kg e não é extraível. 

eb 09365 copia 7 1200x690
 

PREÇOS E GAMA COMPLETA 

Esta é a gama completa da primeira eBike leve da BMC e que promete ser uma das opções mais atrativas no mercado.

BMC FOURSTROKE AMP LTD

Quadro: Fourstroke LT AMP Carbon Suspensões: FOX FLoat 34 SC Factory 120 mm / FOX Float DPS Factory 120 mm Motor/Bateria: TQ-HPR50 / TQ 360 Wh Transmissão: SRAM AXS XX1 Eagle Espigão de selim telescópico: Rock Shox Reverb AXS Preço: 13.999€

topo

Fourstroke AMP LT LTD, 13.999 euros

BMC FOURSTROKE AMP 01

Quadro: Fourstroke LT AMP Carbon Suspensões: Rock Shox SID SL Select+ 120 mm / Rock Shox SIDLUXE Select+ 120 mm Motor/Bateria: TQ-HPR50 / TQ 360 Wh Transmissão: SRAM AXS GX Eagle Espigão de selim telescópico: Bikeyoke Divine Preço: 9.999€

médio

Fourstroke AMP LT ONE, 9.999 euros

BMC FOURSTROKE AMP 02

Quadro: Fourstroke LT AMP Carbon Suspensões: Rock Shox SID SL Select+ 120 mm / Rock Shox SIDLUXE Select+ 120 mm Motor/Bateria: TQ-HPR50 / TQ 360 Wh Transmissão: Shimano XT-SLX Espigão de selim telescópico: X-Fusion Manic Preço: 7.999€

bmc médio

Fourstroke AMP LT TWO, 7.999 euros

BMC FOURSTROKE AMP 03

Quadro: Fourstroke LT AMP Carbon Suspensões: Rock Shox SID RL 120 mm / Rock Shox SIDLUXE Select+ 120 mm Motor/Bateria: TQ-HPR50 / TQ 360 Wh Transmissão: SRAM AXS XX1 Eagle Espigão de selim telescópico: BMC MSP03 Preço: 6.899€

baixo

Fourstroke AMP LT THREE, 6.899 euros

A nova Fourstroke AMP LT está disponível em quatro tamanhos (S, M, L e XL). As primeiras unidades chegarão ao mercado em Dezembro de 2022, possivelmente as mais caras. Os modelos de entrada de gama, como a 03 e a 02, só deverão chegar a Portugal entre Março e Maio de 2023. 

Poderás saber mais detalhes em https://www.bmc-switzerland.com/

Arquivado em:

Finalmente apresentada a segunda geração da BMC Fourstroke

Relacionado

Finalmente apresentada a segunda geração da BMC Fourstroke

Roadmachine X, a bicicleta de granfondos mais aventureira da BMC agora com quadro de carbono

Relacionado

Roadmachine X, a bicicleta de granfondos mais aventureira da BMC agora com quadro de carbono

BMC torna mais acessíveis as elétricas Speedfox AMP

Relacionado

BMC torna mais acessíveis as elétricas Speedfox AMP

Revista eBIKE nº5 já nas bancas

Relacionado

Revista eBIKE nº5 já nas bancas

Revista eBike nº4 já nas bancas

Relacionado

Revista eBike nº4 já nas bancas