comitium

Nairo Quintana e 'Superman' López sem equipa e envolvidos em controvérsias

Os dois ciclistas deixaram de ser protagonistas nas provas mais importantes do mundo para passar a estar envolvidos em controvérsias e estão sem equipa para 2023.

EFE (OVIDIO CASTRO MEDINA)

Nairo Quintana e 'Superman' López sem equipa e envolvidos em controvérsias
Nairo Quintana e 'Superman' López sem equipa e envolvidos em controvérsias

Este ano foi péssimo tanto para Nairo Quintana como para Miguel Ángel López. Quintana vai festejar o seu 33º aniversário no dia 4 de Fevereiro de 2023 e desde que foi detetada a presença de Tramadol em duas análises num controlo antidoping, foi desclassificado da Volta a França e abandonou a equipa Arkéa-Samsic. 

O ciclista colombiano esteve muito ativo na Volta a França, tendo sido segundo classificado na etapa que terminou no duro Col du Granon, acabando a prova em sexto da geral. 

No entanto, foi desclassificado porque em duas análises foi detetada a presença de tramadol, uma substância que embora não esteja na lista da Agência Mundial Antidopagem (AMA), está proibida pela União Ciclista Internacional desde 2019. 

A UCI, entidade que desclassificou Quintana, proibiu a ingestão de tramadol porque a sua utilização atua no sistema nervoso central e reduz a dor e a fadiga, levando os ciclistas a "extremos", em termos de desempenho. A AMA vai juntar-se à UCI e também vai proibir o uso deste medicamento a partir de 2024. 

QUINTANA ALEGA INOCÊNCIA

Quintana assegura que não utilizou essa substância e fez questão de salientar que durante a sua carreira desportiva nunca transgrediu as regras. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) achou o contrário e não deu razão ao apelo do colombiano, confirmando a sanção aplicada, que fez com que a sua equipa, a Arkéa-Samsic, perdesse 455 pontos UCI. 

Antes deste caso ter ocorrido, Nairo informou a imprensa que tinha chegado a acordo com a equipa francesa para a renovação por mais dois anos, o que ficou sem efeito após este episódio. 

Lembramos que em 2020 as autoridades também tinham considerado Quintana suspeito. A polícia francesa fez buscas no hotel onde Quintana e a sua equipa estavam alojados após a última etapa do Tour desse ano. 

Nessa altura, o trepador que por duas ocasiões foi segundo classificado na Volta a França e uma vez terceiro assegurou que as entidades encontraram suplementos vitamínicos perfeitamente legais, embora provavelmente desconhecidos para as autoridades francesas. 

Quintana também ganhou a Volta a Itália em 2014 e a Volta a Espanha em 2016, mas está agora sem equipa, alegando que vai continuar a competir numa equipa que estará nas principais provas do mundo, embora sem dizer qual é. 

Convém clarificar que Nairo não foi desclassificado por dopagem, mas sim por violação de uma norma da UCI. 

OS CONSTANTES PROBLEMAS DE MIGUEL ÁNGÉL LÓPEZ

Também Miguel Ángél López está sem equipa, após as autoridades suspeitarem de que o colombiano está envolvido numa rede de dopagem, motivo que levou a Astana a rescindir o seu contrato. 

López anunciou que vai recorrer ao tribunal para defender os seus direitos no que diz respeito à decisão da Astana. Por sua vez, a Astana justificou a sua decisão com as investigações das autoridades que o vinculam a uma rede de dopagem liderada pelo médico espanhol Marcos Maynar, que supostamente fornecia medicamentos proibidos. 

Além disso, o diretor geral da Astana, Alexander Vinokourov, assegurou que o colombiano foi contra as regras internas da equipa e que isso implicou a sua saída. 

As supostas ligações ao médico Maynar, acusado de tráfico de medicamentos proibidos aos ciclistas, colocam Miguel Angél López em maus lençóis, pois caso se comprove que tomou esses medicamentos será sancionado por dois anos, mas caso se prove o consumo e tráfico, poderá enfrentar uma suspensão vitalícia. 

Só o tempo e as investigações ditarão o resultado final.

Arquivado em:

Nairo Quintana está oficialmente desclassificado da Volta a França

Relacionado

Nairo Quintana está oficialmente desclassificado da Volta a França

Nairo Quintana sai da Arkéa Samsic e promete defender se perante o TAS

Relacionado

Nairo Quintana sai da Arkéa-Samsic e promete defender-se perante o TAS

Nairo Quintana desclassificado do Tour por usar Tramadol

Relacionado

Nairo Quintana desclassificado do Tour por usar Tramadol

Astana despede Miguel Ángel López

Relacionado

Astana despede Miguel Ángel López

Astana retira a suspensão a Miguel Ángel López

Relacionado

Astana retira a suspensão a Miguel Ángel López