Após o recente lançamento da nova geração da Fourstroke, a BMC apresentou a versão elétrica desta mesma bicicleta. Trata-se de uma ebike leve e que se destina claramente ao downcountry.

Como é óbvio, inclui de certa forma o ADN competitivo da Fourstroke original, uma bicicleta que nos últimos anos esteve em destaque na Taça do Mundo de XCO e nos Jogos Olímpicos.

Esta é a versão não elétrica da Fourstroke LT. É praticamente idêntica à versão com motor.
Em todo o caso, esta versão com pedalada assistida é um pouco mais versátil e tem 120 mm de curso. Aliás, esta Fourstroke AMP LT converte-se numa opção não muito comum no mercado português no seu segmento, uma eBike com ADN de competição e com reações rápidas e mais reativas do que a maioria da concorrência (cujos cursos rondam os 140 mm).
Como referimos antes, esta bicicleta destina-se a Downcountry, uma tendência onde a relação entre o peso, a eficiência de pedalada e o controlo nas descidas é importante.

Estivemos a testar a nova Fourstroke AMP LT perto de Nice (França).
É uma bicicleta rápida, com um comportamento excelente no sistema de amortecimento traseiro (com pivô virtual) e que permite uma certa margem de segurança nas descidas, o que é ideal sobretudo para aqueles que não têm uma técnica muito apurada.
A sua geometria também é um dos seus pontos fortes. Aliás, as medidas são praticamente idênticas às da versão não elétrica, excetuando, obviamente, o comprimento das escoras e a altura do eixo pedaleiro (devido à instalação do motor).
Ou seja, o quadro da nova Fourstroke AMP SL tem um ângulo de direção com 66,5 graus, um ângulo de selim de 77º, um comprimento de escoras de 435 mm e uma distância do eixo pedaleiro ao solo de 40 mm.
UM QUADRO EXCECIONAL
O quadro da nova eBike da BMC inclui o novo sistema APS (Advanced Pivot System) que também foi estreado nas novas gerações da Foustroke 01 e Fourstroke LT.
O quadro é construído integralmente em fibra de carbono (incluindo o triângulo traseiro), no entanto o link superior é de alumínio. A nível funcional conta o sistema de pivô virtual, com o amortecedor numa posição horizontal. O display está localizado no tubo horizontal, tal como a maioria das marcas. Isto não só melhora a integração, mas também a visualização dos dados relacionados com os modos de potência e estado da bateria.

Em andamento (só conseguimos testá-la alguns dias em França) notámos que se comporta de modo quase idêntico à Fourstroke não elétrica, sobretudo ao nível do amortecimento, pois é praticamente impossível esgotar o curso. Além disso, não há interferências da travagem no trabalho do amortecedor e, sobretudo, destaca-se a grande sensibilidade perante pequenas irregularidades do terreno.

Todas as versões (são 4, por enquanto) da Fourstroke AMP LT trazem espigão de selim telescópico. Neste caso, e ao contrário do que acontece na versão sem motor topo de gama, o espigão telescópico não é integrado. Isto facilita bastante a compatibilidade desta bicicleta com todos os fabricantes de espigões e permite ao utilizador montar a bicicleta com o seu espigão favorito ou com o que se adapte mais às suas necessidades. Em qualquer caso, os espigões compatíveis com este quadro devem ter 31.6 mm de diâmetro.

É muito fácil de conduzir e pesa - dependendo da montagem, obviamente - entre 15,8 e 16,6 kg, o que, juntamente com a sua geometria, faz com que seja uma das bicicletas mais dinâmicas na sua categoria.
O CORAÇÃO DA FOURSTROKE AMP LT
Toda a gama da nova Fourstroke vem equipada com um dos motores mais cobiçados na gama "light", ou seja, o TQ-HPR50.

O motor da marca alemã destaca-se pela suavidade de funcionamento e pela ausência de ruído. Para além disso, é leve e pequeno, permitindo uma integração quase perfeita com o quadro, passando despercebido.
Tem um torque máximo de 50 Nm, uma potência máxima de 300 W e pesa 1,85 kg. A bateria (integrada) pesa 1,8 kg e não é extraível.

PREÇOS E GAMA COMPLETA
Esta é a gama completa da primeira eBike leve da BMC e que promete ser uma das opções mais atrativas no mercado.
BMC FOURSTROKE AMP LTD
Quadro: Fourstroke LT AMP Carbon Suspensões: FOX FLoat 34 SC Factory 120 mm / FOX Float DPS Factory 120 mm Motor/Bateria: TQ-HPR50 / TQ 360 Wh Transmissão: SRAM AXS XX1 Eagle Espigão de selim telescópico: Rock Shox Reverb AXS Preço: 13.999€

Fourstroke AMP LT LTD, 13.999 euros
BMC FOURSTROKE AMP 01
Quadro: Fourstroke LT AMP Carbon Suspensões: Rock Shox SID SL Select+ 120 mm / Rock Shox SIDLUXE Select+ 120 mm Motor/Bateria: TQ-HPR50 / TQ 360 Wh Transmissão: SRAM AXS GX Eagle Espigão de selim telescópico: Bikeyoke Divine Preço: 9.999€

Fourstroke AMP LT ONE, 9.999 euros
BMC FOURSTROKE AMP 02
Quadro: Fourstroke LT AMP Carbon Suspensões: Rock Shox SID SL Select+ 120 mm / Rock Shox SIDLUXE Select+ 120 mm Motor/Bateria: TQ-HPR50 / TQ 360 Wh Transmissão: Shimano XT-SLX Espigão de selim telescópico: X-Fusion Manic Preço: 7.999€

Fourstroke AMP LT TWO, 7.999 euros
BMC FOURSTROKE AMP 03
Quadro: Fourstroke LT AMP Carbon Suspensões: Rock Shox SID RL 120 mm / Rock Shox SIDLUXE Select+ 120 mm Motor/Bateria: TQ-HPR50 / TQ 360 Wh Transmissão: SRAM AXS XX1 Eagle Espigão de selim telescópico: BMC MSP03 Preço: 6.899€

Fourstroke AMP LT THREE, 6.899 euros
A nova Fourstroke AMP LT está disponível em quatro tamanhos (S, M, L e XL). As primeiras unidades chegarão ao mercado em Dezembro de 2022, possivelmente as mais caras. Os modelos de entrada de gama, como a 03 e a 02, só deverão chegar a Portugal entre Março e Maio de 2023.
Poderás saber mais detalhes em https://www.bmc-switzerland.com/.