A primeira vez que vimos a BMC Fourstroke foi nos Campeonatos do Mundo de 2018, em Lenzerheide. Na altura, este modelo significou uma alteração drástica na filosofia da marca suíça, mas também um grande avanço tecnológico nas bicicletas de XCO.
Na altura, era revolucionário o ângulo de direção adotado, mas também o seu sistema de amortecimento com duplo link e, sobretudo, o seu espigão de selim telescópico integrado.

No Europeu deste ano, Titouan Carod usou a BMC Fourstroke da geração anterior
A Fourstroke é um dos modelos mais cobiçados a nível mundial e soma títulos internacionais, como a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos através de Tom Pidcock, a vitória nos Campeonatos do Mundo através de Jordan Sarrou e Pauline Ferrand Prevot e várias Taças do Mundo.

Esta é a nova geração da BMC Fourstroke, neste caso a versão 01 LTD
Nova BMC Fourstroke
Depois desta trajetória repleta de êxitos, a BMC apresentou a segunda geração da Fourstroke, uma bicicleta que já tivemos a oportunidade de testar em exclusivo e que supera as qualidades da sua antecessora.
Por enquanto, estão disponíveis três modelos exatamente com o mesmo quadro. Dois deles, a Fourstroke e a Fourstroke 01 destinam-se a alta competição e têm 100 mm de curso. Por seu lado, a Fourstroke LT é uma bicicleta também com ADN de competição, mas é mais polivalente e versátil, graças aos 120 mm de curso, bem como a ligeiras modificações nos componentes.

Esta é a Fourstroke 01 TWO que testámos em exclusivo
Através destes três modelos, a Fourstroke pretende chegar a um leque alargado de utilizadores. A Fourstroke 01 é ideal para aqueles que são mais exigentes e estão dispostos a pagar o preço de uma bicicleta da Taça do Mundo, com a melhor tecnologia que a BMC dispõe. A versão Fourstroke 01 é o modelo mais barato e tem o mesmo quadro (bem como os mesmos 100 mm de curso à frente e atrás) que a versão de topo, mas com periféricos de gama inferior.

A Fourstroke LT tem o mesmo quadro que os restantes modelos, mas o link superior tem um offset diferente de modo a obter mais curso do amortecedor traseiro (120 mm). Além disso, está equipada com componentes mais robustos, aptos para uma utilização mais agressiva. A sua geometria também é ligeiramente mais progressiva do que as versões de 100 mm, sobretudo o ângulo de direção. O Reach e a altura do eixo pedaleiro foram ligeiramente modificados devido ao maior curso disponível. Os componentes de toda a gama foram bem escolhidos, de modo a tirarmos partido de todas as vantagens da bicicleta.

Novidades da Fourstroke
As principais alterações estão no novo sistema de amortecimento, bem como na localização do amortecedor. Por outro lado, agora possibilita a utilização de dois bidons no triângulo principal, embora numa localização um pouco peculiar. Outro aspeto importante é a inclusão de um inovador sistema (Autodrop) de espigão telescópico automático. A geometria também foi modificada em relação à versão anterior, além de ter cablagem interna entre os dois triângulos do quadro, tornando a bicicleta mais limpa do que antes.

Sistema de amortecimento redesenhado
A Fourstroke continua a ser uma bicicleta que se demarca da tendência atual da sua categoria. A maioria das marcas apostam num sistema monopivô mais ligeiro, mas com um comportamento algo difuso.
A BMC aposta num sistema de pivô virtual, denominado APS (Advanced Pivot System) que proporciona à bicicleta uma cinemática que permite uma maior sensibilidade, progressividade e, ao mesmo tempo, assegura que a travagem não é afetada pela compressão do amortecedor. Estes aspetos que já eram uma referência na primeira geração da Fourstroke estão agora mais potenciados graças ao melhoramento do sistema.

O amortecedor tem agora uma nova localização
Em todo o caso, o sistema de pivô virtual foi redesenhado face ao modelo anterior, dado que o amortecedor mudou de posição, estando agora alinhado horizontalmente, reforçando a união do triângulo traseiro com o dianteiro. Nesta nova versão, o link superior é de alumínio e o inferior de carbono, além de possuir uma nova estrutura que une os dois links, incrementando a rigidez lateral cerca de 20%, segundo a BMC.

Julien Absalon foi o nosso anfitrião durante a apresentação
Tecnologia Autodrop
Trata-se sem sombra de dúvida, de um dos aspetos mais inovadores desta nova BMC. Está presente unicamente na gama Fourstroke 01, a mais cara. O Autodrop é um sistema que funciona através de um cartucho de ar selado fabricado em carbono localizado no tubo diagonal com o qual conseguimos que o espigão telescópico, integrado no quadro, baixe de forma automática, sem a necessidade de exercer pressão sobre o selim.
O sistema permite poupar energia em comparação com os espigões telescópicos convencionais, em que é necessário fazer um movimento isométrico (sentar e fazer pressão), o que pode ser crítico quando estamos muito cansados a nível muscular, ou quando precisamos de pedalar sem pausas, como por exemplo, situações de competição ou antes de enfrentar uma descida técnica.

O sistema pesa cerca de 350g, segundo os dados fornecidos pela BMC, e funciona muito bem e sem falhas. Basta clicar no botão do comando remoto e o espigão descerá automaticamente, sem termos de fazer força. Por enquanto, o Autodrop só é compatível com espigões de 80 mm de curso e permite até 100 clics. Em todo o caso, permite uma utilização convencional, ou seja, se pressionarmos o selim para baixo, o sistema também se comprime de forma convencional.

A nova geometria da BMC Fourstroke
Partindo de uma base muito avançada - lembramos que a geometria da anterior Fourstroke era das mais reputadas em XCO - a nova versão tem dimensões e ângulos mais modernos, para uma maior agilidade e controlo nas descidas.

O ângulo do tubo de direção está mais lançado, passando dos 67,5 para os 66,5º. O ângulo do tubo de selim está mais vertical, abandonando os 75,6º da versão anterior passando para os 76,7º da nova.
O Reach aumentou, ou seja, a bicicleta é mais comprida no tubo principal, passando dos 445 mm do quadro anterior para os 457 mm da nova versão (ambas em tamanho M). Por último, o eixo de pedaleiro também está mais radical, baixando para os 33 mm, o que proporciona mais estabilidade e passagem em zonas com curvas.

Um dos aspetos que foi melhorado em consequência das alterações mencionadas é a possibilidade de montar dois bidons em todos os tamanhos. A anterior versão, devido à localização vertical do amortecedor só podia montar um bidão, o que condicionava o transporte de água em provas por etapas ou longas distâncias, como maratonas.

A solução que os engenheiros da BMC encontraram é um pouco peculiar. Consiste em colocar dois porta-bidons no tubo diagonal. Esteticamente não é muito "ortodoxo", mas a verdade é que funciona.
No entanto, cada bidon não pode ter mais de 550ml. Em todo o caso, se quisermos transportar mais água, existem outras soluções, como uma mochila de hidratação ou uma bolsa de cintura com depósito de água.

Gama completa
Estes são os modelos da gama Fourstroke e respetivas montagens, bem como preços estimados de venda ao público.
Fourstroke 01 LTD
Quadro: Fourstroke 01 Premium Carbon Suspensões: FOX Float 32 SC Factory 100 mm / FOX Float DPS Factory 100 mm Transmissão: SRAM Eagle XX1 AXS Espigão de selim telescópico: Integrado e com tecnologia Autodrop, 80 mm Preço: 12.999€

FOURSTROKE 01 LTD
Fourstroke 01 ONE
Quadro: Fourstroke 01 Premium Carbon Suspensões: Rock Shox SID Ultimate 100 mm / Rock Shox SIDLUXE Ultimate 100 mm Transmissão: SRAM Eagle X01 AXS Espigão de selim telescópico: Integrado e com tecnologia Autodrop, 80 mm Preço: 10.999€

FOURSTROKE 01 ONE
Fourstroke 01 TWO
Quadro: Fourstroke 01 Premium Carbon Suspensões: Rock Shox SID Select 100 mm / Rock Shox SIDLUXE Select 100 mm Transmissão: SRAM Eagle GX AXS Espigão de selim telescópico: Integrado e com tecnologia Autodrop, 80 mm Preço: 8.999€

FOURSTROKE 01 TWO
Fourstroke 01 FRS V1 (Kit quadro)
Quadro: Fourstroke 01 Premium Carbon Suspensões: FOX Float 32 SC Factory 100 mm / FOX Float DPS Factory 100 mm Espigão de selim telescópico: Integrado e com tecnologia Autodrop, 80 mm Preço: 5.499€

FOURSTROKE 01 FRS V1
Fourstroke TWO
Quadro: Fourstroke Carbon Suspensões: FOX Float 32 SC Performance 100 mm / FOX Float DPS Performance 100 mm Transmissão: Shimano XT Espigão telescópico: Bikejoke Divine Preço: 6.499€

Fourstroke TWO
Fourstroke THREE
Quadro: Fourstroke Carbon Suspensões: Rock Shox SID Select RL 100 mm / Rock Shox SIDELUXE Select 100 mm Transmissão: Shimano SLX Espigão telescópico: X-Fusion Manic Preço: 5.299€

FOURSTROKE THREE
Fourstroke FOUR
Quadro: Fourstroke Carbon Suspensões: Rock Shox SID RL 100 mm / Rock Shox SIDELUXE Select 100 mm Transmissão: Shimano Deore-SLX Espigão telescópico: BMC Preço: 4.299€

Fourstroke FOUR
Fourstroke LT LTD
Quadro: Fourstroke LT Carbon Suspensões: FOX Float 34 SC Factory 120 mm / FOX Float DPS Factory EVOL 120 mm Transmissão: SRAM Eagle X01 AXS Espigão telescópico: Rock Shox Reverb AXS Preço: 11.999€

FOURSTROKE LT LTD
Fourstroke LT ONE
Quadro: Fourstroke LT Carbon Suspensões: Rock Shox SID Select 120 mm / Rock Shox SIDLUXE Select 120 mm Transmissão: Shimano SLX Espigão telescópico: Bikejoke Divine Preço: 5.899€

Fourstroke LT ONE
Fourstroke LT TWO
Quadro: Fourstroke LT Carbon Suspensões: Rock Shox SID RL 120 mm / Rock Shox SIDLUXE Select+ 120 mm Transmissão: Shimano Deore e SLX Espigão telescópico: X-Fusion Manic Preço: 4.499€

Fourstroke LT TWO
Se quiseres saber mais sobre a gama BMC podes consultar o site da marca e fica atento à nossa revista BIKE, pois já estão calendarizados mais testes.