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Nova Berria Bravo 2024, uma rígida com alma de suspensão total

A marca apresentou os novos modelos com um sistema exclusivo de micro-amortecimento. 

Carlos Morcillo

Nova Berria Bravo 2024, uma rígida com alma de suspensão total
Nova Berria Bravo 2024, uma rígida com alma de suspensão total

Apesar de ser ainda uma marca pouco conhecida no mercado luso, a Berria tem propostas bastante interessantes e acabou de apresentar a nova versão do modelo Bravo para XCO. Enquadrado na coleção de 2024, destaca-se pela sua microsuspensão na qual intervem a flexão controlada do espigão de selim e das escoras traseiras através de um ponto de rotação integrado no próprio quadro. 

Trata-se de um conceito softail que visa proporcionar mais absorção do que um modelo totalmente rígido, mas sem perder qualidades como a leveza, a agilidade e a simplicidade. 

berria bravo 7 detalles 5
 

A Berria chama a esta tecnologia "sistema Softex". No total, o curso da parte traseira do quadro chega aos 28 mm

anti mud bravo
 

O comportamento do sistema Softex é regressivo, oferecendo mais resistência à flexão à medida que aumenta a magnitude do impacto. Além disso, responde com grande velocidade, portanto o seu campo de ação são os percursos rápidos e terrenos com uma exigência técnica moderada e com impactos de pequena ou média magnitude. 

TIBIA: O ESPIGÃO QUE FLECTE

Um dos aspetos mais importantes da nova versão da Bravo é a utilização do espigão de selim em carbono Tibia desenhado pela Berria. Tem 27,2 mm de diâmetro e oferece uma flexão controlada de até 14 mm, sendo decisivo na capacidade de absorção. 

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A TECNOLOGIA DO CARBONO

O quadro da Bravo é fabricado unicamente em fibra de carbono e com uma geometria atualizada. Existem duas versões que diferem entre elas no tipo de carbono utilizado na sua construção, oferecendo assim dois pesos e dois níveis de desempenho diferentes. Por um lado, a opção Bravo BR é fabricada em carbono de alto módulo (Toray T700, T800 e T1000), e o peso do quadro é, segundo a marca, de 999g. Por outro lado, a versão Bravo convencional, que é fabricada em carbono de alto módulo, mas neste caso com as fibras T700 e T800, pesa 1.270g. 

Durante a contrução do quadro é introduzido um expansor interno em poliestireno que eleva a pressão exercida sobre as fibras permitindo uma estratificação do carbono, eliminando o excesso de resina ou a formação de bolhas de ar. Este sistema denominado EPS, proporciona ao produto final uma estrutura muito mais compacta e resistente à fadiga. 

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Este processo é feito quando são fabricadas em separado cada uma das partes que fazem parte do quadro. Por um lado, o molde do triângulo dianteiro, por outro o das escoras inferiores e por outro o das escoras superiores. Esta técnica permite melhorar o nível de estratificação e disposição do material em cada uma das partes, otimizando assim a relação peso-rigidez nas partes críticas do quadro. 

A microsuspensão também possibilitou à marca remodelar a geometria do quadro. As escoras passam a ter 430 mm (7 mm a menos do que a versão anterior), o ângulo de direção passa a ser de 67º, ou seja 1,6º mais lançado e a distância entre eixos é maior. 

A suspensão passa a ter 110 mm e é possível montar pneus até 2.4". 

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BERRIA BRAVO 5
BERRIA BRAVO 6
BERRIA BRAVO 6
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BERRIA BRAVO 7

A Berria Bravo estará à venda em três versões com montagens distintas (Bravo 5, 6 e 7). Poderás obter mais informações em https://berriabikes.com/es/bravo-2024.

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