Em 2016 a marca suíça acrescentou ao seu catálogo o modelo Roadmachine, sobretudo para aqueles que exigiam uma bicicleta capaz de enfrentar todo o tipo de estradas, incluindo aquelas com asfalto em mau estado, com conforto, mas mantendo uma rigidez elevada, para não desperdiçar mais energia do que a necessária.
Agora, a BMC aprimorou este modelo, conferindo-lhe mais polivalência através da versão X, que permite usar pneus mais largos - até 33 mm -, aumentando o conforto, e agora passa a estar disponível com quadro em carbono (até agora só existia em alumínio).

Esta novidade da BMC foi apresentada em Chur, na Suíça (onde temos o prazer de estar, a convite da marca). A Roadmachine tem um novo quadro em carbono Premium, o qual adota a tecnologia TCC - Tuned Compliance Concept - na versão mais absorvente, a Endurance, que devido à disposição das camadas de carbono, dá mais importância à absorção, mas também à rigidez.
As escoras traseiras adotam a configuração comum na atualidade, ou seja, estão colocadas com um triângulo mais baixo e são um sinal de identidade da marca, pois a BMC foi pioneira neste aspeto. A forqueta, também construída com carbono Premium e tecnologia TCC, está desenhada para absorver verticalmente as irregularidades do asfalto, mantendo a rigidez lateral, para não perder a precisão na direção.

A geometria destaca-se pelo seu generoso Reach - alcance ao guiador - mas também pelas escoras bastante curtas, embora possamos adaptá-la às nossas medidas com as opções disponíveis - sem incremento de preço - em termos de comprimento e altura do avanço, ou largura do guiador.
O modelo ONE que testámos na Suíça inclui um grupo completo SRAM Force eTap AXS, na versão XPLR (ou seja, gravel), com uma cassete 10-44 e um único prato de 44 dentes, uma combinação que nos permitiu subir as rampas mais duras, inclusive as de escassa aderência, sem colocar o pé no chão.

Os pneus de 32 mm com tacos minúsculos e com uma banda central lusa, são praticamente da medida máxima permitida, mas são suficientes para os objetivos de utilização da Roadmachine X, comportando-se como uma verdadeira máquina para Granfondos, mas também para Gravel e deslocações do dia a dia, embora tenhamos de ter atenção em curvas ou terreno solto devido à aderência.
Tanto o quadro como a forqueta surpreenderam-nos durante o teste devido ao seu compromisso entre rigidez e absorção, embora os pneus largos ajudem bastante (são tubeless e permitem a adoção de pressões mais baixas do que o habitual).

É o tipo de bicicleta ideal para devorar quilómetros a alta velocidade, sem nos preocuparmos com o terreno por onde andamos, sempre dentro dos limites. Ou seja, asfalto e gravel light, digamos assim. Se montarmos uns pneus mais estreitos e subirmos a pressão, converteremos a Roadmachine X numa das bicicletas de Granfondo mais confortáveis e rápidas, embora para tal seja mais adequado uma pedaleira com cremalheira dupla e uma cassete com uma desmultiplicação mais abonatória.

Está disponível em seis tamanhos - do 47 ao 61 e em dois modelos de carbono: o ONE, montado com SRAM Force e rodas de carbono por 5.999€ e o TWO, com SRAM Rival e rodas de alumínio, disponível a partir de Abril de 2022 por 4.699€; enquanto a versão AL ONE com quadro de alumínio e grupo Shimano GRX 600/800 estará à venda em Maio por 2.299€.
Poderás encontrar mais detalhes em www.bmc-switzerland.com