Apesar de ser ainda uma marca pouco conhecida no mercado luso, a Berria tem propostas bastante interessantes e acabou de apresentar a nova versão do modelo Bravo para XCO. Enquadrado na coleção de 2024, destaca-se pela sua microsuspensão na qual intervem a flexão controlada do espigão de selim e das escoras traseiras através de um ponto de rotação integrado no próprio quadro.
Trata-se de um conceito softail que visa proporcionar mais absorção do que um modelo totalmente rígido, mas sem perder qualidades como a leveza, a agilidade e a simplicidade.

A Berria chama a esta tecnologia "sistema Softex". No total, o curso da parte traseira do quadro chega aos 28 mm.

O comportamento do sistema Softex é regressivo, oferecendo mais resistência à flexão à medida que aumenta a magnitude do impacto. Além disso, responde com grande velocidade, portanto o seu campo de ação são os percursos rápidos e terrenos com uma exigência técnica moderada e com impactos de pequena ou média magnitude.
TIBIA: O ESPIGÃO QUE FLECTE
Um dos aspetos mais importantes da nova versão da Bravo é a utilização do espigão de selim em carbono Tibia desenhado pela Berria. Tem 27,2 mm de diâmetro e oferece uma flexão controlada de até 14 mm, sendo decisivo na capacidade de absorção.

A TECNOLOGIA DO CARBONO
O quadro da Bravo é fabricado unicamente em fibra de carbono e com uma geometria atualizada. Existem duas versões que diferem entre elas no tipo de carbono utilizado na sua construção, oferecendo assim dois pesos e dois níveis de desempenho diferentes. Por um lado, a opção Bravo BR é fabricada em carbono de alto módulo (Toray T700, T800 e T1000), e o peso do quadro é, segundo a marca, de 999g. Por outro lado, a versão Bravo convencional, que é fabricada em carbono de alto módulo, mas neste caso com as fibras T700 e T800, pesa 1.270g.
Durante a contrução do quadro é introduzido um expansor interno em poliestireno que eleva a pressão exercida sobre as fibras permitindo uma estratificação do carbono, eliminando o excesso de resina ou a formação de bolhas de ar. Este sistema denominado EPS, proporciona ao produto final uma estrutura muito mais compacta e resistente à fadiga.

Este processo é feito quando são fabricadas em separado cada uma das partes que fazem parte do quadro. Por um lado, o molde do triângulo dianteiro, por outro o das escoras inferiores e por outro o das escoras superiores. Esta técnica permite melhorar o nível de estratificação e disposição do material em cada uma das partes, otimizando assim a relação peso-rigidez nas partes críticas do quadro.
A microsuspensão também possibilitou à marca remodelar a geometria do quadro. As escoras passam a ter 430 mm (7 mm a menos do que a versão anterior), o ângulo de direção passa a ser de 67º, ou seja 1,6º mais lançado e a distância entre eixos é maior.
A suspensão passa a ter 110 mm e é possível montar pneus até 2.4".



A Berria Bravo estará à venda em três versões com montagens distintas (Bravo 5, 6 e 7). Poderás obter mais informações em https://berriabikes.com/es/bravo-2024.