A Belador Aero Hybrid pode ser considerada pioneira na nova geração de bicicletas híbridas de estrada (apesar de já haver outros modelos à venda). Esta nova tendência, mais acessível e menos exigente, é mais gratificante e mais emocionante para os ciclistas que não têm uma preparação física que lhes permite fazer tiradas com pendentes elevadas ao ritmo dos seus amigos.
O design é baseado no conceito Aero Shape Efficiency e permite uma perfeita integração com o sistema elétrico, com uma excelente aceleração e condução com linhas aerodinâmicas que transmitem o seu carácter desportivo e de conforto a todo o conjunto.
Atendendo à sua tecnologia e design, podemos sublinhar os seguintes pontos:
- As escoras traseiras inferiores são de configuração assimétrica ASYM, proporcionando uma maior rigidez nas zonas de maior tensão. O seu comprimento de 405 mm junto à tecnologia PowerEficience conferem uma transmissão direta dos watts, com uma distância curta entre eixos, com vista a uma condução melhorada (comparativamente à Belador Aero Disc).
- As escoras superiores com a tecnologia Active Stay proporcionam estabilidade e segurança, com a possibilidade de montar pneus até 30 mm para maior aderência e conforto.
- A geometria de endurance traduz-se numa zona frontal da direção mais alta para permitir uma respirabilidade maior, inclusivé para os ciclistas mais corpulentos.
- Traz de origem o novo espigão de selim ISP, o qual aumenta o conforto.
- A caixa do pedaleiro contém o sistema elétrico do motor central (da marca Fazua, o mais leve do mercado, conseguindo um peso total da bicicleta de 12,70 kg na versão mais leve).
- Utiliza rodas convencionais de estrada facilitando a substituição ou reparação de um furo durante a volta.
Motorização
A Belador Aero Hybrid utiliza o sistema integrado EVATION da Fazua, o mais compacto e avançado do mercado, com um peso de 4,70kg, com bateria incluída. A transmissão direta do motor ao pedaleiro (sem ligações intermédias) consegue um elevado rendimento da transmissão em benefício do consumo energético e da eficiência. O seu motor de 250W, ao acionar sobre o eixo pedaleiro e atuar sobre a frequência de pedalada, consegue um número de rotações mais controlado e eficiente em benefício de um rendimento elétrico superior, se compararmos com os motores que fazem tração no cubo.
Com um motor de 60 NM, o sistema EVATION tem 3 modos de assistência à pedalada, através de botões intuitivos e simples que alternam o estado da cor do ecrã:
- Verde: Modo Brise (económico), com 75 % de assistência à pedalada (125 W).
- Azul: Modo River (médio), com 150 % de assistência à pedalada (250 W).
- Rosa: Modo Rocket (turbo), com 240 % de assistência à pedalada (400 W).
Também existe o modo Walk, o qual pode ser acedido ao carregar no botão que baixa o nível de assistência durante mais de dois segundos. Deste modo conectamos a ajuda caso tenhamos de empurrar a bicicleta a uma velocidade de 6 km/h.
Um indicador da escala LED assinala o estado de carga da bateria e avisa em caso de avaria.
Bateria
A bateria de 250W dispõe de um pequeno manípulo que a liberta do quadro, permitindo ser carregada de forma fácil e rápida. Na parte inferior do pack bateria/motor, encontramos um pequeno interruptor que liga-desliga o sistema e tem Leds de cor verde que nos informam do estado da carga da bateria. A bateria está localizada dentro de uma cápsula onde está também a parte principal do motor, o qual também pode ser facilmente extraído através de um pequeno botão. No caso de quereres substituir a bateria no final da sua vida útil, esse processo é fácil de executar.
Poderás saber mais aqui.