comitium

Mark Cavendish supera depressão após dois anos de luta

O britânico da Bahrein-McLaren afirmou em entrevista ao The Times ter ultrapassado uma depressão clínica que lhe foi diagnosticada em Agosto de 2018.

Revista Ciclismo a fundo / Foto: Bettini

Mark Cavendish supera depressão após dois anos de luta
Mark Cavendish supera depressão após dois anos de luta

Numa entrevista ao diário britânico The Times, o ciclista Mark Cavendish revelou que deixou para trás uma depressão que lhe foi diagnosticada a meio de 2018 enquanto recuperava do vírus Epstein-Barr.

O ciclista da Bahrein-McLaren e um dos mais bem-sucedidos sprinters da história , com as suas 148 vitórias, incluindo 30 em etapas do Tour, 15 no Giro e um campeonato do mundo, entrou há dois anos num “buraco fundo" da qual revela estar agora a sair.

Não foi só a minha saúde física que sofreu um duro golpe nos últimos anos. Lutei muito contra a depressão durante este tempo. Diagnosticaram-me depressão clínica em Agosto de 2018. Não tomei nenhuma medicação, mas recebi ajuda. Estava num mau momento e agora estou do outro lado. Saí, e agora consigo ver o lado positivo das coisas".

Mark Cavendish, de 34 anos, entrou nesta depressão quando lutava contra o vírus Epstein-Barr, o qual o afastou da competição por vários meses e o impediu de manter o alto nível competitivo do passado.

De facto, depois de somar uma única vitória em 2017 e outra no início da época de 2018 (em Fevereiro no Tour do Dubai), o sprinter britânico não mais voltou a levantar os braços. Foram dois anos em branco que o ciclista espera que terminem em breve… quando o ciclismo voltar ao normal depois da pandemia do coronavirus.